A cultura digital está alterando a forma como nos comunicamos e tem criado novos comportamentos comunicacionais, muitos dos quais podem ser considerados disruptivos em relação à fase das interações nalógicas. Nesse contexto, o professor lida cotidianamente com situações novas e tem vivenciado uma rescente integração de tecnologias da informação e comunicação à vida dos estudantes, inclusive, na relação com o professor e com os conteúdos na sala de aula. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas:
( ) O MOODLE, amplamente utilizado na educação, é o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do I FSC. Dentre as diversas opções de recursos e atividades deste ambiente encontra-se o "Laboratório de avaliação". Tal funcionalidade possibilita um workshop no qual os estudantes realizam a submissão de texto digital diretamente na atividade ou por upload de arquivo, revisão, atribuição de notas, correção e classificação a partir de critérios definidos pelo professor.
( ) A comunicação síncrona em sala de aula é alcançada, por exemplo, com o uso de ferramentas digitais como e-mail e fórum.
( ) O hipertexto provoca no leitor uma sensação de desorientação e tem como principais características a não linearidade discursiva, a alternância entre tipos de linguagens e a utilização de diferentes fontes de informação. Por isso, na definição de uma arquitetura pedagógica com uso de mídias, deve-se evitar o hipertexto para salvaguardar assim o ritmo do processo de ensino e aprendizagem.
( ) A ubiquidade tecnológica é um processo superado contemporaneamente que tende a desaparecer dada a presença de equipamentos mobile como os smartphones e os tablets.
( ) Além de e-mail, grupos de mensagens instantâneas e comunicações oficiais em formato digital, outras ferramentas como conferências online passaram a ser necessárias ao fazer profissional na educação em rede. A videoconferência permite a comunicação assíncrona entre os participantes com áudio e vídeo a partir de localizações geográficas distintas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Em: “Gosto de gostar de você". O termo em destaque é:
Em: “ Meus heróis morreram de overdose..." O termo em destaque é:
Analise as orações:
I- Não te preocupes comigo.
II- Isso me faz acreditar no ser humano.
III- Falaram-me sobre suas andanças.
Não ocorre próclise em:
Calcado em seus argumentos, o editorial claramente toma posição contrária ao jornalismo independente; para isso, usa os argumentos abaixo, EXCETO:
Em: “Ninguém duvida da imensa utilidade das redes sociais como ferramenta profissional e recreativa. Organizam um gigantesco contingente de usuários conforme suas afinidades e facilitam toda forma de comunicação interpessoal. Tornam a vida mais prática." As palavras destacadas se classificam, respectivamente, como
Leia a tirinha abaixo e analise-a com relação à ambiguidade:
I- A ambiguidade foi utilizada como um recurso linguístico, com vistas a conferir humor ao texto.
II- A ambiguidade presente na tirinha prejudica a clareza e a precisão das ideias, dificultando a compreensão da leitura.
III- O humor do texto se revela por meio da ambiguidade gerada pela palavra “galo" evitando-se, ainda, pelo uso do adjetivo “belo".
IV- A ambiguidade provocou dificuldades de interpretação da tirinha, pois conferiu à palavra “galo" múltiplas possibilidades de leitura.
Está ão CORRETA s, apenas
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo com base no texto 1.
A autora, a fim de argumentar sobre como viagens podem ser um tubo de oxigênio para se mergulhar mais fundo nas estranhezas e inseguranças subjetivas, …
Associe as colunas 1 e 2 abaixo:

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Julgue o que se afirma acerca do texto II:
I- O autor faz crítica acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os pequenos, que não “levam nem vão ao inferno"; e os grandes,os de maior calibre, aqueles que furtam em massa grandes quantidades e atingem grandes populações.
II- O autor reflete acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os ricos, que agem contra os mais pobres; e os pobres que sempre“vão ao inferno".
III- O critério de categorização dos ladrões de que o autor lança mão se prende meramente à posição intelectual do larápio: apenas se refere aos ricos.
IV- Não se pode estabelecer nenhuma relação entre os ladrões do século XVII e os do século XXI.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Assinale a alternativa correta, quanto às classes morfológicas ou funções sintáticas da palavra “se" em destaque nas orações abaixo:
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso da norma culta da língua escrita.
A temática central dos textos IV e V refere-se a:
I- Duas fases do trabalho: uma prévia, que envolve aspectos ligados à veracidade de informações prestadas durante a contratação do profissional; e outra, envolvendo a fase final da atividade laborativa.
II- Na expressão “Até profissionais do auto escalão de grandes empresas estão sujeitos a serem pegos na mentira", retirada do texto IV, a palavra “auto" apresenta erro de escrita, neste contexto, já que deveria estar grafada como “alto".
III- O texto V satiriza, através da charge, o trabalho em série, presente nas linhas de montagem das grandes indústrias brasileiras, inaugurado na era da industrialização no início do século XX, cujo princípio básico era o da especialização, a partir da qual o operário – através de atividades e funções específicas e repetitivas – se sedentarizava por longos anos em uma mesma atividade.
IV- Ainda com relação ao texto V, pode-se afirmar, conforme o discurso do operário, que a melhor palavra que sintetiza este discurso é rebeldia.
V- Na sentença “Mesmo que o candidato seja contratado, sempre existe a possibilidade de ser desmascarado na hora em que demonstra incapacidade de desempenhar determinadas funções", um melhor conectivo que substituiria a palavra sublinhada é “embora".
É VERDADE o que se afirma apenas em
Ainda sobre o diálogo acima, julgue cada uma das afirmações abaixo:
I- É clara a distinção no uso das variantes linguísticas utilizadas entre os interlocutores. Este fato, inclusive, compromete a clareza e plena compreensão do que é tratado entre ambos, fato que impede que o acusado entenda plenamente o que o juiz lhe pergunta.
II- O que se percebe no diálogo é que o poder econômico, atrelado à posição social, são empecilhos à clareza do que se afirma.
III- A variante linguística da qual o juiz se utiliza é a culta; já o acusado lança mão da linguagem coloquial, com características da variante popular matuta.
IV- Percebe-se nas respostas do acusado ingenuidade e infantilidade, além de tentativa de enganar o juiz.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Julgue as proposições abaixo:
I- Não se percebe nenhuma relação entre o título do poema (“Relógio", provavelmente de parede, com suas características e movimento do êmbolo) e a construção dos versos, com os verbos “VÃO" e “VÊM", em sincronia de movimentos uniformes e cíclicos.
II- Ocorre uma íntima relação entre o título do poema (“Relógio", provavelmente de parede, com suas características e movimento do seu êmbolo) e a construção de seus versos, com os verbos “VÃO" e “VÊM", em sincronia de movimentos uniformes e cíclicos.
III- Há a predominância da função apelativa (ou conativa) da linguagem.
É VERDADE o que se afirma