O educador deve considerar como ponto de partida para sua ação educativa:
No trabalho cotidiano com as crianças, é importante dar a elas o espaço para desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
Para isso, recomenda-se:
As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação.
Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:
I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;
II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;
III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;
IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).
Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em
As crianças elaboram suas observações, vivências e interações com o mundo por meio das brincadeiras e jogos de faz de conta. Essas brincadeiras e jogos consistem, para os adultos, em uma oportunidade de: I. observar e registrar a forma como as crianças aprendem e se relacionam entre si; II. levar as crianças a reproduzir comportamentos desejáveis; III. utilizar a linguagem escrita, os numerais e conteúdos diversos nas situações em que surgirem, contextualizando-os. Está correto somente o que se afirma em:
Thiago é uma criança que se encontra no estágio do desenvolvimento infantil denominado operatório concreto, em que, dentre outros aspectos, emerge a capacidade de estabelecer relações. Para o desenvolvimento específico dessa etapa, é importante oferecer a ele jogos ou brinquedos:
Uma cuidadora em atividade em uma creche, ao ver duas crianças em confronto físico, deve:
Ao auxiliar uma criança no momento da refeição, a cuidadora percebeu que a comida estava quente, podendo causar queimadura ou desconforto. Considerando a conduta adequada nesse caso, analise as afirmativas a seguir. I. A cuidadora deve soprar o alimento e experimentá-lo antes de oferecer à criança. II. Caso seja necessário, a criança deve ser incentivada a soprar sua própria comida. III. Deve-se ensinar à criança que espere um pouco até que o alimento esteja na temperatura adequada. Está correto somente o que se afirma em:
“Maria está procurando vaga para o ano letivo de 2019, em uma escola pública próxima à sua casa, para matricular sua filha que acaba de completar 4 anos."
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), é correto afirmar que:
Considerando a competência da contextualização sociocultural no ensino de química, assinale a opção que NÃO corresponde a uma das habilidades a ser desenvolvidas.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:
I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
É correto somente o que se afirma em
“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada."
(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)
Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:
“Resultados preliminares do Saeb 2017 já podem ser acessados pelos diretores escolares".
A sigla utilizada no texto acima se refere:
“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo:
Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora:
Uma das características abaixo que poderia ter embasado a observação feita pelo diretor é: