O indígena brasileiro utilizava os materiais da região para produzir abrigo, vestimenta e objetos de uso cotidiano. Elementos cerimoniais, adornos corporais e cocares eram elaborados com qualidade simbólica e não decorativa. Relacione valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) Demonstravam habilidade no uso de materiais, sensibilidade estética e então estilo.
( ) Apresentando padrões desenvolvidos na cultura do grupo. Manifestações de arte plumária.
( ) Eram nômades e não estabeleciam cultura organizada.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
“Quereis saber com certeza como é que se produziu a Semana de Arte de 22? Vou dizer: Antônio foi à casa de Paulo, que o levou ao quarto de José, que lhe mostrou os versos de Pedro, que lhe contou que João era um gênio e que Carlos pintava. E saíram todos para descobrir Maricota. Apenas, esses indivíduos entre outros chamavam-se Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti.
I. Mário de Andrade - Literatura
II. Anita Malfatti - Pintura
III. Di Cavalcanti, Menotti Del Picchia - Escultura
IV. Heitor Villa-Lobos - Música
Assinale a alternativa correta:
Os diferentes momentos da aula de arte, como a leitura da obra, a contextualização da arte e o fazer artístico não são etapas estanques, não se sobrepõem uma a outra e nenhuma delas é desprovida de reflexão (SILVA, JAP/NASCIMENTO,CE). Para Pareyson (2001), há três definições de Arte, que compreendem o campo do saber e a área do conhecimento. São definições tradicionais, que se justapõem e coexistem: Arte como fazer, como conhecimento e como expressão.
Partindo destes exemplos de leitura, contexto, fazer artístico, conhecer e se expressar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O professor de arte deve usar sensibilidade durante sua atuação profissional.
II. O professor deve procurar aplicar disciplinada e regrada etapa por etapa de um programa.
III. O professor deve utilizar conhecimento em artes aplicadas, temáticas e históricas.
Estão corretas as afirmativas:
Partindo do uso Moderno (Revolução Industrial) da tecnologia em arte, o elemento cinético do Nú descendo a escada de Duchamp, a recuperação do movimento no Futurismo , o cinético em móbiles de Calder, assinale a alternativa que apresenta qual formato de arte contemporânea esse “percurso histórico" se refere.
I. Instalação.
II. Videoarte.
III. Site Specific
IV. Interfaces
Assinale a alternativa correta:
São novas abordagens de suporte tridimensional em arte contemporânea. Situações em que todos os sentidos podem ser mobilizados, onde surgem novos paradoxos. Assinale a alternativa correta.
“A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Uma atitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente [...]." “Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a." O educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire numa introdução de AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE, faz considerações sobre o ato de estudar.
( ) Criticando uma educação sem espírito investigativo, sem atitude.
( ) Esclarecendo que devemos ter muita disciplina e uma visão tecnicista.
( ) Como uma atitude disciplinada a ser tomada diante do mundo.
( ) Criticando a falta de disciplina para alcançar objetivos.
( ) Incentivando uma educação mais mecanicista, estruturada e rígida
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.
Os gregos estabeleceram bases para história musical no Ocidente, pois não só sua cultura influente, mas por conta também das técnicas desenvolvidas. A própria palavra tem origem de “Mousikê" (A arte das Musas), pois essa arte era considerada por muitos o modo de expressar-se através do espírito e, assim, alcançar a perfeição.
Sua sistematização, originalmente, era representada pelo elemento básico:
Acerca das formas e técnicas utilizadas pelos Romanos em sua arquitetura, é correto afirmar que:
A Commedia Dell’Arte era um estilo teatral renascentista que tinha como características:
Quando se trabalha com a ideia de que os alunos possam ter a oportunidade de reconstruir, de refletir sobre o processo vivido, e de divulgar os aspectos de sua aprendizagem que consideram mais relevantes, um projeto de trabalho em Arte se apresenta, assim, como uma transição da informação e das experiências de aprendizagem ao conhecimento sobre o mundo e sobre cada um. Essa trajetória, depois que se inicia, se estende para além da escola, transformando-se em maneiras de ser e de estar no mundo. Uma trajetória na qual a Arte ocupa um lugar relevante, como:
Andy Warhol, artista norte-americano, utilizava-se dos conceitos da publicidade em suas obras, aproveitava-se de cores fortes, brilhantes e tintas acrílicas. Recriou a pop art, começando a serigrafar o cotidiano e os artigos de consumo.
A reprodução das latas de sopa Campbell é um exemplo desse trabalho. Além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias, Warhol também se utilizava de outras técnicas, como:
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência".
HAMLET, Ato 111, cena 11 - William Skakespeare.
Neste sentido, considerando que o teatro é uma arte que permite o autoconhecimento, possibilita a transformação individual e, por conseguinte, social, porque, ao atuar, o educando, necessariamente, estará relacionando e vivenciando experiências coletivas, a arte teatral pode contribuir para:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana são o instrumento legal que orientam para o cumprimento da Lei nº 10.639/03 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, em seu artigo 26-A, tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação brasileira. A Resolução CNE/CP nº 01/2004, nessa medida, foi importante, pois:
Há tempos convencionou-se chamar de fracasso escolar os entraves para uma aprendizagem adequada, por parte do corpo discente, dos conteúdos, saberes e valores propagados pela escola. Para os estudiosos dessa temática, as principais causas do fracasso escolar são:
Tinha como texto a poesia lírica, escrita para ser cantada por um coro de muitos membros e, por vezes, dançada. Realizava-se em cerimônias de homenagem ao deus Dionísio. Essa forma de teatro era conhecida como: