Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 134 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt

fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto

causado por três diferentes estilos de liderança e os climas

sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos

básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)

e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à

liderança democrática.

Existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a técnica de desenvolvimento de pessoas caracterizada pela ocorrência de algum problema de desempenho e com foco de discussão relacionado com o processo de disciplina.

Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?

Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos (ARH) está sendo substituída por expressões como gestão de pessoas (GP), gestão com pessoas, gestão do talento humano, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital humano. As denominações evidenciam os saltos gradativos da área de recursos humanos. Assinale a opção com a característica da abordagem de gestão de pessoas.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

Em razão da sua importância estratégica para as instituições,

a gestão de pessoas atualmente exerce um papel relevante

na estrutura organizacional da maioria das grandes empresas,

com uma extensa e complexa área de atuação.

Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

Nas organizações, os gestores devem estar preparados para

administrar o comportamento dos profissionais,

independentemente de suas personalidades.

O aprimoramento das competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho, é caracterizado por um processo de desenvolvimento de equipes de trabalho. Quais são os fatores críticos de desempenho que caracterizam um grupo de alto desempenho ou uma equipe de trabalho?

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

O assédio moral tem por consequência

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir

Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.

A confiança é uma questão atual e cada vez mais importante nas organizações, principalmente por ser considerada um atributo essencial, associado à liderança. Sobre os tipos de confiança existentes nas relações organizacionais e os princípios básicos que regem as relações de confiança, analise as proposições a seguir:

I. A confiança baseada na identificação permite que uma parte faça as vezes da outra e a substitua nas transações interpessoais, sendo esse o tipo de confiança que os executivos buscam nas equipes.
II. “A confiança aumenta a coesão”, “O downsizing testa o mais alto grau de confiança” e “A desconfiança destrói a confiança” são alguns dos princípios básicos definidos após pesquisas realizadas que permitem uma melhor compreensão sobre a criação da confiança e da desconfiança.
III. A confiança baseada na intimidação se baseia no medo de represálias. As pessoas que se encontram nesse tipo de relacionamento fazem o que dizem por medo das consequências, no caso de não cumprirem suas obrigações.
IV. A confiança baseada no conhecimento tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. No entanto, o conhecimento da outra parte e a previsibilidade de seu comportamento não substitui os contratos e as penalidades a que as partes estão sujeitas.
V. A confiança baseada na intimidação funciona independente da efetiva possibilidade de aplicação da penalidade, mesmo que as consequências não estejam efetivamente claras para aquele que traiu a confiança do outro.

Estão CORRETAS, apenas,

Julgue os próximos itens, referentes a comportamento

organizacional.

Para decidir entre o estilo de liderança focado na tarefa e o

estilo de liderança focado nas relações humanas, deve–se

considerar o grau de motivação e de qualificação dos

subordinados.

Julgue os próximos itens, referentes a comportamento

organizacional.

Um sistema de recompensas somente motivará o funcionário

a trabalhar melhor se oferecer–lhe condições de aprimorar seus

desempenhos, estimulá–lo a desejar as recompensas e

disponibilizar um ambiente físico e psicologicamente

apropriado para que o funcionário exerça suas atividades.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens

subsecutivos.

O apoio técnico, social e psicológico provido pelas lideranças e pelos colegas de trabalho é tanto ou mais importante para o desempenho individual que intervenções nas competências dos empregados.

Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Desempenho refere–se ao conjunto de comportamentos manifestados pelo indivíduo no exercício de suas atribuições e responsabilidades no trabalho, bem como aos resultados decorrentes dessa expressão comportamental.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282