O relacionamento entre a administração do cliente auditado
e os membros da equipe de auditoria deve ser caracterizado
por completa transparência e divulgação integral
sobre todos os aspectos operacionais do cliente auditado.
Quando a auditoria independente e a administração do
cliente são colocadas em posições contrárias, por litígio
real ou ameaça de litígio, que afeta a disposição do cliente
em fazer divulgações completas, são criadas ameaças à
independência. A importância das ameaças criadas depende
da materialidade do litígio ou se o litígio refere-se a
um trabalho de auditoria anterior. Este tipo de ameaça à
independência do auditor é denominada nas NBC TA
como ameaça de
O relatório de auditoria interna deve abordar, diversos aspectos,
EXCETO
As Entidades Fiscalizadoras Superiores - EFS do setor público, nas quais incluem-se os Tribunais de Contas, devem observar as normas emitidas pela International Organization of Supreme Audit Institutios - INTOSAI, que em sua norma ISSAI 100 aponta três tipos de auditoria. A auditoria que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e qualidade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública, segundo o manual de auditoria do TCU adaptado às normas internacionais, é a Auditoria
Os procedimentos de auditoria incluem as seguintes etapas: planejamento, avaliação do sistema de controle interno, elaboração de papéis de trabalho, avaliação dos riscos de auditoria, elaboração dos programas de trabalho, aplicação de testes de controle e procedimentos substantivos, elaboração de relatórios e emissão do relatório ou certificado. Um achado passa de indício à evidência, quando atender aos requisitos de suficiente e completo, pertinente ao tema e diretamente relacionados com o achado, sendo a evidência precedida dos atributos de
Considere as seguintes afirmações: I.Nos termos da Constituição Federal, ao controle interno cabe avaliar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades da Administração Federal, de maneira que fica excluída a sua avaliação sobre a aplicação de recursos por entidades de direito privado, em virtude da natureza dessas pessoas jurídicas. II.Nos termos da Constituição Federal, a missão atribuída ao controle interno para exercer o monitoramento das operações de crédito, avais e garantias, possibilita a ele estender esse controle até mesmo sobre os direitos e haveres da União. III.Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, o Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas da LRF, com ênfase ao atingimento das metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que, por uma razão de lógica, é determinante para que tão somente o Tribunal de Contas fiscalize o cumprimento da LRF no tocante aos limites e condições para realização de operações de crédito. IV.Nos termos da Lei Orgânica do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás - LOTCM/GO, os responsáveis pelo controle interno deverão realizar auditorias nas contas dos responsáveis sob seu controle, emitindo relatório, certificado de auditoria e parecer, o que reserva a ele a prerrogativa de, conforme o caso, alertar formalmente a autoridade administrativa competente, para que instaure tomada de contas, sempre que tiver conhecimento de quaisquer das ocorrências referidas em dispositivo específico da LOTCM/GO. Está correto o que se afirma APENAS em
As conclusões dos trabalhos da perícia contábil que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, são
fundamentadas, entre outros, pelos seguintes procedimentos especificados na NBC TP 01:
I.A circularização é a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas a
entidade, seja por interesses comerciais, afetivos, etc.
II.O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.
III.A observação é o acompanhamento de processo ou procedimento, quando de sua execução.
IV.O arbitramento é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
V.A avaliação é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.
Está correto o que se afirma APENAS em
O instrumento útil capaz de subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório, é
Em uma auditoria para verificar a confiabilidade e integridade
dos dados de um sistema de informação, o auditor
identificou um grande risco de amostragem e pretende trabalhar
com uma maior taxa aceitável de desvio, considerando
que a taxa esperada de desvio é pequena. Neste
caso, a amostra deve
Ao elaborar um contrato com uma empresa de auditoria independente, a entidade que seria auditada pela primeira vez incluiu no contrato uma cláusula acerca do trabalho a ser feito. A cláusula mencionava que, após o trabalho, o parecer deveria assegurar de forma incontestável que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro. Essa cláusula é considerada inadequada em decorrência do(a):
De acordo com a NBC TA 230, que trata da documentação de auditoria, os papéis de trabalhos fornecem evidências relativas ao cumprimento do objetivo global do auditor e da conformidade do planejamento e execução da auditoria. No que tange aos papéis de trabalho, é correto afirmar que:
Em uma determinada entidade, as demonstrações contábeis do
exercício findo em 31 de dezembro de 2014 foram aprovadas em
27 de fevereiro de 2015; o relatório do auditor independente foi
emitido em 09 de março de 2015; as demonstrações contábeis
foram divulgadas em 22 de março de 2015 e aprovadas pelos
acionistas em 04 de abril de 2015
De acordo com a NBC TA 560, a data até quando o auditor
independente deve executar procedimentos de auditoria
desenhados para obter evidência de auditoria apropriada e
suficiente sobre os eventos que afetaram as demonstrações
contábeis é:
Com relação ao disposto na Resolução CFC nº 1.231/09
que trata da Formação da Opinião e Emissão do
Relatório do Auditor Independente sobre as
Demonstrações Contábeis, o auditor especificamente
deve avaliar se, segundo os requisitos da estrutura de
relatório financeiro aplicável:
I. As demonstrações contábeis divulgam
adequadamente as práticas contábeis selecionadas e
aplicadas e se as práticas contábeis selecionadas e
aplicadas são consistentes com a estrutura de
relatório financeiro aplicável e são apropriadas.
II. As estimativas contábeis feitas pela administração
são razoáveis e se as informações apresentadas nas
demonstrações contábeis são relevantes, confiáveis,
comparáveis e compreensíveis.
III. As demonstrações contábeis fornecem divulgações
adequadas para permitir que os usuários previstos
entendam o efeito de transações e eventos
relevantes sobre as informações incluídas nas
demonstrações contábeis.
IV. A terminologia usada nas demonstrações contábeis,
incluindo o título de cada demonstração contábil, é
apropriada.
Das afirmações mencionadas, pode-se concluir que:
Com relação aos procedimentos necessários para a realização e a
correta conclusão da auditoria, julgue os itens a seguir.
Caso considere que a avaliação da realização de determinado processo ou que a avaliação da prestação de determinado serviço pela entidade auditada é essencial para a formação de sua opinião, o auditor deve realizar uma inspeção física apropriada
De acordo com a NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de
Auditoria, analise os requisitos apresentados nos itens abaixo, quanto à
obrigatoriedade de sua inclusão na carta de contratação de auditoria, e, em
seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Objetivo e alcance da auditoria das demonstrações contábeis.
II. Identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a
elaboração das demonstrações contábeis.
III. Referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a
serem emitidos pelo auditor, e uma declaração de que existem
circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferentes
do esperado.
IV. As responsabilidades do auditor e as responsabilidades da
administração, quanto ao trabalho de auditoria.
Devem ser incluídos na carta de contratação de auditoria os requisitos
apresentados nos itens:
Amostragem:
A NBC TA 500 estabelece que uma das formas
para obtenções de evidências de auditoria é a
amostragem. A NBC TA 530 que trata da
amostragem em auditoria, define que o
objetivo do auditor, em relação à amostragem
é:
1 Proporcionar segurança e eficiência, sem
riscos, no resultado de procedimento de
auditoria em evidência cujo tamanho
impossibilita, ou que não é adequando e viável
a auditoria em todas elas.
2 Proporcionar a finalidade e a combinação
adequada e completa de procedimentos de
auditoria estatísticas, para testes e controles.
3 Proporcionar uma base razoável para
concluir quanto à população da qual a amostra
é selecionada.
4 Proporcionar um sistema de controle de
qualidade para obter segurança razoável em
sua opinião frente às demonstrações
contábeis.
5 Detectar a irrelevância e a confiabilidade
dos procedimentos de auditoria para
fundamentar sua opinião em relação às
demonstrações contábeis.
A alternativa correta é a: