No Cobit 4.1, são considerados recursos de TI:
A responsabilidade pela governança de TI é do (a)
Os recursos de TI identificados no CobiT 4.1 são
No Cobit 4.1 são definidos critérios de informação. O critério de informação que se relaciona com a entrega da informação através do melhor (mais produtivo e econômico) uso dos recursos é a
Em uma implementação satisfatória do gerenciamento de configuração (configuration management) aderente ao CMMI, deve ser alcançada a meta específica com o estabelecimento de linhas de base (establish baselines).
O desenvolvimento de requisitos aderente ao CMMI é responsável por gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produto dos projetos de software a desenvolver.
Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.
A operação de serviços (service operation) no ITIL V3, agrega uma série de processos que apresentam elevada sobreposição de finalidades com as áreas de processo de entrega e suporte de serviços de TI presentes no COBIT 4.1, especialmente DS3 gerência, desempenho e capacidade.
Acerca de gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 4 e de sua relação com a gestão estratégica da organização, seu gerenciamento de serviços, sua Governança de TI e qualidade de seu software, julgue os itens que se seguem.
O método do caminho crítico tem aplicabilidade direta no processo de desenvolvimento de cronograma.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 27 a 31.
No planejamento estratégico de TI da organização, a formulação da estratégia não desenvolve definições subordinadas de missão e visão, uma vez que tais construtos devem ter sido criados no planejamento estratégico de negócio da organização.
De acordo com a instrução normativa MP nº 2, de 30 de abril de 2008:
Segundo o ITIL v3, como estão organizadas as cinco etapas do ciclo de vida dos serviços de TI?
Associe os termos aos conceitos que os definem corretamente:
I. ITIL.
II. OWASP.
III. ISO/IEC 27001.
( ) Conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa.
( ) Organização focada em melhorar a segurança de softwares, em especial os softwares baseados na web.
( ) Modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).
Está CORRETA a seguinte seqüência de respostas:
Muitas empresas estão adotando a terceirização dos serviços de TI. Podem ser citados diversos benefícios que justificam esse procedimento, tal como
O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido. Segundo o COBIT, o processo Definir um Plano Estratégico deve satisfazer aos seguintes requisitos do negócio para a TI:
Sobre COBIT, PMBOK e ITIL, considere:
I. São modelos exclusivos que funcionam melhor quando utilizados separadamente.
II. O PMBOK auxilia os profissionais de projetos a gerenciarem os programas e projetos da empresa com qualidade.
III. O COBIT estabelece objetivos de controle que servem como base para medir a maturidade e conformidade da TI com o negócio.
IV. O principal objetivo das práticas do ITIL é garantir o sucesso da entrega de produtos e serviços de TI, a partir da perspectiva das necessidades do negócio.
Está correto o que se afirma em