A direção de uma empresa designou uma equipe de
analistas para garantir a qualidade dos sistemas de informação em
produção na entidade. Para cumprir suas atribuições, a equipe
recorreu a diversas técnicas e metodologias para a avaliação da
qualidade do desenvolvimento de software.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem
Segundo o CMMI para desenvolvimento versão 1.3, o foco de um processo de nível de capacidade 5 é a melhoria contínua do desempenho de processo, seja por meio de melhorias incrementais, seja pela inovação.
Segundo o ITIL, as métricas que devem ser monitoradas e reportadas para julgar a eficiência e a eficácia do processo de Gerenciamento de Incidentes, e sua operação, devem incluir:
I. Número total de incidentes
II. Custo médio por incidente.
III. Número e percentual de incidentes categorizados corretamente.
É correto o que consta em
O domínio Planejamento e Organização do Cobit
Segundo o MPS.BR, a capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processos descritos em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o
O CobiT
Considerando o Control Objectives for Information and related Technology (CobiT®), assinale a alternativa correta.
O processo de Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI, no ciclo de vida dos serviços baseados no ITIL, é executado na fase de
Um plano de tratamento de riscos que identifique a ação de gestão apropriada, recursos, responsabilidades e prioridades para a gestão dos riscos de segurança deve ser formulado, no Sistema de Gestão de Segurança da Infor- mação (SGSI), nas fases
Considere os seguintes objetos:
I. Apenas uma Solução de Tecnologia da Informação em um único contrato.
II. Gestão de processos de tecnologia da informação.
III. Gestão de segurança da informação.
IV. Suporte técnico aos processos de planejamento.
V. Avaliação da qualidade das Soluções de Tecnologia da Informação.
Poderá ser objeto de contratação, segundo a Instrução Normativa No 4/2010, APENAS o que consta em
Transferir o conhecimento ao gerenciamento do negócio para permitir que este assuma a propriedade do sistema e dados, bem como exerça suas responsabilidades nos processos de entrega, qualidade de serviço, controles internos e administração da aplicação. No domínio Adquirir e Implementar do COBIT trata-se de um objetivo detalhado do processo
No Cobit 4.0,
I. o domínio Planejar e organizar aborda táticas e estratégias para identificar a melhor forma de como a TI irá ajudar no atingimento dos objetivos organizacionais.
II. processos, tais como, Identificar soluções automatizadas, Gerenciamento de mudanças e Habilitar operações e uso, integram o domínio Adquirir e Implementar.
III. o estabelecimento de um framework de governança, situado no domínio Entrega e Suporte, inclui, a definição das estruturas organizacionais, processos, lideranças, papéis e responsabilidades para garantir que os investimentos da organização em TI estarão alinhados e entregues de acordo com as estratégias e objetivos.
IV. o domínio Monitorar e Avaliar inclui processos para gerenciamento efetivo da performance de TI; o monitoramento de exceções, resultados de auto-avaliações e revisões de terceiros; e de revisão independente para garantir a conformidade com leis e órgãos reguladores.
Está correto o que se afirma, APENAS, em
O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define sete níveis de maturidade, dentre os quais estão os níveis:
O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo que guia a melhoria dos processos organizacionais. O projeto de implantação do CMMI-DEV é realizado com base na representação estagiada, no nível 2 de maturidade, e visa estabelecer a execução de práticas inerentes às áreas de processos, ilustradas na figura. 
Dois processos são descritos a seguir. Observe.
I. Tem por objetivo orientar os gerentes de projeto no planejamento para o esforço, custo, orçamento, recursos, riscos e qualidade, para um projeto de desenvolvimento de software.
,
II. Tem por objetivo estabelecer práticas para gerenciamento das mudanças nos requisitos que poderão ocorrer em qualquer ponto de execução em um processo de desenvolvimento de software.
Esses processos são denominados, respectivamente,
Na publicação Operação de Serviço, o processo Cumprimento de Requisição tem como objetivo
São processos da fase de Gerenciamento do Contrato: