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No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.

O mundo das organizações é rodeado de conflitos, constantes choques de interesses individuais e, por vezes, choque entre o interesse individual e o organizacional. A ética é uma peça fundamental para regular tais relações, inserindo limites e parâmetros a serem seguidos.

Nas relações comerciais entre países, qualquer ruído comunicacional pode interferir em alguma operação relevante para as empresas.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

O desenvolvimento de atitudes constitui conteúdo do treinamento que abrange o desenvolvimento ou a modificação de comportamentos relacionados à melhoria das relações e à sensibilidade das pessoas com relação aos clientes internos e externos.

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

As organizações atuais têm buscado a modernização de suas estruturas organizacionais em virtude da mudança na relação de trabalho entre gestores e colaboradores. Desse modo, uma alternativa para a melhoria das relações de trabalho seria eliminar modelos autocráticos de gestão.

A cultura organizacional é a maneira como costumeira ou tradicionalmente as pessoas se comportam nas organizações,como pensam e como agem de maneira informal. Ao observar os três níveis da cultura organizacional verificase um nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, que é o nível:

Analise as teorias da motivação do comportamento

humano na primeira coluna, correlacione com a

correspondente explicação na segunda coluna e assinale

a opção correta.

Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes?

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?

Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos (ARH) está sendo substituída por expressões como gestão de pessoas (GP), gestão com pessoas, gestão do talento humano, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital humano. As denominações evidenciam os saltos gradativos da área de recursos humanos. Assinale a opção com a característica da abordagem de gestão de pessoas.

O aprimoramento das competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho, é caracterizado por um processo de desenvolvimento de equipes de trabalho. Quais são os fatores críticos de desempenho que caracterizam um grupo de alto desempenho ou uma equipe de trabalho?

A teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas criou novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até, então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do homo economicus, o trabalhador passou a ser visto como “homo social".

A assertiva que não caracteriza o “homo social" é

A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano.

Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.

I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e

fortalecido em sua autoestima.

II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da

aprovação de outras pessoas.

III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada.

Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.

Com relação às boas práticas de relações humanas em empresas, considere as afirmativas a seguir. I. Evitar cortar a palavra a quem fala; esperar sua vez.
II. Evitar tomar a responsabilidade atribuída a outro, a não ser a pedido deste ou em caso de emergência.
III. Procurar conhecer os membros da sua equipe, a fim de compreendê-los e de se adaptar à personalidade de cada um.
IV. Dizer categoricamente o que pensa, especialmente quando discordar de algo ou achar que alguém está errado.
Assinale a alternativa correta.

As recentes mudanças que ocorrem no mundo moderno provocam diversas alterações nas empresas. Uma das mais significativas alterações sobre alguns "entendimentos" que se tinha e que atualmente se tem, no que diz respeito à Área de Recursos Humanos, é:

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