Em termos de pedagogia, Freire é conhecido por seu ataque ao que chamou de conceito de educação:
O projeto pedagógico das instituições de Ensino Fundamental deve prever programas e projetos interdisciplinares, de maneira a estimular a aquisição de conhecimento e experiência aos alunos. Do total da carga horária anual, será destinado aos programas e projetos interdisciplinares, ao menos:
O papel da escola na pedagogia libertadora é exercer uma prática que seja:
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Renovadora Progressiva, é correto afirmar que:
“A história da teoria das representações sociais iniciou-se com o surgimento da Psicanálise. [...] Assim, o conceito de representação social foi criado em 1961 por ______________, através do trabalho intitulado La psychanalyse, son image et son public [...]". (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 32).
Assinale a alternativa que preencha a lacuna de forma correta:
“O autor Kuhlmann Júnior afirma que as instituições de educação infantil surgiram da articulação de interesses jurídicos, empresariais, políticos, médicos, pedagógicos e religiosos, o que determinou três distintas influências na história das instituições infantis." (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 129, adaptado).
As três distintas influências citadas no texto são:
I. Jurídico-policial.
II. Médico-higienista.
III. Ativista.
Está correto o que se afirma em:
O coordenar pedagógico do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, ao realizar uma reunião com os docentes, com o objetivo de acompanhar o currículo escolar das séries iniciais, detectou que para a maioria dos professores o currículo era uma listagem de conteúdos, uma questão de organização e ocorria de forma mecânica e burocrática. Isso porque valorizava apenas o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a metodologia, a didática, a organização, o planejamento, a eficiência e os objetivos. A concepção de currículo dos professores está baseada na teoria:
Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que
Libâneo, (2013) apresenta conceitos definidos nos termos sobre educação. De acordo com esse autor, “a educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para formação de traços de personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática”. Nesse contexto, a educação é considerada:
Sobre a Tendência Crítico-Social dos Conteúdos, é INCORRETO.
Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.
Na concepção de Skinner, a aprendizagem é uma resposta a estímulos internos.
Na perspectiva sociointeracionista, um dos princípios que regem as sequências didáticas é:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.
Os PCNEM não adotam uma perspectiva interdisciplinar porque a abordagem fundamentada em habilidades e competências é incompatível com a interdisciplinaridade.
“[...] sugere que o aluno não aprende simplesmente porque não faz as tarefas previstas, não presta atenção às explicações do professor, não corresponde ao ideal do “bom aluno" [...]". (HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, p.51).
A qual visão de conhecimento a autora se refere?
“[...] As cartilhas trabalham com uma concepção de língua escrita como transcrição da fala: elas supõem a escrita como um espelho da língua que se fala [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 47).
Segundo a autora, o modelo típico de cartilha está baseado em qual teoria de aprendizagem?