Para Vygotsky:
I - O indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz;
II - O conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
Sobre os itens acima:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“A escola deve ser percebida como um espaço que ______________________ a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos _____________________ capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos concluir que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva _____________________."
Assinale a alternativa incorreta. O financiamento da matrícula no AEE é condicionado à matrícula no ensino regular da rede pública, conforme registro no Censo Escolar/MEC/INEP do ano anterior, sendo contemplada:
Não é válido afirmar tendo em vista o pensamento de Dermeval Saviani:
A educação especial, de acordo com a LDBEN, n° 9394/96, em seu artigo 58, é uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Para garantir a inclusão, de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012), várias ações são necessárias, entre elas: atendimento educacional especializado, articulação ao atendimento das necessidades educacionais, orientações às escolas, formações e parcerias intersetoriais. Em relação à educação especial, relacione as co-lunas indicando a seguir a sequência correta:
A sequência correta é:
Em Blumenau, a taxa de evasão escolar da rede municipal de ensino vem reduzindo sistematicamente nos últimos anos e, atualmente, está em 0,54%. Para diminuir ainda mais a evasão, a Secretaria de Educação irá atuar com ações direcionadas às escolas com mais casos de abandono, como formação continuada e monito-ramento.
Fonte:https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-educacao/semed/evasaao-escolar-ae-tema-de-conferaancia-promovida-pela-educaacaao2. . Acesso em 20 de junho de 2018.
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I- Uma das ações da SEMED de Blumenau é a utilização do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) que visa garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, para que concluam todas as etapas da Educação Básica. II- O APOIA trabalha em rede. Cada parte responsável (Escola, Conselho Tutelar e Ministério Público) assume o compromisso de trazer o aluno de volta à sala de aula.
III- Os objetivos do APOIA são: promover o regresso de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos à escola, para que concluam a educação básica; atuar preventivamente para garantir a permanência dos alunos na escola; melhorar a qualidade de ensino, aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação.
IV- Em Blumenau, somente a rede estadual de ensino utiliza o Programa de Combate à evasão escolar (APOIA).
V- Blumenau possui o maior índice de evasão escolar no estado de Santa Catarina.
Assinale a alternativa correta:
A Formação continuada deverá estar articulada com o projeto maior que contemple o professor como profissional e a escola como espaço de formação. Partindo do pressuposto de que a formação continuada tem por objeto o desenvolvimento do professor, é necessário e fundamental considerar as reais necessidades do professor. Segundo NÓVOA (2002), "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas”. Em relação à formação continuada, analise as afirmativas abaixo e ident-fique a(s) correta(s): I- As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério. II- A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades. III- As formações são especificas ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar. IV- A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento, que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula. V- A formação continuada é somente necessária para se ter acesso a novas técnicas, conteúdos e formas diferenciadas de trabalho. Assinale a alternativa correta:
Vasconcellos (2002) entende que o projeto político-pedagógico, construído participativamente, é um grande instrumento para a escola superar o isolamento, a histórica prática individualista e, portanto, a fragmentação do trabalho no seu interior. Libâneo (2003) compreende a participação como o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões. Para ambos, a participação proporciona conhecimento dos objetivos e das metas da escola, sua estrutura organizacional e suas relações com a comunidade, possibilitando um clima de trabalho favorável e a maior aproximação entre todos. Analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que:
Ainda sobre a referida Lei municipal, cabe também se afirmar sobre as atribuições e responsabilidades do cargo de professor: I- Zelar pelo cumprimento dos princípios de ética profissional, tanto nos aspectos referentes à intimidade e privacidade dos usuários e profissionais, quanto no que se refere aos seus outros direitos inalienáveis. II- Levantar dados acerca da contextualização histórica dos alunos, das famílias envolvidas, buscando infor-mações sobre as necessidades educacionais e sociais, caracterizando o perfil dos alunos, com o objetivo de fornecer e divulgar os dados para os funcionários da unidade escolar e comunidade. III- Manter permanentemente contato com pais e alunos, com a coordenação, de modo a mantê-los informados quanto ao desempenho do aluno. IV- Limitar-se ao trabalho individual quando atuar com portadores de necessidades especiais, visando ao aten-dimento com qualidade. V- Não ministrar treinamento, aulas de aperfeiçoamento ou palestra para o pessoal técnico e auxiliar, pois não compete a sua área de atuação. As afirmativas corretas que correspondem à referida lei são:
Em respeito ao Decreto Federal n. 5626/05, a formação do instrutor de Libras (nível médio) deverá ser realizada por meio de:
O processo de aquisição de linguagem das crianças surdas envolve alguns estágios, que são: ( ) Período Pré-linguístico. ( ) Estágio de um Sinal. ( ) Estágio das Primeiras Combinações. ( ) Estágio de Múltiplas Combinações. Classifique V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
Em seu desenvolvimento, a educação patrimonial tem fortalecido vínculos entre políticas públicas de cultura, meio ambiente, turismo, educação, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros, possibilitando um diálogo intersetorial.
A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.
Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:
I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.
II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.
III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.
IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.
V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Acerca do direito à educação, o ECA assegura às crianças e aos adolescentes
o direito de organização e participação em entidades estudantis.
A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.
Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.