Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Boas relações com o chefe e com os colegas de trabalho podem ser entendidas como fatores motivacionais relacionados às necessidades sociais, segundo Maslow, ou às necessidades de crescimento, conforme Alderfer.
Com relação à gestão de pessoas, à função do órgão de recursos humanos e às teorias da administração ligadas a esses aspectos, julgue os itens seguintes.
Administração de recursos humanos e gestão de pessoas são termos teoricamente distintos, especialmente com relação ao ajustamento vertical entre objetivos organizacionais e individuais.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a
seguir
Na seleção de pessoas, busca-se alinhar duas dimensões do desempenho no trabalho: as características do “posso fazer" e as do “quero fazer" apresentadas por candidatos nos processos seletivos.
Na administração pública, as atividades de gestão de pessoas
incluem tanto funções típicas de departamentos de pessoal como de
unidades de administração de recursos humanos. Com referência
aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas,
julgue os itens seguintes.
No conceito tradicional de gestão de pessoas, o contexto
psicológico, social e material do trabalho constitui o principal
alvo das políticas e das práticas de administração de recursos
humanos.
Na administração pública, as atividades de gestão de pessoas
incluem tanto funções típicas de departamentos de pessoal como de
unidades de administração de recursos humanos. Com referência
aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas,
julgue os itens seguintes.
Os especialistas das unidades de administração de recursos
humanos são responsáveis pela formulação, avaliação e revisão
das políticas e das práticas de gestão de pessoas, ao passo que
os gestores organizacionais são responsáveis pela
implementação de soluções delineadas nessas unidades
de administração de recursos humanos.
Julgue os próximos itens, referentes a comportamento
organizacional.
Um sistema de recompensas somente motivará o funcionário
a trabalhar melhor se oferecer–lhe condições de aprimorar seus
desempenhos, estimulá–lo a desejar as recompensas e
disponibilizar um ambiente físico e psicologicamente
apropriado para que o funcionário exerça suas atividades.
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Senso de responsabilidade e autonomia de membros de uma equipe motivam os demais componentes da equipe, uma vez que, por meio de tais características, criam–se condições para a realização de um trabalho desafiador com oportunidade de aplicação de habilidades e talentos mais complexos.
Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação
e liderança.
Entre os principais estilos de liderança observados
nas organizações, incluem–se o estilo voltado para as tarefas,
em que o líder se preocupa em estruturar o seu papel e o de
seus subordinados, designando os empregados para
a realização de tarefas, objetivos e metas organizacionais;
o estilo voltado para relacionamentos, em que predominam
relações com base na confiança mútua e na amizade com
os subordinados; e o estilo voltado para a situação, o qual
se baseia nas características do líder e do contexto à sua volta.
O Estágio Probatório é o período pelo qual o servidor público concursado de provimento efetivo passa por um processo de avaliação para verificação da adaptabilidade das características do servidor ao cargo. Durante esse período, sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Dentre as alternativas a seguir, marque a que indica um dos fatores a ser observado durante o período do estágio probatório.
Acerca da capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
Somente será autorizado o afastamento para treinamento regularmente instituído para a realização de estágio, quando o horário desse evento de capacitação inviabilizar o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor, observado o prazo de até seis meses.
São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto:
No que se refere a gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla GESPUBLICA, sempre que utilizada, refere–se a Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Nas organizações, a gestão de pessoas direcionada às questões da diversidade representa um desafio para os administradores devido ao fato de eles terem de administrar diferentes culturas, sexualidades, espiritualidades, linguagens e idades.
Julgue os itens a seguir, com relação a gestão de pessoas.
O chefe de um setor que adota o estilo de administração de
conflito denominado colaboração, ao gerenciar um conflito,
tende a ignorá–lo, de modo a esperar que tal conflito
desapareça, ou então usará o sigilo para evitar a confrontação.
Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos,
julgue os itens seguintes.
Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma
unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins
de mensuração do rendimento de seus subordinados em
determinado período de tempo.
Considere que os servidores de um órgão público devem ser avaliados em função do próprio desempenho nas atividades realizadas. O método de avalização escolhido pelo órgão é conhecido como avaliação 360º. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta uma desvantagem desse método.