Um escritório de projetos (project management office PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.
As atribuições de um PMO incluem o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos e a responsabilidade pelo gerenciamento direto de um projeto.
A respeito de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
O portfólio de TI, metodologia para a priorização dos investimentos de TI, baseia-se no retorno de projetos e ativos e no seu alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio da organização.
Julgue os itens a seguir, a respeito do PMBOK.
O ciclo de vida do projeto geralmente define que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase, o que está envolvido na fase e o seu controle.
Julgue os itens a seguir, a respeito do PMBOK.
Os cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos do PMBOK são Iniciação, Controle, Planejamento, Execução e Encerramento, nessa ordem.
Em relação a cronograma e EAP, julgue os itens a seguir.
A EAP auxilia na identificação de mudanças no escopo do projeto, o que facilita o entendimento e a análise de impactos que essas mudanças possam gerar no projeto.
A gerência de projetos aplica conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades para atingir um ou mais objetivos, com base em recursos disponíveis e sua alocação. Julgue os seguintes itens, relativos à gerência de projetos e à alocação de recursos.
Segundo a estrutura analítica do projeto (EAP), a gestão de tempo não só descreve os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados, como também define os pacotes de trabalho e a correspondente alocação de recursos necessários.
Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.
No PMBOK, o gerenciamento do tempo do projeto é composto pelos seguintes processos: definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar a duração das atividades, estimar os recursos das atividades, desenvolver cronograma, controlar cronograma e revisar periodicamente o cronograma.
No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue os seguintes itens.
O planejamento de marketing de serviços visa consolidar um conjunto de atividades relacionadas com o mercado, sendo necessário especificar os programas de marketing para atender aos objetivos da organização, respeitada a sua realidade financeira e de capacitação humana.
Julgue os itens seguintes à luz do ITIL, versão 3.
A realização do gerenciamento do catálogo de serviço garante uma fonte única de informações sobre todos os serviços que estão operacionais e sobre os que estão sendo preparados para entrar em operação, sendo esse gerenciamento subdivido em serviços de negócio e serviços técnicos.
Para atender aos objetivos de negócios, as informações
precisam se adequar a certos critérios de controles, aos
quais o CobiT denomina necessidades de informação da
empresa. Baseados em abrangentes requisitos de qualidade,
guarda e segurança, sete critérios de informação
distintos e sobrepostos são definidos. Relacione tais crité-
rios às respectivas características.
1.Efetividade.
2.Eficiência.
3.Confidencialidade.
4.Disponibilidade.
5.Conformidade.
6.Confiabilidade.
7.Integridade.
( ) Entrega da informação através do melhor (mais produtivo
e econômico) uso dos recursos.
( ) Disponibilidade da informação quando exigida pelo
processo de negócio hoje e no futuro. Também está
ligada à salvaguarda dos recursos necessários e capacidades
associadas.
( ) Fidedignidade e totalidade da informação bem como
sua validade de acordo com os valores de negócios e
expectativas.
( ) Entrega da informação apropriada para os executivos
para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades
fiduciárias e de governança.
( ) Proteção de informações confidenciais para evitar a
divulgação indevida.
( ) Lida com a informação relevante e pertinente para o
processo de negócio bem como está sendo entregue
em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.
( ) Lida com a aderência a leis, regulamentos e obrigações
contratuais aos quais os processos de negócios estão
sujeitos, isto é, critérios de negócios impostos externamente
e políticas internas.
A sequência está correta em
Existem vários processos ITIL que constam da fase de
Operação de Serviços (Service Operation). Alguns
desses processos inclusos são:
O princípio básico do modelo CobiT 4.1, pode ser
ilustrado por meio do Cubo do CobiT. Esse cubo é um
modelo que representa como se interrelacionam os
componentes:
No que se refere a gerenciamento de serviços (ITIL, versão 3) e
governança de tecnologia da informação (COBIT), julgue os itens
subsequentes.
O processo de gerenciamento de problema, no ITIL, tem como principal objetivo solucionar imediatamente cada incidente reportado, mesmo que, para isso, seja necessário criar solução temporária ou de contorno.
A respeito do gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.
Para se desenvolver o termo de abertura de um projeto, devem ser considerados fatores que possam influenciá-lo, como condições de mercado e padrões governamentais e industriais.
O diagnóstico das necessidades de informação