Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de
tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.
O livro de estratégia de serviço, que consiste no núcleo de condução das atividades do ITIL versão 3, é o livro que norteia os demais livros (desenho de serviço, transição de serviço e operação de serviço). Já o livro denominado melhoria contínua de serviço abrange todos os processos.
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
O plano de gerenciamento do projeto, que é o documento formal no qual é especificado como o projeto deve ser executado, controlado e monitorado, pode ser formado por um ou mais planos de gerenciamento auxiliar, como é o caso do plano de gerenciamento da qualidade.
Com relação aos conceitos básicos de governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens seguintes.
Define-se governança de TI como o conjunto de atitudes, referentes aos relacionamentos e processos, orientados à direção e ao controle operacional da organização na realização de seus objetivos, por meio do adicionamento de valor e do equilíbrio dos riscos em relação ao retorno propiciado pela área de TI e pelos seus processos.
Para alcançar um determinado nível de maturidade, segundo o CMMI, a área de processo gestão de risco tem foco
Na elaboração de um Plano Estratégico de TI, as necessidades de recursos computacionais ou de informática serão definidas diretamente a partir
No modelo MPS.Br (ref. Guia Geral, v.1.2), o nível de maturidade G tem, em sua composição, os processos
No CMMI (V1.2), a área de processo denominada Causal Analysis and Resolution está associada às respectivas categoria e nível de maturidade:
No ITIL V3, o processo Gerenciamento do Conhecimento é classificado como pertencente ao Estágio do Ciclo de Vida de Serviço denominado
Analise as seguintes afirmativas sobre os conceitos de governança de TI, com base no framework do COBIT.
I. O conselho de diretoria e o corpo executivo são responsáveis pela governança de TI, o que envolve estruturas e processos que direcionam a organização na direção de alcançar seus objetivos. Para isto, são utilizados os seguintes princípios: Direção e Controle, Responsabilidade, Prestação de Contas e Atividades.
II. O modelo de maturidade nível 3 (Definido) está associado a um processo estar padronizado, documentado e comunicado.
III. Para mapear as 17 metas de negócio o COBIT utiliza a metodologia de Balance Score Card, que permite mapear a estratégia de uma organização em objetivos, através de indicadores de desempenho distribuídos em 4 perspectivas: Aprendizado e Crescimento, Processo Interno, Cliente, Financeira.
Marque a alternativa CORRETA:
Em sua configuração padrão, os modelos gerados pelo Enterprise Architect versão 9 são armazenados como ................ Portanto, eles podem ser armazenados em mecanismos de ................... como o ................
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
O objetivo de negócio Reduzir Custos de Processos, segundo o COBIT, é atendido adequando-se ao critério de informação:
Os modelos CMMI refletem os níveis de capacidade e os níveis de maturidade avaliados, respectivamente, numa escala de
No CMMI (ref V1.2), a área de processo Gerenciamento da Configuração está associada, respectivamente, na categoria e nível de maturidade
Dentro do gerenciamento de mudanças do ITIL, considere:
I. RFC - Request for Change.
II. FSC - Foward Schedule of Changes.
III. PSA - Project Service Availability.
IV. SLA - Service Level Agreement.
É correto que
Para o ITIL, a melhoria contínua constitui um dos elementos do ciclo de vida dos serviços e utiliza-se de métricas, para mensurar e estabelecer metas que demonstrem a maturidade e o desempenho dos serviços. Os principais tipos de métricas definidos pelo ITIL, na melhoria de serviço continuada, são os correlacionados aos números:
1. Métricas de processo.
2. Métricas de fornecedor.
3. Métricas de serviço.
4. Métricas de Tecnologia.
5. Métricas de Negócio.
Assim, a alternativa que contém a resposta correta é a