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Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A personalidade, na perspectiva psicodinâmica, baseia-se na definição que o indivíduo faz de seus próprios comportamentos, resultante de tendências inatas e da experiência vivida.

A cultura organizacional é a maneira como costumeira ou tradicionalmente as pessoas se comportam nas organizações,como pensam e como agem de maneira informal. Ao observar os três níveis da cultura organizacional verificase um nível que define as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, que é o nível:

Analise as teorias da motivação do comportamento

humano na primeira coluna, correlacione com a

correspondente explicação na segunda coluna e assinale

a opção correta.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

A autoliderança é um conceito inaplicável, visto que é preciso

pelo menos dois indivíduos para se estabelecer o processo de

liderança.

Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes?

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A implementação de um programa de benefícios sociais se

justifica na medida em que os investimentos tendem a retornar

para a organização mediante a maior motivação para o

trabalho, o aumento da produtividade e a retenção de talentos.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

Um dos principais objetivos da gestão de pessoas é realizar

uma seleção eficaz, que busque adequar as características

individuais do trabalhador aos requisitos do cargo a ser

ocupado.

Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt

fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto

causado por três diferentes estilos de liderança e os climas

sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos

básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)

e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à

liderança democrática.

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

Existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a técnica de desenvolvimento de pessoas caracterizada pela ocorrência de algum problema de desempenho e com foco de discussão relacionado com o processo de disciplina.

Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?

Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos (ARH) está sendo substituída por expressões como gestão de pessoas (GP), gestão com pessoas, gestão do talento humano, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital humano. As denominações evidenciam os saltos gradativos da área de recursos humanos. Assinale a opção com a característica da abordagem de gestão de pessoas.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

Em razão da sua importância estratégica para as instituições,

a gestão de pessoas atualmente exerce um papel relevante

na estrutura organizacional da maioria das grandes empresas,

com uma extensa e complexa área de atuação.

Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

Nas organizações, os gestores devem estar preparados para

administrar o comportamento dos profissionais,

independentemente de suas personalidades.

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