Não corresponde ao nome de uma dança:
A avaliação para as artes deve ser:
Preenchem as lacunas abaixo as respectivas palavras:
“_________________________ requer parâmetros para uma nova conceituação das práticas ________________________. O educador deve participar do processo de produção do aluno. Ou seja, o processo deve permitir que se saia dos ______________________________."
Em se tratando do ensino e aprendizagem do Teatro, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a presença do teatro na educação primária e secundária no Brasil, na primeira metade do século XX, é possível afirmar:
A produção do educando, em relação às Artes
Visuais, deve abranger:
I - Desenho, pintura, happening, colagem.
II - Gravura, escultura, instalação.
III - Fotografia, cinema, vídeo.
IV - Design e artes gráficas.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Sobre a história do teatro no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
As atividades artísticas podem assumir funções a partir do interesse do indivíduo ou do contexto social no qual essas atividades estão inseridas.
I. Função formalista
II. Função utilitária
III. Função naturalista
IV. Função pragmática
Realize a associação dos objetivos e/ou os critérios de avaliação com as suas respectivas funções e assinale a alternativa correta.
(__) A Arte está a serviço de interesses históricos, religiosos e políticos.
(__) A Arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, não é valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade.
(__) São critérios utilizados na avaliação de objetos artísticos: conceitos a partir do resultado da experiência visual e estética.
(__) Está voltada para os interesses estruturais das linguagens artísticas, conteúdos e modo de apresentação.
TEXTO I
TEXTO II
“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo, mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído".
DURAS, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985
A imagem e o texto do romance de Marguerite Duras apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão. Qual item mostra os gêneros representados nos textos acima?
Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica, poderá auxiliar o jovem em fase de escolarização básica a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música. Conforme afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, “construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano" (PCN, 1998, p.80).
Nessa perspectiva, o documento apresenta os objetivos gerais do ensino da Música, com EXCEÇÃO de:
A arte através do tempo: da pré-história ao contemporâneo:
I) A história da arte comprova que a arte da pré- história a arte contemporânea cruza toda uma era onde seu principal objetivo sempre foi e sempre será o de decoração de ambientes com a arquitetura, escultura e pintura.
II) A história da arte abrange os tempos, a arte expõe o passado e cria o presente. Ela está ao nosso redor e com ela compomos a história de uma sociedade. Existem objetos do homem que envolve os seus sentimentos, eles são conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte da cultura de um povo e são capazes de descrever situações sociais ou não.
III) A arte pode ser definida como produto da criação do homem e de seus valores na sociedade. Dentro dela há múltiplos procedimentos e técnicas empregadas para compor uma obra. Ela é necessária, faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais.
É INCORRETO apenas o que se afirma em:
O Barroco (século XVII) com artistas como Rembrandt, Velazques, Caravaggio e os brasileiros Mestre Ataide e Aleijadinho cujas as obras são mais ornamentadas, tinha a função de revigorar os princípios doutrinários da igreja Católica após a reforma protestante (SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). São características do período barroco:
O Modernismo no Brasil teve início com a Semana de Arte Moderna no teatro municipal de São Paulo em 11 de Fevereiro de 1922, pois era o centenário da independência do Brasil, questionando se o país estava mesmo livre (SANTOS, LEITE, EISENBAC e outros, 2006). Qual era o propósito dessa iniciativa:
No teatro clássico, dividido entre seus gêneros principais, o gênero dramático descreve e se preocupa em:
Ao considerar o círculo cromático e suas doze cores – inclusas as primárias, secundárias e terciárias –, assim como a teoria das cores complementares, qual seria das alternativas a seguir, uma das cores análoga ao azul-esverdeado: