O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) estabelece conceitos básicos, regras para registro dos atos e fatos e estrutura contábil padronizada, de modo a atender a todos os Entes da Federação e aos demais usuários da informação contábil, permitindo a geração de base de dados consistente para compilação de estatísticas e finanças públicas. Em relação à estrutura PCASP quanto à natureza da informação contábil, assinale a alternativa correta.
Este princípio estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. De acordo com a lei 4.320/64 e NCASP – Normas de Contabilidade aplicada ao setor público, este princípio refere-se a (o):
São três características qualitativas da informação contábil, conforme o MCASP:
A aquisição de quotas de importação e de listas de usuários de serviços pelo setor público deve ser reconhecida como
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, o Balanço Orçamentário é composto por
Representa o retorno dos recursos anteriormente emprestados pelo poder público a receita
Conforme o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, a Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido (DMPL) será obrigatória apenas para
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) deve conter valores de determinados itens do período contábil, conforme determinado nas NBC TSP. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta itens da DVP.
De acordo com o que consta no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), as demonstrações contábeis são a representação estruturada da situação patrimonial, financeira e do desempenho da entidade. Sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), é incorreto afirmar:
Sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), assinale a alternativa correta.
Os Princípios Orçamentários, sob a ótica do MCASP, visam a estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.
Nesse contexto, o Princípio Orçamentário que veda quaisquer deduções das receitas e das despesas na LOA é o Princípio do(a)
Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar que a Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido – DMPL complementa o:
Nos termos da Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual que expressa: “...é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar”, pode-se afirmar que se trata da característica qualitativa a:
Nos termos que dispõe o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar que: “O critério geral utilizado para registro da receita orçamentária é o ...”
Considere a situação a seguir

De acordo com os procedimentos contábeis patrimoniais, esse bem será evidenciado no grupo “ativo não circulante" do demonstrativo denominado de