No tocante à organização do aprendizado na disciplina de Língua Portuguesa, no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental, o requisito básico é:
Ao fazer, por exemplo, a apresentação oral para a realização de um trabalho em equipe, considerando-se o processo de produção de textos orais em sala de aula de Língua Portuguesa, entre outras capacidades, qual se espera do aluno?
Observe esta atividade: “
1. O programa 'Fala, maluco', de uma rádio paulistana, promoveu um concurso de gírias para premiar autores de frases curiosas produzidas no linguajar dos jovens e das ruas. Leia, a seguir, as frases premiadas e transcreva-as na variedade culta. a) 'Maior corre no meu trampo hoje, mas firmão. Vou colar na minha goma, bater uma xepa e mandar um salve pra galera da minha área'. b) 'Aê, tô zarpando fora que fiquei de cruzar com uns camaradas pra colar num pico classe A'. c) 'Aê, Tuquinha, se liga, lagarto, que eu vou marcar uma mão pra você devolver minha lupa'"
(https://drive.google.com/file/d/0B4JDc6xNduXcMFkxU0pjcXNn bzg/view. Acesso em 15/09/17).
Esse tipo de tarefa relaciona-se predominantemente a que proposta de atividade apresentada pelos PCN?
Esse conselho, que deve se reunir pelo menos uma vez por mês, acompanha as verbas que chegam pelo SUS (l. 36-39) O trecho sublinhado está entre vírgulas por expressar ideia de:
Nos três quadrinhos, em relação ao raciocínio do personagem, o uso das reticências tem a função de indicar:
Uma frase que indica o ponto de vista central da autora acerca do tema desenvolvido no texto é:
A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nós mesmos. (l. 34-36) No terceiro parágrafo, a frase citada representa um recurso de:
Com base na frase retirada do texto, responda à questão.
Uma palavra classificada como adjetivo é:
Assinale a alternativa correta, considerando a palavra e seu sinônimo.
No verso “Eu moro em qualquer lugar", os termos em destaque se referem:
Leia o texto.
I - “Enquanto a semiótica se caracteriza como uma propriedade da língua, a semântica resulta de uma “atividade do locutor que coloca a língua em ação" (ibid., p.230)";
II - No nível semântico, Benveniste afirma ser necessário considerar o “referente": “a referência" da frase é o estado de coisas que a provoca, a situação de discurso ou de fato a que ela se reporta e que nós não podemos jamais prever ou fixar" (ibid., p.231);
III - “Benveniste destaca que tanto o semiótico quanto o semântico estão em jogo na língua quando a utilizamos: na base, há o semiótico, sobre o qual a língua-discurso constrói sua semântica própria." (Carolina Knack, 2010)
Observando o contexto apresentado, considera-se correto o que está contido na alternativa:
Leia o texto.
Alguns mecanismos têm se revelado produtivos, numa abordagem funcionalista, para a descrição de fenômenos linguísticos nos dois últimos séculos. Um deles é o princípio da marcação, que prevê três critérios principais para a distinção entre categorias marcadas e categorias não marcadas, em um contraste gramatical binário:
I - Complexidade estrutural: a estrutura marcada tende a ser mais complexa (ou maior) que a estrutura não-marcada correspondente;
II - Distribuição de frequência: a estrutura marcada tende a ser mais frequente do que a estrutura não considerada;
III - A complexidade cognitiva: a estrutura marcada tende a ser cognitivamente mais complexa do que a estrutura não-marcada correspondente. Incluem-se fatores como esforço mental, demanda de atenção e tempo de processamento.
Dentro do contexto apresentado, considera-se correto o que está contido na alternativa.
“Veja, esse é o novo computador de que lhe falei."
O item “de que" poderá ser substituído por:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
A palavra “junto" presente nas linhas “25" e “31" são classificadas respectivamente, como: