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A sigla CHA descreve os seguintes critérios da competência:

A cognição social é um aspecto da consciência interpessoal que representa a capacidade de conhecer como o mundo social funciona. O profissional que possui essa habilidade pode perceber, em seu ambiente de trabalho, quais as correntes de interesses implícitas na organização, atuando dentro da instituição com bom desempenho como um agente:

Do ponto de vista individual, a motivação consiste na busca pela satisfação de necessidades. Considerando-se a hierarquia de necessidades típica dos seres humanos, é correto afirmar que necessidades

A Gestão de Pessoas trabalha os objetivos organizacionais, contextualizando as pessoas como seres humanos, através de conceitos básicos sobre cada colaborador. Analise as assertivas abaixo sobre os conceitos de gestão de pessoas que são levados em conta para o objetivo comum da empresa e assinale a alternativa correta.

Frederico, na pandemia, teve que coordenar uma equipe formada em sua maioria por profissionais do sexo feminino e o resultado da sua atuação foi insatisfatório, pois, ao invés de ter uma postura de liderança ele manifestou uma postura arrogante, como se fosse o único detentor de todos os saberes e conhecimentos sobre aquele trabalho, o que afetou a sua interação e o seu diálogo com a equipe. Por ter dificuldade de lidar com a alteridade grupal e não agir de modo integrativo, o profissional optou por se:

Assinale a opção que indica a etapa de gestão de processos que consiste no acompanhamento contínuo da sua execução, de forma a permitir a identificação e a correção de desvios verificados, e na qual são conhecidos os primeiros feedbacks dos resultados dos processos, de seus pontos fortes, de seus pontos fracos e das necessidades de melhoria.

Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.

A entrevista diretiva é aquela com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livre por parte do candidato.

No início dos estudos sobre a administração, as pessoas eram tidas como apêndice da máquina, e o grande foco assentava-se sobre a eficiência produtiva. Naquela época, administrar pessoas estava muito relacionado a obter o máximo de eficiência produtiva. Atualmente, a gestão de pessoas está muito mais avançada, e ela busca maximizar o retorno, tanto da organização quanto das pessoas que nela trabalham. Assim, busca gerir competências para o sucesso da estratégia organizacional. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

  1. A moderna gestão de pessoas visa servir como base para que a organização possa atuar conforme sua missão e realizar a sua visão de futuro.
  2. No início da revolução industrial, as pessoas não tinham grande relevância no contexto dos negócios, sendo tratadas normalmente como mão de obra.
  3. Na era da informação, as pessoas são vistas como prioridade para o alcance dos objetivos organizacionais.
  4. Um dos objetivos da gestão de pessoas na era da informação é construir equipes e organizações de excelência.

Quais estão corretas?

A avaliação de desempenho realizada de forma circular por todos os elementos que mantêm algum tipo de interação com a pessoa que está sendo avaliada é denominada

A direção de determinado órgão público solicitou ao setor de gestão de pessoas que implementasse a gestão por competências como uma das bases para a gestão organizacional e dos processos de gestão de pessoas.


Considerando essa situação, assinale a opção correta.

Quanto às relações humanas, julgue:

De acordo com Moscovici, existem dois componentes da competência interpessoal que são fundamentais: a percepção e a habilidade propriamente dita. A percepção envolve a capacidade de se entender qual é a realidade das situações interpessoais. Uma pessoa com alta percepção consegue compreender a si mesma
(suas qualidades e limitações) e aos outros. Já a
habilidade propriamente dita envolve uma capacidade
de se comportar sempre de maneira adequada diante
dos outros, de modo que o relacionamento entre as
pessoas seja duradouro e satisfatório.

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

De acordo com a conceituação e a classificação de conflitos, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional.

Quanto a desempenho profissional, julgue:

A gestão de desempenho faz parte de um processo maior de gestão organizacional, à medida que, por intermédio de técnicas de planejamento, acompanhamento e avaliação sistemáticos aplicados nos diversos níveis de organização, permite rever estratégias, objetivos, processos de trabalho e políticas de recursos humanos, entre outros, não cabendo a ela nenhum tipo de correção de desvios organizacionais.

O recrutamento e a seleção têm por objetivo encontrar as pessoas certas para ocupar as vagas abertas em uma organização. Considerando essa informação, julgue o item.

Para que o recrutamento seja efetivo, é importante que o recrutador tenha a descrição do cargo, que é o resumo escrito das qualificações necessárias para ocupá‐lo.

O gestor de pessoas de uma instituição pública observou, durante a fase inicial da formação de uma equipe de trabalho para um novo projeto, que precisava exercer um tipo de liderança mais

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