(1) Como movimento artístico brasileiro, o Barroco se destaca por possuir uma expressão que, mesmo não sendo qualificada no mesmo nível técnico de um artista acadêmico europeu do mesmo período, possuía uma qualidade criativa e de expressão que produziu grande reconhecimento. (2) Os artistas do período não possuíam formação acadêmica e técnica relacionadas ao trabalho artístico que executava, porém surpreendem quanto a capacidade como autodidatas, como por exemplo, o Aleijadinho.
Considere as afirmações acima e responda:
A Segunda Fase do Modernismo brasileiro é marcado principalmente pela proliferação artística da poesia e da prosa, porém alguns artistas plásticos como Alfredo Volpí ganharam destaque; ele por conta de suas famosas bandeirinhas. O artista também participou da formação do movimento artístico:
Hoje, o teatro enquanto modalidade artística sofreu diversas mudanças quanto aos seus aspectos técnicos, onde elementos formais são substituídos por locais inusitados onde será executado o espetáculo ou a abolição do uso de cenário e figurino são exemplos desse processo de transformação; porém, enquanto parte dos elementos formais do teatro, no vocabulário teatral, a divisão do drama em etapas nas quais passarão o desenvolvimento da trama, seguindo em direção para a solução da trama, contendo cenas distribuídas ao longo de sua duração, é chamado de:
NÃO constitui objetivo, nem conteúdo de Artes Visuais, para Terceiro e Quarto Ciclos, conforme Parâmetros Curriculares de Arte, apenas:
O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
Assim o barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico:
Na apresentação da linha do tempo do ensino de Arte no Brasil, julgue as afirmativas: I)1816 - Durante o governo de dom João chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa e é criada a Academia Imperial de Belas Artes. Seguindo modelos europeus, é instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas e em 1900,até o início do século 20, o ensino do desenho é visto como uma preparação para o trabalho em fábricas e serviços artesanais. São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. II) II)1922 - Apesar da efervescência das manifestações da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendências da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais e em 1935,o escritor Mario de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura do município de São Paulo, promove um concurso de desenho para crianças com tema livre. O ganhador recebe uma quantia em dinheiro. III)1973 - Criações dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico. IV)1971 - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio e em 1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Assinale o CORRETO:
Dançar é uma arte fundada sobre a ciência do movimento, mas o corpo físico, como ensina a corporeidade, é apenas parte do ser humano. Não é mais possível pensar que os indivíduos são apenas corpos que executam movimentos. A dança, representação da corporeidade, se definirá simplesmente por existir, por ser presente, por relacionar-se com as coisas e com o mundo e descobrir a mágica de que, ao entender o que o corpo tem a dizer, entende-se o que as pessoas têm a dizer. A respeito desse gênero é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta uma obra produzida por Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) que foi um dos principais artistas modernistas do Brasil. Inspirado pela cerâmica marajoara e pela cultura indígena, conferiu a suas telas densidade e volume, rompendo com o caráter plano da pintura e aproximando-a da escultura. Alcançou com isso notável originalidade em uma obra marcada pela sinuosidade e sensualidade. Em sua produção, Rego Monteiro mostra-se ainda sintonizado com um estilo bastante específico do Modernismo, o Art Déco, através do uso de curvas que buscam uma elegante regularidade geométrica. Com isso, o artista promove uma refinada e original estilização da temática indigenista brasileira:
A tecnologia está avançando cada vez mais nas artes visuais neste século tornam-se cada vez mais interativas devido à participação do público. Partindo deste pressuposto, é possível estabelecer algumas questões com relação à arte digital. Analise as sentenças a seguir:
I – A arte digital estabelece uma relação de conectividade, por meio de um dispositivo de interação presente na obra de arte.
II – Na arte digital, acontece em tempo real a interação entre a obra de e o espectador.
III – A arte digital proporciona o acontecimento apenas a um determinado gênero artístico, o dispositivo só permite a interação de um tipo de arte.
Assinale alternativa CORRETA:
Ao contrário do Romantismo, que fantasiava um mundo ideal, os Realistas tratavam os temas do cotidiano com indignação, por causa das condições sociais e de exploração da mão de obra. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Revolução Industrial.
II- Pintura descritiva.
III- Concepção de mundo.
IV- Realidade social na arte.
( )Os artistas questionaram os temas a serem pintados, valorizando a realidade.
( )Pobreza, exploração do trabalho, injustiça social, estas são algumas consequências deste período.
( )O mudo estava passando por mudanças sociais profundas, com a expansão do capitalismo.
( )As obras eram representações da realidade, explorando temas como a miséria, pobreza, exploração e corrupção.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A produção de imagens é um dos mecanismos educativos presentes nas instâncias socioculturais e, sendo assim, as imagens não cumprem apenas a função de informar ou ilustrar, mas também de educar e produzir conhecimento. Portanto, a partir dessa compreensão da pedagogia da imagem, podemos argumentar que ler criticamente implica aprender a apreciar, decodificar e interpretar as imagens, levando à:
Segundo o filósofo austríaco Ernst Fischer, "a arte é tão necessária pelo seu potencial de mudar o mundo ao incitar a ação reflexiva quanto pelo seu potencial! de mudar o homem ao incitar a imaginação emocional". Sendo assim, a arte é essencialmente coletiva. Ainda que possa ser uma expressão individual, essa expressão se torna arte a partir:
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade e é assim reconhecido oficialmente desde 2002. É um conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. Essas representações gráficas abordavam:
Na evolução do teatro brasileiro, foi com o Teatro de Arena, em 1953, que surgiu realmente uma nova estética teatral, através de um Seminário de Dramaturgia, que lançou inúmeros autores novos como Vianninha, Roberto Freire, Guarnieri, Benedito Rui Barbosa, Chico de Assis, entre outros, e de um Laboratório de Interpretação, que trabalhava as características brasileiras dos personagens na cena e:
As artes visuais, além das formas tradicionais – pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos, cerâmica, cestaria, entalhe – , incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX: fotografia, moda, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance, holografia, desenho industrial, arte em computador.
Cada uma dessas modalidades artísticas tem a sua particularidade e é utilizada em várias possibilidades de combinações entre elas, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si e com outras pessoas de diferentes maneiras.
No mundo contemporâneo as linguagens visuais ampliam-se, fazendo novas combinações e criando novas modalidades. São exemplos em que a imagem integra-se ao texto, som e espaço:
I Multimídia
II Performance
III Videoclipe
IV Museu virtual
Dos exemplos relacionados acima, constam dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: