Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282