Uma frase que indica o ponto de vista central da autora acerca do tema desenvolvido no texto é:
A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nós mesmos. (l. 34-36) No terceiro parágrafo, a frase citada representa um recurso de:
Com base na frase retirada do texto, responda à questão.
Uma palavra classificada como adjetivo é:
Assinale a alternativa correta, considerando a palavra e seu sinônimo.
No verso “Eu moro em qualquer lugar", os termos em destaque se referem:
Leia o texto.
I - “Enquanto a semiótica se caracteriza como uma propriedade da língua, a semântica resulta de uma “atividade do locutor que coloca a língua em ação" (ibid., p.230)";
II - No nível semântico, Benveniste afirma ser necessário considerar o “referente": “a referência" da frase é o estado de coisas que a provoca, a situação de discurso ou de fato a que ela se reporta e que nós não podemos jamais prever ou fixar" (ibid., p.231);
III - “Benveniste destaca que tanto o semiótico quanto o semântico estão em jogo na língua quando a utilizamos: na base, há o semiótico, sobre o qual a língua-discurso constrói sua semântica própria." (Carolina Knack, 2010)
Observando o contexto apresentado, considera-se correto o que está contido na alternativa:
Leia o texto.
Alguns mecanismos têm se revelado produtivos, numa abordagem funcionalista, para a descrição de fenômenos linguísticos nos dois últimos séculos. Um deles é o princípio da marcação, que prevê três critérios principais para a distinção entre categorias marcadas e categorias não marcadas, em um contraste gramatical binário:
I - Complexidade estrutural: a estrutura marcada tende a ser mais complexa (ou maior) que a estrutura não-marcada correspondente;
II - Distribuição de frequência: a estrutura marcada tende a ser mais frequente do que a estrutura não considerada;
III - A complexidade cognitiva: a estrutura marcada tende a ser cognitivamente mais complexa do que a estrutura não-marcada correspondente. Incluem-se fatores como esforço mental, demanda de atenção e tempo de processamento.
Dentro do contexto apresentado, considera-se correto o que está contido na alternativa.
“Veja, esse é o novo computador de que lhe falei."
O item “de que" poderá ser substituído por:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
A palavra “junto" presente nas linhas “25" e “31" são classificadas respectivamente, como:
Dadas as palavras:
I- Chuvisco.
II- Igual.
III- Guisado.
A alternativa que não apresenta dígrafo é:
Analise as orações: I- À proporção que comermos, engordaremos. II- Ainda que chova, vou para sua casa. III- Desde que fique, também ficarei. A sequência correta das orações subordinadas adverbiais é:
Leias as afirmativas a seguir: I. O tópico frasal assemelha-se ao lead do texto jornalístico. Pode estar expresso na forma interrogativa e, geralmente, é utilizado no começo do parágrafo, contribuindo com o desenvolvimento da ideia. II. São formas de desenvolvimento de parágrafo: exploração de aspectos espaciais, citação de exemplos, exposição de ideias análogas ou apresentação de razões, causas, consequências e efeitos. III. Paralelismo semântico e gramatical são vícios de linguagem que configuram problemas de coesão textual. IV. No que se refere à coerência textual, a intertextualidade é um fator importante. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Em Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos 1750-1880, Antônio Cândido (2013, p.353) afirma que, no Romantismo, o nacionalismo se exprimiu em vários poemas épicos, sendo estes representados pelos textos: