Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 207 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em termos de pedagogia, Freire é conhecido por seu ataque ao que chamou de conceito de educação:

O projeto pedagógico das instituições de Ensino Fundamental deve prever programas e projetos interdisciplinares, de maneira a estimular a aquisição de conhecimento e experiência aos alunos. Do total da carga horária anual, será destinado aos programas e projetos interdisciplinares, ao menos:

O papel da escola na pedagogia libertadora é exercer uma prática que seja:

Leia com atenção as proposições abaixo:

Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Renovadora Progressiva, é correto afirmar que:

“A história da teoria das representações sociais iniciou-se com o surgimento da Psicanálise. [...] Assim, o conceito de representação social foi criado em 1961 por ______________, através do trabalho intitulado La psychanalyse, son image et son public [...]". (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 32).

Assinale a alternativa que preencha a lacuna de forma correta:

“O autor Kuhlmann Júnior afirma que as instituições de educação infantil surgiram da articulação de interesses jurídicos, empresariais, políticos, médicos, pedagógicos e religiosos, o que determinou três distintas influências na história das instituições infantis." (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 129, adaptado).

As três distintas influências citadas no texto são:

I. Jurídico-policial.

II. Médico-higienista.

III. Ativista.

Está correto o que se afirma em:

O coordenar pedagógico do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, ao realizar uma reunião com os docentes, com o objetivo de acompanhar o currículo escolar das séries iniciais, detectou que para a maioria dos professores o currículo era uma listagem de conteúdos, uma questão de organização e ocorria de forma mecânica e burocrática. Isso porque valorizava apenas o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a metodologia, a didática, a organização, o planejamento, a eficiência e os objetivos. A concepção de currículo dos professores está baseada na teoria:

Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que

Libâneo, (2013) apresenta conceitos definidos nos termos sobre educação. De acordo com esse autor, “a educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para formação de traços de personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática”. Nesse contexto, a educação é considerada:

Sobre a Tendência Crítico-Social dos Conteúdos, é INCORRETO.

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.

Na concepção de Skinner, a aprendizagem é uma resposta a estímulos internos.

Na perspectiva sociointeracionista, um dos princípios que regem as sequências didáticas é:

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM não adotam uma perspectiva interdisciplinar porque a abordagem fundamentada em habilidades e competências é incompatível com a interdisciplinaridade.

“[...] sugere que o aluno não aprende simplesmente porque não faz as tarefas previstas, não presta atenção às explicações do professor, não corresponde ao ideal do “bom aluno" [...]". (HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, p.51).

A qual visão de conhecimento a autora se refere?

“[...] As cartilhas trabalham com uma concepção de língua escrita como transcrição da fala: elas supõem a escrita como um espelho da língua que se fala [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 47).

Segundo a autora, o modelo típico de cartilha está baseado em qual teoria de aprendizagem?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282