Segundo o PMBoK 4.0, quando os projetos têm várias fases, estas são parte, em geral, de um processo projetado para garantir um controle adequado do projeto e obter o produto, serviço ou resultado desejado. Os três tipos básicos de relações entre as fases são:
No PMBoK 4.0, são apresentados os tipos de estruturas organizacionais. Nas organizações matriciais, aquela em que o papel do gerente de projetos é mais parecido com o de um coordenador ou facilitador do que com o de um gerente de projetos propriamente dito é a:
São processos essenciais da Gestão do Conhecimento:
Ao utilizar os modelos de maturidade desenvolvidos para cada um dos 34 processos de TI do CobiT 4.1, a gerência pode identificar importantes avaliações da organização, posicioná-la em uma escala e avaliar o que está envolvido no aprimoramento da sua performance. A alternativa que NÃO se refere a uma destas avaliações é:
O PMBoK sugere o uso da análise SWOT como uma ferramenta para o processo de identificar os riscos do projeto. Considere o diagrama abaixo que faz a análise do risco de uma empresa que pretende fazer Uso do PMBoK em novos projetos.

De acordo com o diagrama acima e o contexto do guia PMBoK, pode-se afirmar que:
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e
fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI.
No ITIL, o processo Melhoria Contínua do Serviço é suportado por dois processos de gerenciamento de serviço, como o processo de relato de serviço e o de medição de serviço. O relato de serviço é composto por relatórios de serviço, a partir de dados coletados e monitorados durante a entrega do serviço.
Existem várias estratégias de respostas a riscos de projetos de software. As estratégias a seguir se aplicam a ameaças ou riscos
que, se ocorrerem, podem ter impactos negativos nos objetivos do projeto, bem como estratégias que podem ser usadas tanto
para riscos negativos ou ameaças como para riscos positivos ou oportunidades.
I.Indica que a equipe do projeto decidiu não alterar o plano de gerenciamento do projeto para lidar com um risco ou não
conseguiu identificar outra estratégia de resposta adequada. Pode ser passiva ou ativa. A passiva não requer nenhuma
ação exceto documentar a estratégia, deixando que a equipe do projeto trate dos riscos quando eles ocorrerem. A ativa
mais comum é estabelecer uma reserva para contingências, incluindo tempo, dinheiro ou recursos para lidar com os riscos.
II.Implica na redução da probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco adverso para dentro de limites aceitáveis.
Adotar uma ação antecipada para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco ocorrer no projeto em geral é mais
eficaz do que tentar reparar o dano depois de o risco ter ocorrido. Adotar processos menos complexos, fazer mais testes
ou escolher um fornecedor mais estável são exemplos de ações.
III.Procura eliminar a incerteza associada com um determinado risco positivo, garantindo que a oportunidade realmente
aconteça. Exemplos incluem designar os recursos mais talentosos da organização para o projeto a fim de reduzir o tempo
de conclusão ou para proporcionar um custo mais baixo do que foi originalmente planejado.
A associação correta, das estratégias de risco com sua definição, está expressa em
O protocolo que deve ser utilizado durante uma transmissão de vídeo, pois não requer a verificação de erros durante as transmissões é:
A ITIL, considerada uma fonte de boas práticas, é utilizada pelas organizações para estabelecer e melhorar as
capacitações em gerenciamento de serviços. O núcleo da ITIL é composto por 5 publicações. Relacione o tipo de
publicação às respectivas características.
1.Desenho do Serviço.
2.Melhoria Contínua do Serviço.
3.Operação do Serviço.
4.Transição do Serviço.
5.Estratégia do Serviço.
( ) Orienta sobre como as políticas e processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados,
desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos ao longo do ciclo de vida de serviço. Entre os tópicos
abordados nessa publicação, estão os ativos de serviço, o catálogo de serviços, o gerenciamento financeiro, o
gerenciamento de portfólio de serviços, o desenvolvimento organizacional, os riscos estratégicos etc.
( ) Fornece orientação para o desenho e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de
serviços, detalhando aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do nível de serviço, da capacidade,
da disponibilidade, da continuidade, da segurança da informação e dos fornecedores, além de mudanças e
melhorias necessárias para manter ou agregar valor aos clientes ao longo do ciclo de vida de serviço.
( ) Orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas,
detalhando os processos de planejamento e suporte à transição, gerenciamento de mudanças, gerenciamento
de configuração e dos ativos de serviço, gerenciamento da liberação e distribuição, teste e validação de serviço,
avaliação e gerenciamento do conhecimento.
( ) Descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços que é responsável pelas atividades do dia a dia,
orientando sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz e detalhando os
processos de gerenciamento de eventos, incidentes, problemas, acesso e de execução de requisições.
( ) Orienta, através de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade, sobre como fazer
sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade do serviço, nas metas de eficiência
operacional, na continuidade do serviço etc., com base no modelo PDCA preconizado pela ISO/IEC 20000.
A sequência está correta em
A respeito da ITIL V3, julgue os itens subsecutivos.
O service design package (SDP) é encaminhado pela estratégia para o estágio de desenho que, a seguir, o envia para a transição. A partir dele, são realizadas as atividades de transição de serviços de construção, testes, operação e posterior suporte do serviço.
Com base nas normas da família ISO 27000, julgue os próximos itens.
Incidente de segurança da informação é um evento simples ou uma série de eventos indesejados ou inesperados, que tenham uma grande probabilidade de comprometer as operações do negócio e ameaçar a segurança da informação.
Acerca de gestão de ativos, julgue os itens a seguir.
O inventário dos ativos faz parte do processo de gestão de ativos.
A respeito da norma ISO/IEC 38500, julgue os itens a seguir.
Responsabilidade, ética e comportamento humano são princípios da referida norma aplicáveis a organizações de qualquer porte, oferecendo as diretrizes básicas para a implementação e manutenção de uma eficaz governança de TI.
Com relação ao PMBOK 5, julgue os itens subsequentes.
A variação de custo de um projeto, que é calculada como a diferença entre o valor agregado e o custo real, será negativa quando estiver acima do orçamento.
Julgue os itens que se seguem, relativos à construção e mensuração de indicadores de processos de negócio.
Na avaliação de desempenho de processos, pode ser definido um indicador que represente vários aspectos da realidade, sendo inviável a obtenção desses indicadores pela simples análise do valor de uma variável.