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Entre julho e agosto de 1914, os governos que compunham a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança declararam guerra uns aos outros (Primeira Guerra Mundial). Faziam parte da Tríplice Entente, exceto a:

Em suas andanças pelos sertões, os paulistas iriam, afinal, realizar velhos sonhos e confirmar um raciocínio lógico. O raciocínio continha uma pergunta: se a parte do continente que pertencia à América espanhola era rica em metais preciosos, por que estes não existiriam em abundância também na colônia lusa? Em 1695, no Rio das Velhas, próximo às atuais Sabará e Caeté, ocorreram as primeiras descobertas significativas de ouro. A tradição associa a estas primeiras descobertas o nome de Borba Gato, genro de Fernão Dias. Durante os quarenta anos seguintes, foi encontrado ouro em Minas Gerais, na Bahia, em Goiás e no Mato Grosso. Sobre o ouro explorado no século XVIII, é possível afirmar que, EXCETO:

No século XVII a.C., um exército de hicsos do Levante cruzou o norte do Sinai em direção ao delta e conseguiu controlar todo o Baixo Egito, inclusive capturando Mênfis, a antiga capital.
A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

O ensino da noção de tempo histórico para os alunos dos diversos níveis de escolarização pode apresentar alguns obstáculos, especialmente quando o professor limita a compreensão desse conceito. Assinale a alternativa correta em relação ao ensino da noção mencionada.

A Reforma foi colocada em movimento no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses às portas da Igreja do Castelo da cidade, e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. No entanto, apesar de ter sensibilizado muitos, muitas de suas propostas chocaram com práticas multisseculares, cujas raízes estavam presas na consciência religiosa das pessoas, como os rituais e missas e o culto aos santos. A respeito das implicações da Reforma e do conflito entre a Igreja tradicional e o movimento de reforma, assinale a alternativa correta.

Em outubro de 1922, os fascistas promoveram uma marchar em Roma (Itália), que exigiam a entrega do poder para Mussolini. Essa marcha ficou conhecida como:

A formação do reino de Portugal remonta às guerras de reconquista da Península Ibérica pelos reinos católicos. Em seu início, a terra teria sido dada como recompensa ao nobre Henrique de Borgonha pelo rei de:

A vinda da Família Real para o Brasil em 1808 causou profundas transformações no modo de vida da então colônia portuguesa. As transformações que mais impactaram na vida dos habitantes foram a abertura dos portos e o Tratado de Comércio e Navegação de 1810, que previa taxas mais vantajosas para os comerciantes:

Sobre o Plano Cohen, podemos afirmar que:

“O recorte do tempo em períodos é necessário à história, quer ela seja considerada no sentido geral de estudo da evolução das sociedades, ou no de tipo particular de saber e de ensino, ou ainda no sentido de simples desenrolar do tempo”. (LE GOFF, J. A história deve ser dividia em pedaços? São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 12)

Sobre a relação entre a história e a necessária periodização do tempo é correto afirmar que:

Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.

Durante o regime militar instaurado em 1964, o projeto de Brasil Grande enfatizou a necessidade de se promover o desenvolvimento da Região Norte, incorporando-a efetivamente ao conjunto do País, sendo o Pará uma das áreas estrategicamente escolhidas para receber os mais diversos investimentos.

“Classe e não classes, por razões cujo exame constitui um dos objetivos deste livro. Evidentemente, há uma diferença. ‘Classes trabalhadoras’ é um termo descritivo, tão esclarecedor quanto evasivo. Reúne vagamente um amontoado de fenômenos descontínuos. Ali estavam alfaiates e acolá tecelãos, e juntos constituem as classes trabalhadoras.
Por classe, entendo um fenômeno histórico, que unifica uma série de acontecimentos díspares e aparentemente desconectados, tanto na matéria-prima da experiência como na consciência. Ressalto que é um fenômeno histórico. Não vejo a classe como uma “estrutura”, nem mesmo como uma ‘categoria’, mas como algo que ocorre efetivamente (e cuja ocorrência pode ser demonstrada) nas relações humanas”.

(THOMPSON, E. P. A Formação da classe operária inglesa. Vol I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 9)

A nova história social inglesa é um marco na historiografia contemporânea, e podemos considerar uma das suas principais contribuições:

“A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar ou medir. No entanto, apesar de traços comuns, o desenvolvimento da cidade-Estado grega e o da etrusco-romana, mesmo admitindo a grande heterogeneidade de evoluções perceptível também na própria Grécia, mostram desde o início fortes especificidades que autorizam a suposição, não de uma simples difusão, mas de uma criação paralela”

(CARDOSO, C. A Cidade. Rio de Janeiro: Editora Ática, 1987, p. 7)

Sobre a importância da Cidade-Estado na antiguidade clássica podemos afirmar que:

“A única maneira de instituir um tal poder comum, capaz de os defender das invasões dos estrangeiros e das injúrias uns dos outros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente para que, mediante o seu próprio labor e graças aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, é conferir toda a sua força e poder a um homem, ou a uma assembleia de homens, que possa reduzir as suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. O que equivale a dizer: designar um homem ou uma assembleia de homens como representante das suas pessoas, considerando-se e reconhecendo-se cada um como autor de todos os atos que aquele que representa a sua pessoa praticar ou levar a praticar, em tudo o que disser respeito à paz e segurança comum; todos submetendo assim as suas vontades à vontade do representante, e as suas decisões à sua decisão”

(HOBBES, T. Leviatã. Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.p. 130).

O Antigo Regime, dentro de sua complexidade enquanto fenômeno histórico, NÃO pode ser entendido como:

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