Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na colonização da América Hispânica, o trabalho forçado dos indígenas era realizado principalmente através da:

“Por exemplo, Cortés torna-se um personagem mais interessante e crível quando seu mito é explorado e desconstruído (...) As revelações de que a maioria dos conquistadores não eram soldados e de que os americanos nativos não acreditavam que os invasores espanhóis fossem deuses levantam a necessidade de investigar o emaranhado de fontes que produziram tais equívocos, ao mesmo tempo que possibilitam leituras alternativas”

(RESTALL, M. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, pp. 17-18).

Considerando um dos maiores eventos da história recente da humanidade, o encontro entre europeus e nativos americanos fascina e desperta paixões até hoje.
Como elementos levantados pela nova historiografia da Conquista Espanhola, podemos considerar como verdadeira as seguintes afirmações EXCETO:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

II. Ao final do século XVIII, os espanhóis haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. São instrumentos musicais afro-brasileiros o afoxé, o agogô e a guitarra, apenas.

II. Durante o período de colonização europeia das Américas, as doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Durante o período de colonização europeia das Américas, o potencial de recursos naturais americanos alterou significativamente os quadros econômicos da Europa.

II. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.

Marque a alternativa CORRETA:

No início da colonização, Portugal e Espanha incentivaram na América duas atividades econômicas. Essas atividades foram:

Os exploradores espanhóis, para avançar no continente americano, tiveram de se defrontar com civilizações de sólida agricultura e cidades organizadas. Era o caso dos astecas e incas. Ao estudar a organização desses dois povos, percebe-se que:

A História da América é subdividida, para fins didáticos, em: América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista Montagem do Sistema Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea.
Assinale a alternativa que identifica os países ibéricos que conquistaram a América a partir de 1492:

A mão de obra mais utilizada na América hispânica foi a indígena, empregada nas minas, na agricultura e na construção de obras públicas. A encomienda, o repartimiento e o corregimiento são práticas comumente citadas e pesquisadas na historiografia sobre o tema. Julgue os conceitos a seguir acerca desses três tipos de práticas, as quais os nativos foram submetidos, durante a colonização espanhola:

I - Era o local de concentração de populações indígenas, deslocadas da sua área original, e submetidas a trabalhos forçados sob a supervisão dos colonos, normalmente próximos às minas e cidades para ampliar a oferta de mão de obra na mineração e na produção de alimentos.

II - Nesse regime, o colono recebia a autorização da Coroa para explorar uma ou mais comunidades indígenas, centradas nos locais em que estas populações já viviam acomodadas, e tinham o direito de empregar o trabalho nativo em suas terras e de exigir deles o pagamento regular de tributos em espécie.

III - Foi uma prática que se tornou comum com o deslocamento da população indígena. Era um sistema, no qual a comunidade nativa deveria pagar um tributo em forma de trabalho forçado, equivalente à mita, presente no Império Inca.

Os conceitos descritos anteriormente podem ser associados a, respectivamente:

A colonização espanhola na América destruiu, em menos de meio século, civilizações centenárias que já tinham atingido relativo grau de centralização política.
Que característica do Império Inca, à época da chegada dos europeus, favoreceu a vitória dos conquistadores espanhóis sobre os nativos?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282