O uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs) na educação propiciam uma abordagem pedagógica com base nos conceitos de sala de aula invertida. Sobre a dinâmica da sala de aula invertida é correto afirmar que:
As linguagens oral e escrita têm como objetivos, entre outros: 1- incentivar o uso de símbolos, brincadeiras; registros, diferentes narrativas; diversas leituras de mundo. 2- trabalhar com diversas possibilidades de transformação e expressão de ideias, emoções e formas de agir e pensar. 3- explorar os múltiplos usos e funções da língua oral e escrita. 4- registrar as conversas e discussões sobre textos incentivando o uso destes registros, priorizando alguns gêneros. Estão corretos apenas os itens:
São algumas condições para a organização curricular das instituições de Educação Infantil:
1- assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
2- combater o racismo e as discriminações de gênero, socioeconômicas, étnico-raciais e religiosas.
3- dar atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.
4- trabalhar com os saberes que as crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou construção por elas de novos conhecimentos.
5- selecionar aprendizagens a serem promovidas com as crianças, restringindo-as a tópicos tradicionalmente valorizados pelos professores, mas ampliando-as na direção do aprendizado delas para assumir o cuidado pessoal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Embora possua caráter aberto, o processo para realizar um diagnóstico sobre a qualidade de uma instituição de educação infantil precisa levar em consideração alguns aspectos importantes, tais como: 1- direitos humanos fundamentais. 2- reconhecimento e a valorização das diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência. 3- valores sociais mais restritos, como o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento de uma cultura de paz e a busca por relações humanas mais individualizadas. 4- legislação educacional brasileira. 5- conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância. Estão corretos apenas os itens:
A respeito da Linguagem Matemática, leia as afirmativas a seguir.
I. Aprender matemática é só aprender uma linguagem com o objetivo de construção de solução de problemas tanto do indivíduo quanto do coletivo.
II. A exploração matemática pode ser um bom caminho para favorecer o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança.
III. O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
IV. O ambiente para ensinar matemática na Educação Infantil deve proporcionar aos alunos momentos de exposição de ideias, discussão de resultados e criação, de maneira a quebrar as práticas metódicas.
Está correto apenas o que se afirma em:
A educação sexual nas escolas é um dispositivo complexo, controverso e de debates nos últimos anos. No entanto, caso venha a ser debatido/ministrado, é importante discutir o tema com ética, liberdade e autonomia. Sobre este assunto, analise as sentenças a seguir:
I - Ao abordar o assunto de sexualidade nas escolas, o respeito mútuo é necessário, e partir deste, princípios como as condições de igualdade aos gêneros, responsabilidade diante da possibilidade em ter um(a) filho(a), além dos cuidados com o próprio corpo e do parceiro, são essenciais;
II - Sobre o casamento é importante enfatizar que nos dias atuais é permitido somente o desquite, em que há a quebra do vínculo conjugal com separação de bens e do casal, mas sem a quebra do vínculo matrimonial;
III - O papel da paternidade deve ser enfatizado em relação à responsabilidade financeira, uma vez que tem menor participação na gravidez em relação à menina.
Sobre as sentenças, podemos afirmar que:
Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei Federal 9.394/96, assinale a sentença incorreta:
Enquadra-se como instituição privada de ensino:
“A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios."
O trecho acima foi extraído literalmente da (o):
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização _______________________ por ___________________________ e está no âmago de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos. Basicamente, o método propõe a identificação e catalogação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras _______________________________. Elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua."
O artigo 3º da Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases Nacionais, afirma que o ensino será ministrado com base em diversos princípios, sendo alguns deles:
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - Singularidade de ideias e de concepções pedagógicas;
IV - Respeito à liberdade, mas sem tolerância;
V - Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - Privatização do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - Valorização do profissional da educação escolar.
Analisando o trecho acima, podemos afirmar que:
A ação lúdica, se inserida no contexto da ação pedagógica, deve ser pensada:
Pensando na perspectiva criada pela Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, nela há uma supervalorização em certa abordagem pedagógica:
Planejamento escolar é definido como um processo de:
Nessa proposta pedagógica o eixo de interesses sofre diversos deslocamentos, onde o entendimento intelectual demanda uma atividade prática, assim como aspectos lógico-cognitivos ganham uma camada importante sob o psicológico da criança. São desenvolvidas as disciplinas por meio da espontaneidade, da qualidade de conteúdo e de eixo de interesse que vão ao encontro dos alunos. Tais princípios são comuns à pedagogia: