O processo de popularização da língua escrita originou a preocupação com o “como alfabetizar”. Desde então, a busca pelo melhor método de alfabetização é uma constante. No que diz respeito aos métodos de alfabetização sintético e analítico (Moll, p. 60), pode-se afirmar que: 1) O método de marcha sintética é o mais antigo; usado na Grécia e Roma Antiga tem mais de 2.000 anos. Parte do elemento para o todo, isto é, da letra para a sílaba e da sílaba para a palavra; propõe partir dos elementos mais simples para chegar aos mais complexos. 2) Pelo método sintético, no processo fônico, a fase inicial da aprendizagem concentra-se no reconhecimento das sílabas prontas, assim como há uma maior preocupação em dar ênfase à articulação das consoantes com as vogais. 3) Os métodos sintéticos conduzem a uma decodificação automática, que pode provocar o desinteresse da criança pela leitura e o consequentemente afastamento da realidade social. 4) Os métodos sintéticos têm como pressuposto o conceito de que, para ensinar a ler, é preciso partir de unidades significativas da língua: palavras, sentenças ou textos. Buscam uma alfabetização mais significativa; entretanto centram a atenção em estratégias visuais, cristalizando o processo de alfabetização em etapas e procedimentos que desconsideram o processo de aprendizagem do aluno. 5) Os métodos sintéticos se desdobram em processos de palavração, sentenciação e contos, assim como os analíticos se desdobram em processos como o alfabético, o silábico e o fônico. Está (estão) correta(s):
A Educação Física é uma prática pedagógica que trata da Cultura Corporal de movimento. Nesse sentido, nossa preocupação central é com a prática pedagógica que caracteriza a Educação Física na Educação Básica. Pensamos que o objetivo principal é introduzir e integrar os alunos na cultura corporal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formando cidadãos que irão usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar nas manifestações que caracterizam essa área, como o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta e as práticas alternativas.
Nesse sentido, analise os itens abaixo, indicando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Após, marque a alternativa correta.
( ) O conjunto dessas manifestações perpassam os conteúdos trabalhados;
( ) Revelam-se, nos conceitos, procedimentos e atitudes.
( ) Os conteúdos são vivenciados e contextualizados.
( ) Não há necessidade de haver uma diversidade de vivências nas propostas de ensino.
No planejamento das atividades, para que ocorra a construção do número pela criança, é importante que a professora considere os procedimentos descritos abaixo: I. Proporcionar às crianças uma variedade de atividades lúdicas de classificação, seriação e inclusão. II. Trabalhar com situações significativas para a criança, usando situações e representações diversas, propiciando a resolução de problemas. III. Considerar que ensinar a leitura, a escrita dos números e pequenos cálculos é a maneira correta de desenvolver o raciocínio lógico e o gosto pela matemática. Está(estão) correto(s) o(s) procedimentos(s):
“Em junho de 1980 realizou-se em _____________________, estado de São Paulo, promovido pela Fundação Educacional dessa cidade, atual UNESP, o I Seminário Nacional de Reabilitação Profissional. Contou com a participação de 300 pessoas do País inteiro e nessa ocasião, discutiu-se formalmente, pela primeira vez no País, as bases filosóficas e teóricas do novo paradigma que se impunha, na relação da sociedade brasileira com a parcela de população constituída pelas pessoas com deficiência. Pessoas participantes desse evento tornaram-se, posteriormente, pilares da transformação dessa relação no País". (ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, p. 31).
Qual foi a cidade em que se realizou o evento citado acima?
“Iniciativas de órgãos de caráter educativo existem, em nível nacional, há pouco mais de 20 anos e voltam-se com maior frequência às crianças de 4 a 6 anos. Só em 1974, o pré-escolar recebeu atenção do governo federal, evidenciado na criação da ________________________________, em documentos e pareceres do Conselho Federal de Educação [...]". (KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/ou fundamental, p. 801).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização, afirma que a escrita pode ser concebida de formas muito diferentes e conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. São elas:
I. Escrita como escape ao analfabetismo funcional.
II. Escrita como representação da linguagem.
III. Escrita como código de transcrição gráfica das unidades sonoras.
Está correto o que se afirma em:
Segundo o Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História, espera-se que ao final do terceiro ciclo os alunos sejam capazes de:
I. Localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de medida e noções para distingui-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
II. Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas.
III. Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares.
Está correto o que se afirma em:
O Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “Aprender a conhecer” também tem como significado a descrição contida na alternativa:
Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:
I. os objetivos da educação e da instrução.
II. os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.
III. os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.
IV. a avaliação.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise os seguintes itens sobre a rotina:
I. A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.
II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias, que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.
IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Segundo Hoffmann, em seu livro Avaliar para promover: as setas do caminho, o professor tem que ter o papel de:
I. Organizador de experiências.
II. Esclarecedor.
III. Conteudista.
Está incorreto o que se afirma em:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa incorreta sobre "avaliação":
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, assinale a alternativa que condiz com os temas transversais de Língua Portuguesa:
Conforme Vasconcellos (2002), analise as afirmativas a seguir sobre o planejamento: I. É o processo contínuo e dinâmico de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento. II. Remete à prática e tem uma relação intrínseca com ela. III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional. IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada. Em relação às afirmativas acima:
Educação e saúde constituem uma relação a ser considerada especialmente na Educação Infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde deve considerar o disposto de forma correta na alternativa: