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Um jovem auditor designado para substituir um colega em uma equipe de auditoria foi requisitado a aplicar uma técnica de auditoria que gerasse evidências sobre a efetividade dos controles e a segregação de funções durante a execução de um processo de recebimentos e registro de matérias-primas em um parque fabril.  

Após analisar os papéis de trabalho, o auditor responsável questionou o jovem auditor por ter recorrido a registros documentais fornecidos pela empresa em vez de realizar uma: 

Uma parte de extrema relevância nos trabalhos do auditor se refere à documentação de auditoria (os chamados papéis de trabalho), que consiste em documentos que suportam o trabalho de auditoria.  

À luz da relevância de tais documentos para o alcance dos objetivos dos trabalhos de auditoria, um auditor deve observar que:

Assinale a alternativa correta com relação aos papeis de trabalho de Auditoria.

Com relação aos papéis de trabalho, julgue o próximo item

Cabe à alta administração da entidade auditada o controle do acesso aos registros constantes dos papéis de trabalho bem como o estabelecimento de políticas e procedimentos para a guarda dos referidos documentos

Com relação aos papéis de trabalho, julgue o próximo item  

O período de retenção dos papéis de trabalho não deve ser inferior a três anos, contados da data do relatório do auditor.

A finalidade principal dos papéis de trabalho do auditor é:

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O auditor realiza o exame de documentos originais, com foco em verificar a autenticidade, a normalidade, a aprovação e o registro das operações; contudo, pelo fato de em alguns casos haver um número expressivo de documentos, faz-se o uso da amostragem para a escolha dos documentos que servirão de base para a sua análise

PORQUE,

II - para evitar o grande volume de documentos e dar outra forma ao trabalho, o auditor utiliza papéis de trabalho para registrar os resultados alcançados e comprovar o trabalho executado.

A respeito das asserções, é correto afirmar que

As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade, nos termos das normas que tratam da Auditoria Interna (NBC TI 01). Como são chamadas essas informações?

Constituem documentos e registros dos fatos, das informações
e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim
de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua
opinião, críticas, sugestões e recomendações.
De acordo com a norma de auditoria interna, o texto trata

Segundo a NBC TA 230 (R1), Documentação de Auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da
evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão
“papéis de trabalho”).

(Conselho Federal De Contabilidade, NBC TA 230 (R1), item 6.)

Ao tratar dos papéis de trabalho, Almeida (2017) e Crepaldi (2016) apontam que estes devem ser organizados conforme sua natureza e finalidade, sendo a forma mais prática mantê-los em pastas apropriadas de acordo com o assunto a que se referem, sendo maneira usual separá-los em pelo menos dois grupos: pasta permanente e pasta corrente. Observe as informações a seguir.

Levando em consideração as informações, é correto afirmar que o documento representado pela imagem constitui-se
em documento de auditoria que deve ser arquivado em:

Assinale a alternativa que apresente uma das finalidades
adicionais da documentação de auditoria, além de
fornecer evidência da base do auditor para uma conclusão
quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor,
bem como de que a auditoria foi planejada e executada
em conformidade com as normas de auditoria e exigências
legais e regulamentares aplicáveis.

Os papéis de trabalho formam um conjunto de formulários e documentos que contém informações e apontamentos obtidos pelo auditor durante seu exame, bem como tudo que envolve as provas e evidências para fundamentar sua opinião acerca da execução do trabalho de auditoria. Quanto aos papéis de trabalho de Auditoria é INCORRETO afirmar:

Para o trabalho do auditor interno, é fundamental uma correta compreensão e manejo dos papéis de trabalho. Sobre esse insumo da atividade do auditor, é correto afirmar que

A documentação de auditoria fornece evidências de que o trabalho de auditoria está sendo desenvolvido em conformidade com as normas pertinentes e inclui a documentação de assuntos e julgamentos profissionais significativos.

Porém, na documentação de assuntos e julgamentos profissionais significativos, NÃO é adequado documentar:

Segundo norma específica (NBC TA 230 (R1)), documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”). De acordo com a doutrina e a referida norma, assinale a alternativa INCORRETA.

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