Uma Escola Municipal, no início do ano letivo, ao montar a grade de horários de suas disciplinas, tendo em vista uma forte rejeição dos alunos e a facultatividade da matrícula, aloca o oferecimento do componente curricular Ensino Religioso após as 17 horas, quando se encerram as atividades regulares da escola. Os alunos matriculados no ensino fundamental nos turnos da manhã e da tarde poderiam frequentar as aulas sem prejudicar a frequência em outras atividades. Na educação infantil, o componente curricular não seria oferecido em virtude do horário em que seria disponibilizado.
A equipe diretiva, em dúvida sobre a legalidade desses atos, procura a Secretaria de Educação, que lhe esclarece que, de acordo com o Art. 210, § 1º, da Constituição Federal de 1988, que trata sobre o Ensino Religioso na escola pública:
“Etimologicamente, supervisão significa 'visão sobre', e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional." (FERREIRA, 2008, pág. 238).
Porém, outra perspectiva de supervisão vem tomando vulto. Celso Vasconcellos afirma que “Ser supervisor não é fiscal de professor, não é dedo-duro [...] não é pombo-correio [...] não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas[...] não é tapa buraco, não é burocrata[...] não é de gabinete, não é dicário [...] não é generalista que entende quase nada de quase tudo." (VASCONCELLOS, 2006, p.86.).
Nessa perspectiva, o trabalho do supervisor sofre uma ressignificação, cujo princípio norteador deve ser:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi vista historicamente como uma ação compensatória que visava alfabetizar jovens e adultos que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas ou acidentadas. Com o alargamento dos dispositivos legais garantidores da educação, a EJA passa a ser de oferecimento obrigatório pelo poder público e direito dos cidadãos.
De acordo com o Parecer nº 11, de 2000, do Conselho Nacional de Educação, a EJA possui três funções necessárias. Uma delas se constitui, segundo o parecer, no próprio sentido da Educação de Jovens e Adultos. A função:
Em uma reunião Pedagógica, Alessandra, diretora da escola, comunica aos professores que há um surto de Doença de Chagas na região.
Avisa, então, aos professores, que o trabalho com os seus alunos sobre o tema é, como prevê os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), obrigatório e interdisciplinar, e deve ser incluído nos temas transversais, especificamente em Meio Ambiente, Saúde e Temas Locais.
À luz dos PCNs, NÃO há:
Quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, em 1998, buscava-se uma avaliação inovadora, que em vez de testar conteúdos fosse capaz de avaliar competências e habilidades. Segundo o Documento Básico do Enem, tinha-se a seguinte definição de competências e habilidades: Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências
(BRASIL, 1999, p. 7). (BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Documento básico. Brasília, DF: INEP, 1999).
A partir desse entendimento, avaliar por competências significa avaliar:
“A Ética diz respeito às reflex es sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é: 'Como agir perante os outros?'. Verifica-se que tal pergunta é ampla, complexa e sua resposta implica tomadas de posição valorativas. A questão central das preocupações éticas é a da justiça entendida como inspirada pelos valores de igualdade e equidade" (Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética; 1997, p. 26).
Deve ser um compromisso ético do profissional da educação:
Observe a imagem a seguir:
O Brasil tem uma história marcada por uma grande contribuição da cultura indígena e africana. A identidade nacional do povo brasileiro passa por estas duas etnias [...]. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa INCORRETA.
Paulo Freire em uma de suas frases mais conhecidas dizia que “ninguém educa ninguém" [...]. O autor ainda enfatizava que “ninguém aprende sozinho" [...] “Aprendemos através do mundo" (2011; p. 95-101). Se essas premissas forem consideradas pelo profissional pedagogo no exercício de seu trabalho pedagógico, serão perceptíveis no ambiente laboral:
I. Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem.
II. Treinamentos para a resolução de problemas.
III. O educar e ser educado.
IV. Incentivos às trocas de experiências.
V. Capacitações para mistificação da realidade.
Estão incorretas as afirmativas:
Cintia é mãe de duas crianças. Ficou um ano desempregada, mas podia contar com o salário de seu ex-marido Flávio para as despesas da casa. Cintia e Flávio se separaram há dois meses e ela conseguiu um emprego, mas sua mãe não pode ficar com sua caçula de 11 anos e não há nenhum outro parente para ficar com a criança no período de ausência da mãe. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o correto a ser feito por Cintia será:
“A formação ____________é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação ____________ acontece em continuum, iniciada com a _______________ que depois se complementa nos cursos de formação ________, com instrumentalização do professor para agir na ___________, para atuar no ________e no ______________" (ROMANOWSKI, 2009, p. 138).
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Na Educação infantil, a interação é um tipo de relação entre professor e alunos em sala de aula. A interação também pode ser:
I. Uma atividade cooperativa na ação dos sujeitos no processo de comunicação.
II. A relação com o grupo em contínuas articulações.
III. O compartilhamento do conhecimento entre os participantes envolvidos.
IV. Uma atividade que engloba a ação do professor e as reações dos alunos
V. Uma construção do aluno na síntese avaliativa do plano interativo.
Estão corretas as afirmativas:
O lúdico é apresentado como recurso da criança para se comunicar, para se relacionar como o outro e para compreender a si mesma e o que está a sua volta de modo a contribuir com o seu processo de desenvolvimento. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA a seguir:
Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento que está presente no cotidiano de modo intenso das crianças, pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social da criança. Com essa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I. A linguagem musical promove o equilíbrio centrado na experimentação e imitação.
II. A linguagem musical possibilita um exercício sensível e expressivo na criança.
III. A linguagem musical tem estrutura e características próprias, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.
IV. A linguagem musical busca desenvolver o prazer da escuta e a capacidade de observação das crianças
V. A linguagem musical é um sistema de produção independente que integra as várias dimensões da criança.
Estão corretas as afirmativas:
O ato de planejar é um ato decisório de maior importância e efetivado dentro de um projeto coletivo institucional. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O planejamento permite a reflexão sobre as atividades anteriores, considerando o diagnóstico realizado, para melhor desempenho educacional.
( ) O planejamento do ensino, ou seja, o planejamento da atividade docente propriamente dita, necessita ser precedido de um Projeto Pedagógico e de um Projeto Curricular Institucional.
( ) O planejamento não é um ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão na prática docente para o alcance dos objetivos da aprendizagem.
( ) O planejamento isolado e diversificado de cada professor possibilita a formação de um corpo, individual e semelhante que é fundamental e necessária dentro da escola.
( ) O planejamento considera os resultados da aprendizagem para verificar se a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Analise as afirmações a seguir sobre as novas tecnologias na Educação Infantil.
I. Contribuem para as práticas educacionais.
II. Envolvem as crianças em novas descobertas.
III. Promovem mudanças na abordagem pedagógica.
IV. Podem tornar o processo de transmissão de conhecimento mais dinâmico e criativo.
V. Utilizam as estruturas cognitivas humana/profissional.
VI. Facilitam os tipos de comunicação e interação entre o professor e a criança.
Estão corretas as afirmativas: