Na Europa do início do século XX existiam movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar sob um mesmo Estado povos de matrizes culturais semelhantes. Entre os principais movimentos nacionalistas que desenvolveram podemos CORRETAMENTE destacar:
Intervenção estatal na economia, monopólio comercial, busca pela balança comercial favorável e metalismo são características do:
No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “conhecer o significado do termo “grandes navegações”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
Durante o processo de independência do Brasil existiu um discurso de que o país corria risco de recolonização. Esse temor surgiu graças:
“Método histórico, método filosófico, método crítico: belos utensílios de precisão. Honram os seus inventores e as gerações que os usaram, que os receberam dos seus antecessores e os aperfeiçoaram, utilizando-os. Mas saber manejá-los, gostar de os manejar — isso não chega para fazer o historiador. Só é digno desse belo nome aquele que se lança totalmente na vida, com o sentimento de que ao mergulhar nela, ao penetrar-se de humanidade presente, decuplica as suas forças de investigação, os seus poderes de ressurreição do passado. De um passado; que detém e que, em troca, lhe restitui o sentido secreto dos destinos humanos”.
(FEBVRE, L. Combates pela história. Lisboa: Editorial Presença, 1989, pp. 49-50).
Peter Burke define a “Escola dos Annales” como uma revolução francesa da historiografia. Constituem elementos dessa revolução:
“A Mesopotâmia - vale fluvial do Eufrates e do Tigre - pode ser dividida em duas partes, respectivamente a noroeste e a sudeste do ponto em que os dois rios mais se aproximam um do outro: a Alta Mesopotâmia, mais montanhosa, e a Baixa Mesopotâmia, imediatamente ao norte do golfo Pérsico, região extremamente plana.
Enquanto o povoamento da Alta Mesopotâmia deu-se desde tempos pré-históricos muito antigos, a Baixa Mesopotâmia - potencialmente fértil, mas pouco adequada à agricultura primitiva de chuva - não parece ter sido ocupada em caráter permanente antes do V milênio a.C.”
(CARDOSO, Ciro Flamarion. As sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1995, p.)
Acerca das civilizações que floresceram na região da Mesopotâmia, a assertiva INCORRETA é:
“Por exemplo, Cortés torna-se um personagem mais interessante e crível quando seu mito é explorado e desconstruído (...) As revelações de que a maioria dos conquistadores não eram soldados e de que os americanos nativos não acreditavam que os invasores espanhóis fossem deuses levantam a necessidade de investigar o emaranhado de fontes que produziram tais equívocos, ao mesmo tempo que possibilitam leituras alternativas”
(RESTALL, M. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, pp. 17-18).
Considerando um dos maiores eventos da história recente da humanidade, o encontro entre europeus e nativos americanos fascina e desperta paixões até hoje.
Como elementos levantados pela nova historiografia da Conquista Espanhola, podemos considerar como verdadeira as seguintes afirmações EXCETO:
“Os anos que antecederam o Estado Novo foram de efervescência e disputa política. Essa situação tinha a ver com a diversidade das forças que se haviam aglutinado em torno da Aliança Liberal, a coligação partidária oposicionista que em 1929 lançou a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República. Enquanto alguns dos que aderiram à Aliança Liberal faziam oposição sistemática ao regime, outros ali ingressaram apenas por discordarem do encaminhamento dado pelo então presidente Washington Luís à sucessão presidencial”.
(PANDOLFI, D. Os anos 1930: as incertezas do regime. In FERREIRA, J, NEVE, L. O Brasil Republicano vol.2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 15).
A revolução de 1930 foi um divisor de águas na política brasileira no século XX. Sobre ele é INCORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa com a escola de pensamento descrita no texto:
Sobre os direitos das mulheres e a história institucional brasileira é incorreto afirmar:
A atividade nas grandes unidades produtoras voltadas para o mercado externo era
repetitiva, cansativa e extremamente laboriosa e demandava a utilização de mão de obra compulsória. Nos grandes engenhos, os escravos rurais poderiam chegar a cem ou mais e os domésticos eram menos numerosos. Apesar das altas taxas de mortalidade entre os cativos, os escravizados jamais abriram mão de serem agentes de suas vidas. A respeito da prática da escravidão no Brasil, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
Ás vésperas da Revolução de 1917 (fevereiro), o território russo havia passado por
um inverno particularmente duro, com temperaturas muito abaixo de zero. Apesar das interdições, algumas greves ocorreram. O frio e a escassez exasperavam a população, especialmente os operários e suas mulheres, que, além das longas jornadas de trabalho, tinham que enfrentar filas intermináveis para tentar conseguir algumas poucas provisões. A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o argumento apresentado no texto, a economia de baixos salários é uma questão de
A respeito da concepção de guerra para os astecas, às vésperas da chegada de Hernán Cortez (século XV), assinale a alternativa correta.