Observe: I. Linguagens. 1. História. II. Matemática. 2. Geografia. III. Ciências da Natureza. 3. Arte. IV. Ciências Humanas. 4. Educação Física. Em consonância com a Resolução n.º 7 MEC/CEB – 14/12/2010, assinale a alternativa que faz a relação correta entre as duas colunas (componente curricular e área do conhecimento):
“[...], ao contrário, trouxe o mundo social para dentro da escola, herança maravilhosa que nos deixou. Foi um dos primeiros a reiterar a importância do trabalho do aprendiz e, como Dewey, o papel educativo de desenvolver projetos com os alunos como, por exemplo, escrever, imprimir e distribuir um jornal escolar. [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28). A qual educador o texto se refere?
“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos...".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Qual é a teoria que o texto se refere e que falta à lacuna?
“No que se refere à visão __________________ da aprendizagem, pode-se dizer que é compreendida como uma forma de se estar no mundo com alguém e é, igualmente, situada na instituição, na cultura e na história. Assim, os processos cognitivos têm uma natureza social, sendo gerados por meio da interação entre um aluno e um parceiro mais competente." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
O conhecimento das tendências pedagógicas servem para direcionar o trabalho educativo, ajudando a compreender questões sobre as quais deve se estruturar o processo de ensino. Relacione as colunas de acordo com as características de cada tendência:

A sequência correta de cima para baixo é:
Leia com atenção:
I- Estratégias e técnicas de ensino assumem importância secundária;
II- Foca-se no desenvolvimento da liberdade para aprender.
Os itens acima se referem respectivamente ao:
Paulo Freire que vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido, faz parte da Tendência:
Anísio Teixeira, um dos idealistas do Movimento Escola Nova, foi influenciado pelo construtivismo de Jonh Dewey e propôs mudanças de ordem conceitual e prática na educação brasileira apresentando e executando medidas para democratizar o ensino brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta a proposta do educador.
Na Tendência Liberal Tecnicista, a(o):
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange:
É um célebre educador mundial, conhecido, principalmente, pelo desenvolvimento de um método de alfabetização de adultos:
No que se refere às modalidades da chamada Pedagogia Nova, leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) Pedagogia _______________ - advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. II) Pedagogia _______________ - a defesa do ensino popular gratuito, laico e técnico-profissional. Reivindicando o ensino público, criticavam a inoperância governamental no que se refere à instrução popular e fomentaram o surgimento de escolas operárias e de bibliotecas populares. III) Pedagogia _______________ - valoriza o interesse e a iniciativa dos educandos, dando prioridade aos temas e problemas mais próximos de suas vivências. Põe no centro do trabalho educativo temas e problemas políticos e sociais. IV) Pedagogia _______________ - Essa pedagogia é tributária da concepção dialética, tendo fortes afinidades com a psicologia desenvolvida pela “Escola de Vigotski”. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
A professora Flávia observou que o PPP escolar, construído e aprovado coletivamente, se opõe ao paradigma sentencioso, ou seja, orienta que as avaliações propiciem aos docentes oferecerem estímulos, explicações claras, textos explicativos consistentes para que os estudantes possam evoluir para novos estágios de aprendizagem se apropriando dos conhecimentos científicos. Nesta perspectiva, a professora deve utilizar a avaliação:
Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.
O behaviorismo postula que a aprendizagem é alcançada por meio da repetição.
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Tecnicista, é correto afirmar que: