A problemática encontrada na educação de surdos brasileira são as diferentes ideologias escolares: escola especial, escola inclusiva e escola regular. A primeira adota o Português como língua principal, apesar da Língua de Sinais ser utilizada, a falta de conhecimento e limitação por parte do professor torna a escola fraca do ponto de vista Bilíngue. As escolas inclusivas em que o modelo do aluno surdo são professores e intérpretes sem qualificação profissional, fazem do processo educativo algo sem credibilidade. E por último, a escola regular que tem na Língua Portuguesa a única forma de:
A aquisição de Português escrito por surdos vem expor uma situação que requer ações especificas e especializadas. Se por um lado, têm-se os fenômenos ti picos da aquisição de segunda língua, o que desmistifica visões alarmistas, por outro lado, são inegáveis as especificidades da situação de aquisição da (modalidade escrita da) língua oral pelo surdo, o que torna imprescindível o oferecimento de condições adequadas ao seu desenvolvimento:
Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:
Para a garantia do direito à Educação Básica e, especificamente, à Educação Profissional , preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado complementar e o:
Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:
O brincar alegra e motiva as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito depressa e as que não podem correr. As crianças precisam brincar independentemente de suas condições:
“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
No decorrer da década de 70, o Paradigma da Institucionalização, vigente no País desde o período imperial, começou a dividir o espaço com um novo conjunto de ideias. Nesse ponto da caminhada, o País, sob influências provenientes de diferentes direções, passou a assumir:
I. O Paradigma de Serviços.
II. O Princípio da normalização.
III. O Dilema institucional.
De acordo com o Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, indique qual das alternativas acima está incorreta:
De acordo com os Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em que ano foi implantado os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S em todos os estados e no Distrito Federal?
Uma importante atribuição da função do professor é sem dúvida, o planejamento das ações desencadeadas em sala de aula. Quanto ao planejamento é INCORRETO afirmar:
O professor do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental prepara uma atividade está um pouco preocupado, pois percebe que restará somente uma hora para trabalhar com a turma, visto que os mesmos estão retornando da aula de Educação Física e do recreio. A atividade planejada é individual sendo um ditado de palavras e frases, após a correção no quadro e exploração das palavras e frases os alunos devem corrigir no caderno prestando a devida atenção. A atividade tem não tem o êxito adequado, pois os alunos estão irrequietos, falam o tempo todo, saem do lugar e não ouvem aquilo que a professora fala. Neste sentido é INCORRETO:
Assinale V para Verdadeiro e F para falso que se referem ao trabalho do professor quanto à reestruturação de textos produzidos pelo aluno:
( ) De forma segura o professor deve apontar os erros no quadro, em voz alta, assegurando que a criança perceba onde errou.
( ) É fundamental que o professor lance boas perguntas para que ao analisar o texto a criança possa perceber onde o mesmo precisa ser corrigido ou melhorado na sua estrutura.
( ) A reestruturação de texto é estratégia tradicional e ultrapassada, é importante que a criança aprenda a ortografia correta. Assim terá segurança ao escrever bons textos.
( ) É imprescindível que o professor reconheça os esforços da criança, reforçando sua autoestima, estimulando a mesma a produzir, corrigir e avançar na produção de bons textos.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
No livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, Delia Lerner fala sobre “avaliar a leitura e ensinar a ler". Sobre isso, está incorreta a alternativa:
“O conceito de __________________, elaborado por G. Brousseau (1986) contribui para dar conta desses fatos. Ao analisar as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, pode-se postular que tudo acontece como se essas interações respondessem a um contrato implícito, como se as atribuições que o professor e os alunos têm com relação ao saber estivessem distribuídas de uma maneira determinada [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito ao contato com a natureza":