Segundo a Instrução Normativa GSI/PR nº 1, de 13 de junho de 2008, que disciplina a Gestão de Segurança da Informação e Comunicações na Administração Pública Federal, direta e indireta, compete ao Comitê Gestor de Segurança da Informação
Dentre as atividades típicas de um processo de desenvolvimento de software, aquela em que se determina como o sistema funcionará para atender aos requisitos, de acordo com os recursos tecnológicos existentes, é denominada
Com relação ao ciclo PDCA (plan, do, check, act), assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e
fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI.
A biblioteca ITIL v3 é composta por cinco publicações, entre elas, a Operação do Serviço, que descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços, responsável pelas atividades do dia a dia.
O CobiT é orientado para os objetivos e escopo da governança de TI, assegurando que a metodologia de controle seja compreensiva e alinhada com os princípios de governança de organizações. Além disso,
Para o CobiT, os pilares fundamentais que sustentam o núcleo da Governança de TI podem ser representados por cinco áreas-foco. A área-foco que tem como prática "a execução da proposição de valor através do tempo, assegurando que a TI entregue os benefícios prometidos de acordo com a estratégia, concentrando-se em otimizar custos e em comprovar o valor intrínseco da TI", é denominada:
Considerando as disposições do PMBOK, julgue os itens de 108 a
113, relativos a processos e áreas de gerenciamento de projetos.
A criação da estrutura analítica do projeto, o sequenciamento de atividades e a estimativa de recursos para o projeto são atividades do grupo de processos de planejamento.
Com base no PMBOK, julgue os próximos itens, relativos a
gerenciamento de projetos.
Em um projeto, uma fase é iniciada apenas depois de a anterior ter sido concluída, devendo todas as fases ocorrer sequencialmente.
No que se refere a políticas organizacionais e gestão e análise de
riscos, julgue os itens seguintes.
O planejamento de TI para a esfera pública deve ser feito com base no procedimento de elaboração de plano diretor de TI, o qual deve ser elaborado exclusivamente para cada órgão da administração pública, sendo empregado para justificar as contratações de TI pelo próprio órgão.
Na tabela acima, é descrita a organização hierárquica e funcional da estrutura organizacional formal da instituição.
A governança corporativa de TI deve fundamentar-se na legislação
vigente e na construção de políticas e procedimentos
organizacionais que definem as práticas em vigor na instituição.
Com relação à legislação, às políticas e aos procedimentos para a
contratação de TI, julgue os itens a seguir.
Nas políticas, são descritas diretrizes abrangentes, ao passo que, nos procedimentos, são estabelecidos roteiros de execução de atividades, normalmente com maior nível de detalhamento.
Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.
Não se identificam no PETI as ações necessárias à consecução dos objetivos e metas para a TI corporativa nele definidos.
O planejamento estratégico de tecnologia da informação
(PETI) constitui atividade norteadora dos objetivos e estratégias
institucionais de longo prazo. Nesse planejamento, a TI é analisada
como componente da estratégia geral da organização, sendo
importante a identificação de objetivos de TI que estejam alinhados
aos objetivos estratégicos organizacionais. Um modelo de
referência simples, porém eficaz, para estabelecimento do
alinhamento estratégico entre a TI e o negócio corporativo consiste
na identificação de necessidades de informação e respectivas
necessidades de serviços de TI, a partir das estratégias
organizacionais, conforme ilustrado na figura a seguir.
Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, a respeito desse planejamento e do alinhamento de TI e
negócio buscado nesse processo.
Estratégias organizacionais são identificadas a partir do planejamento estratégico institucional, de modo que a não elaboração desse planejamento pela organização impossibilita o reconhecimento de suas necessidades de informação alinhadas com as necessidades de negócio.
Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem
A meta do gerenciamento de acesso da ITIL é prevenir incidentes recorrentes.