Atividades de cooperação são estimuladas nas aulas de Educação Física, em função de suas características, quais sejam:
Considerando o modelo teórico do desenvolvimento motor proposto por Gallahue, assinale a afirmação verdadeira.
A competição, que é um dos elementos do esporte, passou a ser uma prática para poucos. Com vistas a equilibrar esta conjuntura, o esporte-educação ou esporte na escola passou a compreender: o esporte educacional e o esporte escolar. Considerando esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.
A performance esportiva nos esportes coletivos pode ser mensurada por diversos fatores, dentre os quais se encontram os seguintes os indicadores:
O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes:
Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 1950. Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. Atente para o que se afirma a seguir sobre o processo de inclusão nas escolas.
I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.
II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais": este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais", que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.
III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente" foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência"; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência", bem como de “excepcionais", específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais".
IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.
Está correto o que se afirma em
O trecho abaixo refere-se a uma prova do atletismo. Leia-o e preencha lacuna corretamente.
“Partindo de uma posição estacionária, de costas para o setor de queda e dentro da parte posterior do círculo do setor de _____________________________, com as pernas afastadas, o lançador realiza a empunhadura segurando o implemento com as falanges distais de sua mão dominante (com exceção do polegar, que o apoia lateralmente), sem tocá-lo com a palma da mão, enquanto o braço contrário permanece estendido ou em semiflexão à frente do corpo. A partir dessa posição, o atleta iniciará os balanceios, movimentando o implemento de um lado para o outro, com o intuito de preparar-se para a realização do(s) giro(s) e do lançamento propriamente dito. Normalmente, isso ocorre de duas maneiras, e o atleta definirá um dos movimentos a seguir, executando-o duas ou três vezes: • Movimento em oito: a partir da semiflexão de ambas as pernas, o atleta (destro) transferirá o peso do corpo para a perna esquerda, ao mesmo tempo que faz o movimento balanceado do braço direito para o lado esquerdo. Na sequência, o peso do corpo é transferido para a perna direita, enquanto o movimento de balanceio dos braços levará o implemento para o mesmo lado, descrevendo uma espécie de “oito deitado" à frente do corpo. Cabe ressaltar que o implemento estará em cima da palma da mão, quando estiver do lado esquerdo, e embaixo dela, quando passar para o lado direito. • Sobre o ombro contrário à mão de lançamento: com as pernas em semiflexão, o atleta (destro) transferirá o peso do corpo para a perna esquerda, levando o implemento sobre o ombro esquerdo. No retorno do balanceio, o atleta executará a rotação do tronco e transferência do peso do corpo para a direita, levando o implemento para trás antes de reiniciar o balanceio".
O fundamento condução no futebol pode ser classificado tanto pelo sua trajetória, quanto pela sua execução. Em relação a trajetória, está representada em:
Ao se pautar a avaliação na Educação Física tradicional ou esportivista, tem-se uma avaliação:
Relacione os termos utilizados no basquetebol com suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das resposta, de cima para baixo:
I - Força de sprint.
II - Força de salto.
III - Força de resistência.
(__)- Importante para os rebotes e para arremessos como o jump e a bandeja.
(__)- Fundamental para deslocamentos constantes, acelerações e mudanças de direção.
(__)- Condição necessária para a manutenção da qualidade dos gestos técnicos durante toda a partida.
Em um jogo de iniciação ao futsal, o professor percebe que as crianças de sua turma passam a bola somente para dois colegas. O jogo fica monótono, pois a maioria dos alunos fica sem contato com a bola. Nesse caso, o professor deve tomar a atitude de
Hipertrofia é o aumento da massa muscular que resulta da combinação de três fatores, se equacionados corretamente:
Nas contrações musculares dinâmicas, como por exemplo a rosca direta (rosca bíceps), existem duas fases, uma concêntrica e outra excêntrica. Sobre essas fases podemos afirmar que
O interesse pelo esporte e a permanência das crianças e adolescentes nesse tipo de atividade se deve a uma iniciação esportiva criteriosa. Para tanto, faz-se necessário que o educador físico conheça, respeite e garanta que esses sujeitos vivenciem gradativamente todas as fases do desenvolvimento motor. Relacione as fases e suas características correspondentes, segundo Gallahue e Ozmun (2005): I. Fase dos Movimentos Reflexos II. Fase dos Movimentos Rudimentares III. Fase dos Movimentos Básicos IV. Fase dos Movimentos Especializados ( ) Inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente. ( ) Dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos. ( ) Dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer. ( ) Vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos. A sequência correta é
Em relação ao desempenho, as atividades esportivas são classificadas em dois ou três grupos. Assim, considerando-se a demanda energética em relação ao desempenho, as atividades esportivas podem ser
I. cíclicas;
II. semicíclicas;
III. acíclicas.
Relacione os tipos acima às afirmativas que se seguem.
( ) Uma atividade esportiva que não apresenta movimentos repetidos em nenhuma das fases do processo de realização dos movimentos.
( ) Conjugação de movimentos repetidos e não repetidos no processo de realização de movimentos.
( ) Uma atividade esportiva que apresenta movimentos repetidos em todas as fases do processo de realização dos movimentos.
Assinale a sequência correta.