A arte é uma criação humana com valores
estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta)
que sintetizam as suas emoções, sua história,
seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto
de procedimentos utilizados para realizar obras, e
no qual aplicamos nossos conhecimentos.
Apresenta-se sob variadas formas como: a
plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro,
a dança, a arquitetura etc. “Em fim do século XIX
surge um movimento artístico que defende a
liberdade de criação e valoriza a emoção, as
obras valorizaram a individualidade, o sofrimento
amoroso, a natureza e o passado”. O movimento é
influenciado pelo francês Jean-Jacques Roussean
e na pintura o ícone foi o espanhol Francisco
Goya.Trata-se do:
“[...] houve uma reorientação de pensamento sobre o ensino das artes em centros norte-americanos e europeus, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo na expressão artística, procurando definir a contribuição específica da arte para a educação do ser humano." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). Essa reorientação, da qual fala o texto, aconteceu na entrada da década de:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, mobilizado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Tais interações são realizadas, exceto:
Conhecendo o contexto histórico que deu origem à arte paleocristã, faz sentido afirmar que sua temática e estilo eram sustentados por:
O balé contemporâneo rompeu com aspectos tradicionais do balé clássico, por isso há diversas características opcionais nas mudanças, como, por exemplo, o uso de sapatilhas, mesmo não sendo completamente abolido, passa a ser opcional. Porém o que define o balé contemporâneo, em linhas gerais, é:
Sobre o impressionismo:
I- Sua pintura baseia-se nas diversas variações da cor da luz;
II- Seus criadores pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Sobre os itens acima:
Sobre o neoexpressionismo é correto afirmar:
Em música, arco:
I- É melodia cantável, ou trecho incluído numa ópera, por exemplo, cantado a solo com acompanhamento instrumental;
II- Na música francesa, sobretudo, designa uma peça com caráter melódico.
Sobre os itens acima:
“Que a formação do professor de Artes Visuais seja pensada e organizada na intersecção entre três dimensões que comporiam a sua identidade profissional, o ensino, a pesquisa e as práticas artísticas": ( Mauren Teuber,2016) O excerto trata da formação do professor visando alcançar objetivos de acordo com a base conceitual denominada Abordagem Triangular (BARBOSA,2004,1998).
Essa abordagem tem como premissa:
I. integração entre o fazer artístico, a leitura da obra de arte e a contextualização artística.
II. políticas públicas, patrocínio e função social da arte
III. integração entre a produção, a divulgação e o retorno do público
IV. conteúdos específicos , contextos gerais e teorias.
V. organização do espaço, articulação e mensagem.
Assinale a alternativa correta:
A chegada do colonizador português trouxe ao Brasil recém descoberto a influência do dogma religioso cristão. O Barroco, como estilo de arte chegou tardiamente:
I. Em nuances e visões românticas nacionalistas.
II. Como arte sacra , no século XVIII.
III. Trazendo estilos de barroco de diferentes povos europeus.
IV. Durante o século XV, em paralelo ao renascimento italiano.
V. Com a Missão Francesa no século XX.
Assinale a alternativa correta:
“Já tardava essa tentativa de renovar os modos de expressão e fontes inspiradoras do sentimento poético brasileiro, a mais de um século soterrado sob o peso livresco das idéias de importação."- diz Paulo Prado em uma introdução a POESIA PAU-BRASIL em 1924.Essa renovação:
I. Trazia para a poesia elementos da fala do povo com deformações orais peculiares ao nosso contato com correntes migratórias.
II. Era uma consciência “ilustrada", de patriotismo ornamental.
III. Era linguagem de festim literário, jargão de casta.
IV. Misturava versos parnasianos e simbolistas para ornamentar seus poemas
Assinale a alternativa correta:
“O Tropicalismo botou guitarra na música brasileira e a fez dialogar com o que havia de mais revolucionário na cultura fora do país – com os Beatles, os Rolling Stones, o cinema francês, a cultura pop.(...)" diz o cantor, compositor e performer baiano Tom ZÉ sobre o movimento tropicália do fim da década de 60. A arte moderna e a sociedade industrial estavam recebendo os valores contemporâneos da sociedade urbana com comunicação de massa. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A tropicália retomava princípios ligados ao conceito de Antropofagia na visão de Oswald de Andrade.
II. Artistas se manifestavam politicamente através de suas obras.
III. Os destaques do movimento eram principalmente músicos com Caetano Veloso e Gilberto Gil.
IV. Tinha postura contestatória, bem-humorada e irreverente.
V. Queriam quebrar as barreiras entre o tradicional e o moderno.
Estão corretas as afirmativas:
A Ação cultural para a liberdade, conceito dentro da Pedagogia da Libertação de Paulo Freire:
I. Busca construir a existência humana de modo crítico e criativo frente à realidade sociocultural que nos condiciona, desumaniza e coisifca.
II. É um conjunto de informes a ser depositado nos educandos para capacitação retórica.
III. Busca desconstruir relações entre educando e aluno para promover a autoestima.
IV. É entendida como um caminho de reconstrução da vida em sociedade.
Assinale a alternativa correta:
“...o artista produz sua obra através da mediação de dispositivos (...) dispositivos estes que materializam um conhecimento científico, isto é, que já têm uma certa inteligência corporificada neles mesmos" (Santaella.) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta que forma de arte acontece dentro desse fazer prático.
I. A arte gestual
II. A dança de rua
III. O carnaval
IV. Arte digital
Assinale a alternativa correta:
“Não nos falta comunicação, ao contrário, temos comunicação de sobra.
O que nos falta é criação. O que nos falta é a resistência ao presente." Gilles Deleuze e Félix Guattari. No desenvolvimento humano - social , dentro das idéias de Antonio Negri e Michael Hardt em IMPÉRIO, “O poder imperial já não pode resolver o conflito de forças sociais pelo esquema mediador que substitui os termos do conflito." A esse respeito, considere as proposições a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ):
( ) No novo Império Pós – moderno existe um imperador ... que da cidadania a todos os seus súditos e desse modo forma a multidão como sujeito político.
( ) Longe de derrotadas, as revoluções do século XX fizeram avançar e transformaram os termos do conflito de classes, propondo as condições de uma nova subjetividade política, uma multidão insurgente contra o poder Imperial.
( ) O preâmbulo revolucionário escrito nos séculos XIX e XX preparou a configuração subjetiva do trabalho que hoje se realiza.
( ) A multidão tem a necessidade de buscar fora de sua história e de seu poder produtivo atual os meios capazes de leva-la para sua constituição como sujeito político.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta: