“No dia seguinte, trazidas num saco duas belas mudas de rosa, o homem escolheu o lugar, ajoelhou-se, cavou cuidadoso a primeira cova, mediu um palmo, cavou a segunda, e com gestos sábios de amor enterrou as raízes.” (5º§). Assinale a afirmativa na qual a
partícula “se” NÃO exerce a mesma função que em “ajoelhou-se”.
Assinale a alternativa que indica a correta função da palavra “se” no trecho a seguir: “esses talentos sentem-se predispostos a serem responsáveis”.
Em qual das alternativas o “se” exerce a função de partícula apassivadora?
Assinale a alternativa em que o termo em destaque está adequadamente classificado.
Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.
No trecho “distinguem-se três tipos de corrupção” (terceiro período do segundo parágrafo), o vocábulo “se” tem a função de indeterminar o sujeito da oração.
Em relação ao item destacado em “[...] três colegas que se formaram em medicina [...]”, assinale a alternativa correta.
Considere o fragmento abaixo para responder às questões 3 e 4 seguintes.
“a certeza imperativa de que a procriação é uma verdade animal, uma coisa que não se discute, fora do alcance do radar filosófico.” (2º§).
Em “uma coisa que não se discute”, destaca-se um pronome que cumpre o papel de:
Em relação ao item destacado em “[...] três colegas que se formaram em medicina [...]”, assinale a alternativa correta.
A concordância entre estruturas verbais formadas com o pronome “SE” pode configurar dois casos distintos: voz passiva sintética ou índice de indeterminação do sujeito.
Indique a frase que exemplifica o caso de índice de indeterminação de sujeito.
Em “[...] das 300 mil espécies comestíveis de que se tem notícia [...]”, os itens destacados são classificados, respectivamente, como
Em relação ao item destacado em “[...] três colegas que se formaram em medicina [...]”, assinale a alternativa correta.
O pronome se destacado apresenta a mesma função e classificação que exerce em “Automatiza-se facilmente qualquer função que envolva detectar padrões nos dados [...]” (parágrafo 5) no seguinte período:
No trecho “Se muitas famílias, hoje, têm 10 ou 15 tios-avôs” (linha 31), a partícula “se” exerce função de
Texto 2A1-II
Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão ou que esperam prováveis sentenças de prisão. Em quase toda parte, a rede de prisões está se ampliando intensamente. Os gastos orçamentários do Estado com as forças da lei e da ordem, principalmente os efetivos policiais e os serviços penitenciários, crescem em todo o planeta. Mais importante, a proporção da população em conflito direto com a lei e sujeita à prisão cresce em ritmo que indica uma mudança mais que meramente quantitativa e sugere uma “significação muito ampliada da solução institucional como componente da política criminal” — e assinala, além disso, que muitos governos alimentam a pressuposição, que goza de amplo apoio na opinião pública, de que “há uma crescente necessidade de disciplinar importantes grupos e segmentos populacionais”.
A proporção da população que cumpre sentenças de prisão é distinta em cada país, refletindo idiossincrasias de tradições culturais e histórias de pensamento e de práticas penais, mas o rápido crescimento parece ser um fenômeno universal em toda a ponta “mais desenvolvida” do mundo.
Zygmunt Bauman. Globalização: as consequências humanas.
Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro, Zahar, 1999, p. 122-123 (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-II, julgue o item que segue:
No segundo período do texto, a partícula "se" classifica-se como partícula apassivadora.