Acerca de DevOps e da gestão ágil de projetos com Scrum, julgue os itens subsequentes.
Uma nova sprint inicia imediatamente após a conclusão da sprint anterior. Uma sprint pode ser cancelada antes do seu time-box terminar, porém, a autoridade para cancelar é exclusiva do product owner.
Julgue os próximos itens, a respeito da gestão de riscos.
Todos os riscos de segurança da informação identificados deverão ser tratados, visto que qualquer risco não tratado constitui uma falha de segurança
A respeito de gestão de continuidade de negócio (GCN), julgue os itens que se seguem.
O processo de GCN não deve prever a recuperação da perda de ativos da informação e a redução de seu impacto sobre a organização.
Com relação ao PMBOK 5, julgue os itens subsequentes.
Uma estimativa de ordem de magnitude é realizada durante o grupo de processos de planejamento.
Com referência à gestão de projetos com Scrum e ao desenvolvimento de arquitetura corporativa em TOGAF, julgue os itens que se seguem.
Além de padronizar um método para o desenvolvimento de uma arquitetura empresarial, também é objetivo do TOGAF garantir a reutilização de ativos de processos.
Em relação aos processos de negócio, julgue os itens a seguir.
A classificação dos processos durante sua identificação é importante para avaliar como eles impactam nos resultados da organização.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas empregadas na modelagem e na melhoria de processos de negócio.
O desempenho de processos pode ser medido pela metodologia
ABC (activity based costing), que se baseia nas atividades
desenvolvidas no processo, identificando e alocando custos.
Segundo o ITIL, acordos de nível de serviço (SLA – service level agreement) podem ser estabelecidos entre o cliente e o provedor de serviço, com o intuito de descrever os serviços de TI, documentar as metas do nível de serviço e definir as responsabilidades dos envolvidos. A respeito desses acordos, assinale a opção correta.
Os caminhos evolutivos adotados pelas organizações para melhorar a qualidade do desenvolvimento e da manutenção de softwares são avaliados em níveis. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta, segundo a estrutura do CMMI, versão 1.3.
Com relação ao Modelo de referência COBIT 4.1, de Governança de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) COBIT considera as atividades de TI como um modelo de processos genéricos, que são distribuídos por quatro domínios, que procuram representar o ciclo de vida de um serviço de TI. Esses domínios são denominados: Definir Estratégia, Desenhar Serviço, Entregar Serviço e Monitorar Serviço. ( ) COBIT identificou 34 processos de TI geralmente utilizados. Embora a maioria das organizações possua processos nos quatro domínios em que eles são organizados, poucas terão a mesma estrutura de processos ou aplicarão todos os 34 processos. Portanto, nem todos os processos do COBIT precisam ser aplicados, e eles podem ser combinados conforme as necessidades de cada empresa. ( ) COBIT prescreve que a estratégia da empresa deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos de negócios para TI. Estes objetivos devem levar a uma clara definição dos objetivos próprios da área de TI, fazendo com que os objetivos do negócio tenham precedência sobre os objetivos da área de TI. Mesmo quando o negócio da empresa é de prestação de serviços de TI, esta recomendação deve ser rigorosamente respeitada. As afirmativas são, respectivamente,
O método é uma ferramenta importante para a implantação de um sistema de gestão
eficaz.
Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de método.
A biblioteca ITIL descreve alguns ciclos. Assinale a alternativa que lista de forma CORRETA as etapas do ciclo de Deming.
Uma das tarefas da Gestão de Requisitos é a construção de tabelas de rastreamento como facilitadoras do processo. O uso destas tabelas, descritas por Presmman, tem como função
Com relação ao conceito de Acordo de Nível de Serviço
(ANS) existente no modelo ITIL para um Provedor de
Serviços de TI, analise as afirmativas a seguir.
I. No caso de ocorrência de um desastre, um ANS pode
conter uma referência a como acionar os Planos de
Continuidade de Negócios da organização, uma vez
que o Provedor de Serviços de TI não deve possuir
nenhum plano específico de continuidade de serviços
apenas de TI, porque não há sentido em dar
continuidade a serviços de TI sem uma continuidade
nas Unidades de Negócio usuárias.
II. Um item fundamental para um ANS é o da
confiabilidade do Serviço de TI. Ele resulta de
avaliações técnicas quantitativas do tipo Tempo
Médio Entre Falhas (TMEF) e Tempo Médio Entre
Incidentes de Serviço (TMEIS). O processo de
Gerenciamento de Disponibilidade é o responsável
pelo estabelecimento dessas métricas e pelos
relatórios correspondentes.
III. Um ANS pode fixar metas (prazos máximos) para
aprovação, processamento e implementação de
Requisições de Mudança (RDM) por parte do
Provedor de Serviços de TI. Essas metas podem ser
calculadas em função de uma categorização de
mudanças, combinada com critérios de urgência e/ou
prioridade da mudança.
Assinale:
O critério de informação do Cobit 4.1 que relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança é a: