Acerca de atendimento ao público, julgue o item.
Para que um bom atendimento seja concretizado, deve-se eliminar as barreiras à comunicação, tais como as barreiras pessoais (humanas ou psicológicas), as barreiras físicas (barulho, distância) e as barreiras semânticas (significados e conceitos divergentes).
Rosenberg (2006) afirma que as pessoas podem aprimorar a forma como se comunicam exercitando um modelo de expressão que tem por base a fala consciente, o desejo de transmitir clareza e de oferecer uma escuta respeitosa nos diálogos cotidianos. A esse modelo, o autor deu o nome de “comunicação não violenta” por promover técnicas que tornam as relações interpessoais mais:
Ao confirmar que a solicitação do cidadão-usuário, que o aguarda no balcão de atendimento, não será atendida, o auxiliar de uma Assembleia Legislativa prevê que terá de reagir às emoções dele, quando este tomar ciência do fato. Nesse contexto, é importante que o auxiliar possa distinguir entre as reações de
A capacidade de comunicação é algo inerente à condição humana. Entretanto, saber se expressar ainda é um desafio para grande parte das pessoas. No ambiente de trabalho, a boa comunicação interpessoal pode ser a chave para o sucesso das equipes. A respeito do tema, analise as afirmativas a seguir:
Assinale
Sobre a Carta de Serviço ao Usuário, assinale a afirmativa incorreta.
A comunicação é uma extraordinária ferramenta da qualidade no atendimento. Portanto, é preciso muito cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhecer os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens.
É CORRETO afirmar acerca das barreiras da comunicação, EXCETO:
No que se refere à comunicação, julgue o item
O feedback permite aferir a eficácia da comunicação e o modo como a mensagem chega ao interlocutor
No que se refere à comunicação, julgue o item
A escuta ativa segue o princípio da formação de juízos imediatos e da interrupção durante a comunicação
Quanto à gestão de processos, julgue o item
No BPMN, as raias (swimlanes) organizam os papéis dos atores de um processo de negócios em um fluxograma
Acerca da gestão de pessoas nas organizações e de sua relação com outros sistemas da organização, julgue o item
Enquanto a gestão de pessoas tenta dar um tratamento padronizado e uniforme aos empregados de uma organização, a administração de recursos humanos tradicional busca dar um tratamento individualizado e personalizado.
Comunicar-se de maneira CORRETA e efetiva no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença para melhorar o relacionamento com os colegas, gestores, superiores ou equipes.
São atitudes positivas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho:
I. Escolher o canal mais adequado (e-mail, telefone, rede social, chat interno, conversa pessoal) para discutir cada tipo de assunto.
II. Ouça as sugestões, mas não passe feedbacks sobre os assuntos.
III. Conheça o seu público e use o tipo de discurso mais adequado para cada perfil, no momento certo.
IV. Não interrompa quem está falando.
V. Seja direto.
VI. Aproveite os diálogos para sua insatisfação com o salário, trabalho, vida pessoal, etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
Entre os elementos da comunicação, o objeto da comunicação constituído pelo conteúdo das informações transmitidas é:
No que se refere à comunicação, julgue o item
A formação cultural divergente pode representar uma barreira no processo de comunicação.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações e de sua relação com outros sistemas da organização, julgue o item
Sob o ponto de vista de um conjunto de práticas de recursos humanos, a gestão de pessoas refere‐se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.