Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Não corresponde ao nome de uma dança:

A avaliação para as artes deve ser:

Preenchem as lacunas abaixo as respectivas palavras:
“_________________________ requer parâmetros para uma nova conceituação das práticas ________________________. O educador deve participar do processo de produção do aluno. Ou seja, o processo deve permitir que se saia dos ______________________________."

Em se tratando do ensino e aprendizagem do Teatro, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a presença do teatro na educação primária e secundária no Brasil, na primeira metade do século XX, é possível afirmar:

A produção do educando, em relação às Artes Visuais, deve abranger:
I - Desenho, pintura, happening, colagem.
II - Gravura, escultura, instalação.
III - Fotografia, cinema, vídeo.
IV - Design e artes gráficas.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Sobre a história do teatro no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

As atividades artísticas podem assumir funções a partir do interesse do indivíduo ou do contexto social no qual essas atividades estão inseridas.

I. Função formalista
II. Função utilitária
III. Função naturalista

IV. Função pragmática

Realize a associação dos objetivos e/ou os critérios de avaliação com as suas respectivas funções e assinale a alternativa correta.

(__) A Arte está a serviço de interesses históricos, religiosos e políticos.
(__) A Arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não é valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
(__) São critérios utilizados na avaliação de objetos artísticos: conceitos a partir do resultado da experiência visual e estética.
(__) Está voltada para os interesses estruturais das linguagens artísticas, conteúdos e modo de apresentação.

TEXTO I

TEXTO II

“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo, mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído".

DURAS, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985

A imagem e o texto do romance de Marguerite Duras apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão. Qual item mostra os gêneros representados nos textos acima?

Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica, poderá auxiliar o jovem em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Conforme afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, “construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano" (PCN, 1998, p.80).
Nessa perspectiva, o documento apresenta os objetivos gerais do ensino da Música, com EXCEÇÃO de:

A arte através do tempo: da pré-história ao contemporâneo:

I) A história da arte comprova que a arte da pré- história a arte contemporânea cruza toda uma era onde seu principal objetivo sempre foi e sempre será o de decoração de ambientes com a arquitetura, escultura e pintura.

II) A história da arte abrange os tempos, a arte expõe o passado e cria o presente. Ela está ao nosso redor e com ela compomos a história de uma sociedade. Existem objetos do homem que envolve os seus sentimentos, eles são conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte da cultura de um povo e são capazes de descrever situações sociais ou não.

III) A arte pode ser definida como produto da criação do homem e de seus valores na sociedade. Dentro dela há múltiplos procedimentos e técnicas empregadas para compor uma obra. Ela é necessária, faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais.

É INCORRETO apenas o que se afirma em:

O Barroco (século XVII) com artistas como Rembrandt, Velazques, Caravaggio e os brasileiros Mestre Ataide e Aleijadinho cujas as obras são mais ornamentadas, tinha a função de revigorar os princípios doutrinários da igreja Católica após a reforma protestante (SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). São características do período barroco:

O Modernismo no Brasil teve início com a Semana de Arte Moderna no teatro municipal de São Paulo em 11 de Fevereiro de 1922, pois era o centenário da independência do Brasil, questionando se o país estava mesmo livre (SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). Qual era o propósito dessa iniciativa:

No teatro clássico, dividido entre seus gêneros principais, o gênero dramático descreve e se preocupa em:

Ao considerar o círculo cromático e suas doze cores – inclusas as primárias, secundárias e terciárias –, assim como a teoria das cores complementares, qual seria das alternativas a seguir, uma das cores análoga ao azul-esverdeado:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282