O Orientador Educacional – OE Márcio desenvolve como uma de suas atribuições coordenar as discussões e encaminhamentos coletivos, relacionados à Avaliação Institucional - AI da escola. Com base nos documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC, a AI escolar deve contribuir para:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- - DCNGEB, no Ensino Fundamental, acolher significa também:
A diversidade econômica, social e cultural exige da escola o conhecimento da realidade em que vivem os alunos, condição importante para que o aluno possa se reconhecer como parte dessa cultura e construir identidades afirmativas. Ao mesmo tempo, a escola deverá propiciar aos alunos condições para transitarem em outras culturas, para que transcendam seu universo local, com vistas a:
A proposta de trabalho de uma Escola, ondo o PPP foi discutido e operacionalizado coletivamente, definiu a cultura enquanto atitude, aptidão, uma relação com o mundo, com o pensamento e especialmente com as obras artísticas, que permite a cada um se situar no mundo das ideias e dos símbolos. Nesta perspectiva ela deve se inscrever em uma dimensão horizontal que demanda, de um lado, a sensibilização, a educação e de outro lado a frequentação regular e diversificada das obras, o trabalho do espectador, do leitor ou do ouvinte. Neste sentido, a cultura deve ser considerada:
O OE Marcos participou da formação do professor alfabetizador, coordenado pelo MEC, a qual aponta para uma necessidade urgente de que ele se compreenda e se identifique como um ser de linguagem, ou seja, reconheça que a linguagem não significa apenas comunicação ou suporte para o pensamento, mas interação entre pessoas que se constituem mutuamente como sujeitos sociais, de aprendizagem e de cultura. Essa proposta de formação continuada está articulada com a concepção:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de medida e noções para distingui-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
II. Espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de utilizar fontes históricas em suas pesquisas pessoais, mas não nas pesquisas escolares.
Marque a alternativa CORRETA:
Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, relembra uma metáfora, muito utilizada por um educador muito conceituado. A referida metáfora é “educação bancária", que é usada para falar de uma escola em que se pretende “sacar" exatamente aquilo que se “depositou" na cabeça do aluno. Quem foi o educador criador dessa metáfora?
A respeito da educação de jovens e adultos, observe as alternativas abaixo. I. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. II. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. III. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Com base na Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:
“Proust, Gandhi, Freud, Anne Sullivan, Adler, Joana D'Arc, Martin Luther King". De acordo com o livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, de Celso Antunes, os nomes mencionados são exemplos de qual tipo de Inteligência?
“Bem recentemente ele (Eugen Bleuler) mostrou que o próprio termo “pensamento autístico" deu margem a muitos equívocos. Passou-se a inserir nesse conceito um conteúdo que aproximava o pensamento autístico do autismo esquizofrênico, a identificá-lo com o pensamento egoísta, etc. Por isso Bleuler propôs chamar o pensamento autístico de pensamento _____________ [...]". (VYGOTSKY. A construção do pensamento e da Linguagem, p. 37, adaptado).
Assinale a alternativa que indica a forma como Bleuler propôs chamar o “pensamento autístico":
Observe:
I. São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.
II. Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta for intentada no prazo legal.
III. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
De acordo com o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, está correto o que se afirma em:
“A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de ___________________________ horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar". (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010).
Assinale a alternativa que preencha a lacuna acima de forma correta.
Leia com atenção: ( ) Não existe uma psicologia geral e única. ( ) Do ponto de vista da teoria básica de Piaget, o elo central, que permite resumir numa unidade todas as peculiaridades do pensamento infantil consiste no egocentrismo. ( ) Vygotsky foi quem introduziu o método clínico, que o promoveu a um dos primeiros lugares na metodologia da investigação psicológica. De acordo com o livro “A formação do símbolo na criança: imitação, jogos, sonho e representação”, indique abaixo a sequência correta quanto às alternativas verdadeiras V ou falsas F.
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?
Considere as afirmativas abaixo sobre o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e assinale a alternativa correta.
I. Assegurar ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
II. Assegurar atendimento à pessoa que comete violência sexual.
III. Diminuir o desenvolvimento de campanhas, a fim de prevenir ocorrência de casos.