Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um escritório de projetos (project management office – PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.



As atribuições de um PMO incluem o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos e a responsabilidade pelo gerenciamento direto de um projeto.

A respeito de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

O portfólio de TI, metodologia para a priorização dos investimentos de TI, baseia-se no retorno de projetos e ativos e no seu alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio da organização.

Julgue os itens a seguir, a respeito do PMBOK.

O ciclo de vida do projeto geralmente define que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase, o que está envolvido na fase e o seu controle.

Julgue os itens a seguir, a respeito do PMBOK.

Os cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos do PMBOK são Iniciação, Controle, Planejamento, Execução e Encerramento, nessa ordem.

Em relação a cronograma e EAP, julgue os itens a seguir.

A EAP auxilia na identificação de mudanças no escopo do projeto, o que facilita o entendimento e a análise de impactos que essas mudanças possam gerar no projeto.

A gerência de projetos aplica conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades para atingir um ou mais objetivos, com base em recursos disponíveis e sua alocação. Julgue os seguintes itens, relativos à gerência de projetos e à alocação de recursos.

Segundo a estrutura analítica do projeto (EAP), a gestão de tempo não só descreve os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados, como também define os pacotes de trabalho e a correspondente alocação de recursos necessários.

Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.

No PMBOK, o gerenciamento do tempo do projeto é composto pelos seguintes processos: definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar a duração das atividades, estimar os recursos das atividades, desenvolver cronograma, controlar cronograma e revisar periodicamente o cronograma.

No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue os seguintes itens.

O planejamento de marketing de serviços visa consolidar um conjunto de atividades relacionadas com o mercado, sendo necessário especificar os programas de marketing para atender aos objetivos da organização, respeitada a sua realidade financeira e de capacitação humana.

Julgue os itens seguintes à luz do ITIL, versão 3.

A realização do gerenciamento do catálogo de serviço garante uma fonte única de informações sobre todos os serviços que estão operacionais e sobre os que estão sendo preparados para entrar em operação, sendo esse gerenciamento subdivido em serviços de negócio e serviços técnicos.

Para atender aos objetivos de negócios, as informações

precisam se adequar a certos critérios de controles, aos

quais o CobiT denomina necessidades de informação da

empresa. Baseados em abrangentes requisitos de qualidade,

guarda e segurança, sete critérios de informação

distintos e sobrepostos são definidos. Relacione tais crité-

rios às respectivas características.

1.Efetividade.

2.Eficiência.

3.Confidencialidade.

4.Disponibilidade.

5.Conformidade.

6.Confiabilidade.

7.Integridade.

( ) Entrega da informação através do melhor (mais produtivo

e econômico) uso dos recursos.

( ) Disponibilidade da informação quando exigida pelo

processo de negócio hoje e no futuro. Também está

ligada à salvaguarda dos recursos necessários e capacidades

associadas.

( ) Fidedignidade e totalidade da informação bem como

sua validade de acordo com os valores de negócios e

expectativas.

( ) Entrega da informação apropriada para os executivos

para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades

fiduciárias e de governança.

( ) Proteção de informações confidenciais para evitar a

divulgação indevida.

( ) Lida com a informação relevante e pertinente para o

processo de negócio bem como está sendo entregue

em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.

( ) Lida com a aderência a leis, regulamentos e obrigações

contratuais aos quais os processos de negócios estão

sujeitos, isto é, critérios de negócios impostos externamente

e políticas internas.

A sequência está correta em

Existem vários processos ITIL que constam da fase de

Operação de Serviços (Service Operation). Alguns

desses processos inclusos são:

O princípio básico do modelo CobiT 4.1, pode ser

ilustrado por meio do Cubo do CobiT. Esse cubo é um

modelo que representa como se interrelacionam os

componentes:

No que se refere a gerenciamento de serviços (ITIL, versão 3) e
governança de tecnologia da informação (COBIT), julgue os itens
subsequentes.

O processo de gerenciamento de problema, no ITIL, tem como principal objetivo solucionar imediatamente cada incidente reportado, mesmo que, para isso, seja necessário criar solução temporária ou de contorno.

A respeito do gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.

Para se desenvolver o termo de abertura de um projeto, devem ser considerados fatores que possam influenciá-lo, como condições de mercado e padrões governamentais e industriais.

O diagnóstico das necessidades de informação

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282