Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O indígena brasileiro utilizava os materiais da região para produzir abrigo, vestimenta e objetos de uso cotidiano. Elementos cerimoniais, adornos corporais e cocares eram elaborados com qualidade simbólica e não decorativa. Relacione valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) Demonstravam habilidade no uso de materiais, sensibilidade estética e então estilo.

( ) Apresentando padrões desenvolvidos na cultura do grupo. Manifestações de arte plumária.

( ) Eram nômades e não estabeleciam cultura organizada.

Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.

“Quereis saber com certeza como é que se produziu a Semana de Arte de 22? Vou dizer: Antônio foi à casa de Paulo, que o levou ao quarto de José, que lhe mostrou os versos de Pedro, que lhe contou que João era um gênio e que Carlos pintava. E saíram todos para descobrir Maricota. Apenas, esses indivíduos entre outros chamavam-se Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti.

I. Mário de Andrade - Literatura

II. Anita Malfatti - Pintura

III. Di Cavalcanti, Menotti Del Picchia - Escultura

IV. Heitor Villa-Lobos - Música

Assinale a alternativa correta:

Os diferentes momentos da aula de arte, como a leitura da obra, a contextualização da arte e o fazer artístico não são etapas estanques, não se sobrepõem uma a outra e nenhuma delas é desprovida de reflexão (SILVA, JAP/NASCIMENTO,CE). Para Pareyson (2001), há três definições de Arte, que compreendem o campo do saber e a área do conhecimento. São definições tradicionais, que se justapõem e coexistem: Arte como fazer, como conhecimento e como expressão.

Partindo destes exemplos de leitura, contexto, fazer artístico, conhecer e se expressar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O professor de arte deve usar sensibilidade durante sua atuação profissional.

II. O professor deve procurar aplicar disciplinada e regrada etapa por etapa de um programa.

III. O professor deve utilizar conhecimento em artes aplicadas, temáticas e históricas.

Estão corretas as afirmativas:

Partindo do uso Moderno (Revolução Industrial) da tecnologia em arte, o elemento cinético do Nú descendo a escada de Duchamp, a recuperação do movimento no Futurismo , o cinético em móbiles de Calder, assinale a alternativa que apresenta qual formato de arte contemporânea esse “percurso histórico" se refere.

I. Instalação.

II. Videoarte.

III. Site Specific

IV. Interfaces

Assinale a alternativa correta:

São novas abordagens de suporte tridimensional em arte contemporânea. Situações em que todos os sentidos podem ser mobilizados, onde surgem novos paradoxos. Assinale a alternativa correta.

“A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Uma atitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente [...]." “Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a." O educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire numa introdução de AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE, faz considerações sobre o ato de estudar.

( ) Criticando uma educação sem espírito investigativo, sem atitude.

( ) Esclarecendo que devemos ter muita disciplina e uma visão tecnicista.

( ) Como uma atitude disciplinada a ser tomada diante do mundo.

( ) Criticando a falta de disciplina para alcançar objetivos.

( ) Incentivando uma educação mais mecanicista, estruturada e rígida

Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.

Os gregos estabeleceram bases para história musical no Ocidente, pois não só sua cultura influente, mas por conta também das técnicas desenvolvidas. A própria palavra tem origem de “Mousikê" (A arte das Musas), pois essa arte era considerada por muitos o modo de expressar-se através do espírito e, assim, alcançar a perfeição.
Sua sistematização, originalmente, era representada pelo elemento básico:

Acerca das formas e técnicas utilizadas pelos Romanos em sua arquitetura, é correto afirmar que:

A Commedia Dell’Arte era um estilo teatral renascentista que tinha como características:

Quando se trabalha com a ideia de que os alunos possam ter a oportunidade de reconstruir, de refletir sobre o processo vivido, e de divulgar os aspectos de sua aprendizagem que consideram mais relevantes, um projeto de trabalho em Arte se apresenta, assim, como uma transição da informação e das experiências de aprendizagem ao conhecimento sobre o mundo e sobre cada um. Essa trajetória, depois que se inicia, se estende para além da escola, transformando-se em maneiras de ser e de estar no mundo. Uma trajetória na qual a Arte ocupa um lugar relevante, como:

Andy Warhol, artista norte-americano, utilizava-se dos conceitos da publicidade em suas obras, aproveitava-se de cores fortes, brilhantes e tintas acrílicas. Recriou a pop art, começando a serigrafar o cotidiano e os artigos de consumo.

A reprodução das latas de sopa Campbell é um exemplo desse trabalho. Além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias, Warhol também se utilizava de outras técnicas, como:

"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência".
HAMLET, Ato 111, cena 11 - William Skakespeare.

Neste sentido, considerando que o teatro é uma arte que permite o autoconhecimento, possibilita a transformação individual e, por conseguinte, social, porque, ao atuar, o educando, necessariamente, estará relacionando e vivenciando experiências coletivas, a arte teatral pode contribuir para:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana são o instrumento legal que orientam para o cumprimento da Lei nº 10.639/03 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, em seu artigo 26-A, tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação brasileira. A Resolução CNE/CP nº 01/2004, nessa medida, foi importante, pois:

Há tempos convencionou-se chamar de fracasso escolar os entraves para uma aprendizagem adequada, por parte do corpo discente, dos conteúdos, saberes e valores propagados pela escola. Para os estudiosos dessa temática, as principais causas do fracasso escolar são:

Tinha como texto a poesia lírica, escrita para ser cantada por um coro de muitos membros e, por vezes, dançada. Realizava-se em cerimônias de homenagem ao deus Dionísio. Essa forma de teatro era conhecida como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282