Baseando-se em ideias progressistas de ensino e portanto, considerando principalmente, o conhecimento do aluno, a experiência de vida como fator elementar para o efetivo aprendizado, além de evidenciar severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização, Paulo Freire enfatizava que só é possível ensinar em processo que é obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de conteúdos, mas sim criação de oportunidades para a construção de novos saberes. Dessa maneira, os alunos vão ter capacidade de tecer críticas, serem autônomos e capazes de criar. As ideias progressistas pedagógicas não devem ser confundidas com um ato de espontaneidade e liberdade dos professores e alunos diante da construção desse conhecimento. Cabe aos educadores conduzirem de forma metodológica os conteúdos ensinados para que essa prática seja eficiente. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido, para que ele possa se comportar como ser histórico e ativo de suas opiniões e atitudes.
O objetivo do trabalho pedagógico diante desse viés é para desenvolver no aluno a:
Assinale qual é a informação correta sobre o período colonial, da história da educação brasileira:
A pedagoga Emília reconhece a necessidade de operacionalizar os pressupostos e procedimentos definidos coletivamente no PPP, e assim direciona a sua prática, tendo clareza que os saberes necessários à coordenação pedagógica são organizados em duas categorias das relações interpessoais e das teorias pedagógicas. Nas relações interpessoais deve priorizar:
O pedagogo Pedro, promove reunião com os professores, objetivando a discussão de temas que possibilitem o aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. Nesse processo formativo, visa a (re)construção da profissionalidade que diz respeito aos saberes, atitudes, ao agir profissional, características que devem marcar o trabalho docente, em um processo relacional, articulador dos saberes da Pedagogia, da Didática e de outras áreas do conhecimento. Estes devem possibilitar uma formação:
Uma das atribuições postas no Edital do concurso público se refere a necessidade do pedagogo estimular e promover a integração escola-família-comunidade, através de atividade de ordem educativa e cultural, possibilitando o intercâmbio de informações, experiências e serviços entre instituições. Nessa perspectiva torna-se importante:
O planejamento escolar teve como base os resultados ao final de cada bimestre. As formas rever procedimentos foram identificadas pelos docentes que devem priorizar:
O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência visa:
A pedagoga Margarete atua na organização e execução do Conselho de Classe, compreendendo-o enquanto espaço legitimador de discussão e avaliação do proveitamento dos alunos e da turma como um todo. Neste sentido enquanto um órgão colegiado, presente na organização da escola, tem a função de:
“A avaliação é um processo complexo e contínuo; tem o objetivo de subsidiar e diagnosticar, permanentemente, as decisões necessárias para se proceder às mudanças efetivas em nossas intervenções e ações pedagógicas”. Ciente das dificuldades e desafios, a avaliação na Educação Física escolar deve:
De acordo com a LDB, no Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:
- organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
- exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;
Além de:
A - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
B - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
C - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
D - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
É correto dizer que:
O ensino da literatura ou da escrita literária envolve o exercício de reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas que matizam um tipo particular de escrita. Nesta perspectiva, o lugar natural, na sala de aula, para esse tipo de prática deve ser:
A pontuação é um dos elementos que contribui para a coesão das ideias, para a garantia de uma intencionalidade do autor e para a orientação do leitor. De acordo com as orientações dos PCN os textos trabalhados no dia-a-dia da sala de aula, devem fazer desse ensino:
Um dos princípios que os PCN apontam para a resolução de problemas é que:
Estar alfabetizado em Geografia significa:
De acordo com os PCN crianças pequenas poderão trabalhar com temas bastante diversos para investigar os animais e os vegetais como recursos da natureza e as técnicas mais comuns utilizadas nessas explorações. Considerando a realidade local, o professor seleciona temas para investigações: estudar a vida dos vegetais e plantar uma horta; estudar os peixes, entrevistar um pescador e organizar visita ao mercado; estudar os derivados do leite e pesquisar as condições de vida de rebanhos leiteiros, são algumas das possibilidades que o professor deve: