O COBIT pode ser utilizado em conjunto com outros padrões,
como o ITIL e ISO 27001, de maneira a:
Um cliente de uma empresa de serviços de TV por assinatura derruba, acidentalmente, o equipamento de recepção de sua residência. Ao tentar religar o aparelho, nada mais parece funcionar, com tudo indicando que houve um problema ou mudança na configuração com a queda. O cliente decide, então, acionar o serviço de atendimento ao consumidor. De acordo com as melhores práticas definidas pela ITIL, identifique o processo que deverá ser responsável por tratar inicialmente a demanda do cliente.
O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é, ao mesmo tempo, um movimento para melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processo.
Guia MPS.BR (SOFTEX)
Com relação às suas características, o MPS.BR
No aprimoramento da gestão de uma organização, o Cobit 4
(Control Objectives for Information and Related Technology,
versão 4) pode servir como modelo de controle interno na
governança de tecnologia da informação (TI). Acerca desse
modelo, julgue os seguintes itens.
Para se avaliar se a força de trabalho está habilitada a utilizar os sistemas de TI de maneira segura, deve-se empregar o domínio Monitorar e Avaliar, do Cobit, que trata mais diretamente dessa questão.
Nível do CMMI (Capability Maturity Model Integration) caracterizado como gerido, cujos processos são previsíveis:
A área de foco da governança de TI, no COBIT, denominada Alinhamento Estratégico, tem relacionamento primário com processos de TI mapeados
Analisando as afirmações seguintes, relativas ao modelo de referência CMMI,
I. É um modelo que classifica a maturidade do processo de desenvolvimento adotado na empresa.
II. Apresenta quatro níveis de maturidade do processo, sendo o último nível um indicativo de que há evidências quantitativas para acompanhar e monitorar o projeto.
III. O único objetivo do CMMI é melhorar a qualidade do software produzido, sem que necessariamente isso reflita no processo de desenvolvimento.
IV. O último nível do CMMI é conhecido como nível de melhoria contínua, ou nível em otimização.
verifica-se que
O processo Gerenciar os Recursos Humanos de TI (PO7) pertence ao domínio CobiT (ref V4.1)
O processo ITIL, responsável por registrar o relacionamento entre componentes de serviço, é denominado de Gerenciamento de
Acerca dos domínios do COBIT, julgue os itens seguintes.
Para o gerenciamento do processo denominado Identificar Soluções Automatizadas, determina-se uma métrica capaz de auferir o percentual de usuários satisfeitos com as funcionalidades entregues.
Com base nas práticas do ITIL V3, julgue os itens seguintes.
O gerenciamento de configurações é o processo para a identificação de todos os itens de configuração necessários à entrega dos serviços de TI.
Julgue os itens subsequentes, relativos a governança de tecnologia
da informação (TI) e modelo COBIT 4.1.
Na governança de TI, gerenciar mudanças, identificar soluções automatizadas e gerenciar investimentos são processos do domínio adquirir e implementar.
A respeito de planejamento estratégico de tecnologia da
informação (TI), gerenciamento de serviços, gestão de
segurança da informação e governança de TI, julgue os itens
a seguir. Nesse sentido, considere que o ITIL, sempre que
citado, refere-se à versão 3.
Adquirir e manter a infraestrutura tecnológica é o processo do ITIL que descreve as etapas para aquisição, implementação e atualização da infraestrutura, incluindo o gerenciamento de todos os programas e projetos de tecnologia da informação.
NÃO se trata de um processo no contexto da institucionalização de processos CMMI:
Julgue os itens subsequentes, referentes ao COBIT.
Caso um gestor eleve o nível de maturidade de seus processos de 2 para 3, ele estará realizando uma ação em que os processos, por seguirem um padrão de regularidade, precisam atingir um nível em que sejam monitorados e medidos.