Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 207 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Analise o trecho de Paulo Freire, e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

“Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente ___________________ pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como _____________________ e apresentando-os aos seus modelos de _____________________ entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção."

“Os opressores devem estar dispostos a repensarem seu modo de vida e a examinarem seu próprio papel na opressão se a verdadeira libertação deve ocorrer: aqueles que autenticamente se comprometem com o povo devem reexaminar-se constantemente."

O trecho acima:

“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?

O texto introdutório do documento sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008), enfatiza que o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas importantes instituições, as quais foram:

Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência




Observe a imagem abaixo e responda.

A tendência pedagógica observada na imagem trabalha com a transmissão de informações. O professor com o auxílio do livro texto transmite o conhecimento aos alunos e o aluno não é visto como um construtor do conhecimento. A tendência pedagógica abordada é:

Observe a imagem abaixo e responda.

A metodologia de ensino onde o professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo e reproduzi-lo de forma automática e sem variações é a:

Segundo Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, existe uma teoria que contribui para o avanço de sérias questões da pratica avaliativa e que leva ao professor a reflexão sobre suas tradicionais “culpas" e o entendimento de como se constrói o conhecimento em cada estágio de desenvolvimento da criança, percebendo a aprendizagem como um processo contínuo e inacabado.

A qual teoria pedagógica a autora se refere?

Observe:

I. Gestalt.

II. Behaviorismo.

III. Learnirismo.

São concepções de aprendizagem:

Em conformidade com o Edital do Concurso Público, uma das atribuições do pedagogo, é elaborar, conjuntamente com a equipe interdisciplinar, programas de desenvolvimento para áreas específicas, de acordo com as necessidades dos alunos. De acordo com as últimas publicações do MEC na contemporaneidade, ao se atribuir ao pedagogo essas atribuições, não está se supondo que ele deva ter:

Instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, o FUNDEB é uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi criado para pagar os ―profissionais do magistério da Educação Básica‖, quem são estes profissionais:

Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?

Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil, um dos primeiros métodos pedagógicos utilizados e que colocava a criança no centro das questões pedagógicas. Tal tendência também leva o nome de:

"Um dos aspectos mais interessantes do jogo é sua semelhança com muitas situações da vida real, que também envolvem tomada de decisões em função de determinado objetivos em contextos limitadores."
(SANTOS, Simone Cardoso, 201 O)

Tal afirmação relaciona a ludicidade à aprendizagem:

Leia com atenção as proposições a seguir:

Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Progressista Libertária, é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282