Quanto à microestrutura textual, pode-se dizer que alguns elementos linguísticos, embora não sejam classificados como conjunções, têm papel importante na articulação das orações, funcionando como operadores argumentativos. Observe o que se afirma sobre algumas partículas presentes no texto REFLEXÃO SOBRE BULLYING da página anterior e marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso.
( ) “Justamente" (L.5) é um advérbio de tempo, que junto à expressão “nesse dia", remete à data comemorativa do combate ao bullying.
( ) “Afinal" (L. 08; 10) é um advérbio de caráter avaliativo que tem importante função comunicativa, pois chama a atenção para a pergunta enunciada, imprimindo subjetividade ao texto.
( ) “Também" (L.17) é um advérbio de inclusão, que no contexto de uso, favorece a inferência de que muito mais do que é enunciado na oração deixou de ser ensinado.
( ) “Agora" (L.19) é um advérbio de tempo, que acumula, no contexto de uso, outra função a de marcador discursivo, de valor adversativo, ou conclusivo, servindo para chamar a atenção para a pergunta enunciada.
A sequência CORRETA é
Leia com atenção os versos do poema abaixo e responda ao que se pede.
“Eu sei que vou sofrer/ A eterna desventura de viver/ a espera de viver ao lado teu". (Tom Jobim)
Deduz-se, do ponto de vista sintático, que
A alternativa correta quanto ao uso dos porquês é:
Dadas as orações:
I- Ele me chamou para sair.
II- Nunca disseram-lhe nada sobre Einstein?
III- Me dê essas chaves agora!
A alternativa incorreta quanto à colocação pronominal é:
Enquanto gênero, o Texto 1 se caracteriza como um artigo de opinião porque a autora
Sobre a palavra comprava, que aparece no Texto 7, podemos afirmar que
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa “Aurélio" – em sua 9ª edição, “sujeito" significa “ ...Termo da oração a respeito do qual se anuncia alguma coisa e com o qual o verbo concorda".
Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre os variados tipos de sujeito, indique, dentre os enunciados abaixo, retirados do texto de São Bernardo (Texto 11), apenas aquele que apresenta um caso de oração sem sujeito:
Dadas as orações:
I- Me dá seu telefone? O número!
II – Gelei quando ele me tirou pra dançar!III- Não me diga o que fazer!
A alternativa incorreta quanto à colocação pronominal é:
O texto abaixo aborda os impactos da longa seca na economia.
De acordo com o texto, pode-se observar o drama da crise hídrica. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.
A alternativa que completa corretamente a lacuna está em:
O que é uma narração e quais elementos ela deve incorporar no texto?
Em qual das opções palavras apresentam paronímia?
[...] Atualmente, os países que mais desmatam são os de economias emergentes, pois, embora tentem controlar esse problema, o desmatamento de suas florestas avança à medida que seus sistemas econômicos evoluem. Até bem pouco tempo atrás, o campeão mundial de desmatamento era o Brasil, principalmente em razão do crescimento da fronteira agrícola sobre as áreas da Floresta Amazônica. No entanto, recentemente, o país foi ultrapassado pela Indonésia, que possui uma ampla área verde, mas que vem desflorestando duas vezes mais do que é desmatado anualmente no território brasileiro. Segundo levantamentos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente são desmatados quase sete milhões de hectares por ano. Isso significa a perda não tão somente de vegetações, mas também de várias espécies animais, pois o seu habitat encontra-se cada vez mais diminuto. Com isso, o equilíbrio ecológico pode tornar-se ameaçado. [...] PENA, Rodolfo F. Alves. "Desmatamento"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/geografia/odesmatamento.htm. Acesso em 27 de novembro de 2017.
O trecho retirado do site Brasil escola, de Rodolfo F. Alves Pena pode ser denominado do gênero:
Indique qual das alternativas abaixo apresenta uma antítese.
Mantendo-se a correção, a supressão da vírgula altera o sentido do segmento que está em: