A leitura de imagens, propostas para crianças surdas, se considerada de forma ampla, pode ser entendida como uma atividade de:
As ideias de Anísio Teixeira influenciaram todos os setores da educação no Brasil e no sistema educacional da América Latina. Entre as suas contribuições, pode-se citar a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (que ainda existe até os dias atuais). O Centro foi a primeira experiência brasileira de promoção de educação:
O neuropsicólogo Alexander Luria, especializado em psicologia do desenvolvimento e colaborador de Vygotsky, chama a atenção para o papel de mediador da linguagem no processo de aprendizagem escolar. O autor lembra que uma das maiores fontes de equívocos dessa ordem é a diferença de sentido atribuída às palavras e aos conceitos por professores e alunos. E enfatiza a necessidade de se estabelecer uma estreita relação entre:
“O conceito de „Educação em Rede‟ envolve um desenho curricular flexível, sintetizado na expressão vigotskiana ensinar/aprender e na postura freiriana de sermos eternos aprendizes. A primeira, porque se refere ao processo no qual nos incluímos como aprendizes num contexto global de relações dialógicas.” (Margarita Gomez). A segunda, porque:
Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:
Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los, antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. Nesse instante a fala dirige, determina e domina o curso da ação; surge, então:
Analise os textos a seguir: “A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência.” (Terezinha Azerêdo Rios) “(...) Se a ética tem a ver com a melhora das pessoas, também tem a ver com a melhora das instituições. Daí que devem ser institucionalmente muito valorados os mecanismos que ajudem aos administradores a comportar-se eticamente, tais como os códigos de comportamento, a aplicação das normas de controle e os conselhos cidadãos de vigilância. A liderança, para tanto, está indissoluvelmente unida ao comportamento ético. Daí a importância que os tomadores de decisões na gestão governamental possuam um sentido de serviço.” (Juan de Dios Pineda Guadarrama) A partir dos textos apresentados, é correto afirmar que a perspectiva ética presente na competência profissional pode contribuir para uma melhoria na qualidade do trabalho na medida em que
A necessidade de formação continuada nas organiza- ções está entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejada. O objetivo principal da formação continuada dos profissionais, nas organizações, é eliminar essa diferença. Sendo assim, a primeira etapa é:
A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de
estágios com características próprias. Compreender estas
etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos
que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais
características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:
Dentro da avaliação da aprendizagem com perspectiva cidadã, o processo a ser adotado em relação aos resultados apresentados pelos alunos é:
O plano de curso é um instrumento que poderia ser considerado como um “mapa da mina do tesouro do saber”, por onde
vão sendo rastreadas as pistas e os caminhos que permitem a descoberta do conhecimento.
Para a concretização desse plano, é necessária a ação descrita na seguinte alternativa:
O processo educativo, por se realizar inserido em um dado contexto, configura, uma construção social que irá refletir as teorias
do conhecimento que as pesquisas adotem como parâmetro.
A teoria que tem como pressuposto básico que o conhecimento é proveniente da experiência, considera o sujeito como
aquele que nada tem, que nada sabe, ou seja, tabula rasa, é denominada:
Leia, abaixo, as seguintes proposições de desafios para educação:
1 - Promover a capacidade de leitura crítica das imagens e informações transmitidas pelas mídias.
2 - Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
3 - Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
4 - Ampliar o acesso à educação, com vistas à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
5 - Buscar metodologias que permitam à equipe docente propor um currículo com inúmeras disciplinas que, de forma estanque, aprofunde cada uma delas.
As proposições que representam desafios emergentes, na atualidade, têm os seguintes números:
Leia o trecho a seguir:
Sobre as transformações a que fazem referência as autoras desse trecho é correto citar, EXCETO:
O Decreto de Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, traz importantes conquistas para a comunidade surda e para a profissão de tradutor e intérprete de Libras no Brasil. É previsto no referido decreto, EXCETO: