Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considerando o Realismo um movimento artístico-literário incluído em uma condição histórica e social específica, assinale corretamente:

Através de um crivo crítico quanto aos aspectos negativos em relação ao que poderá ser utilizado como material de estudo sobre cultura e diversidade, o professor deve reconhecer esses aspectos em circunstâncias que:

Considere as primeiras representações artísticas ao longo das décadas iniciais da colonização do Brasil e assinale a alternativa que melhor represente isso:

Os pressupostos teóricos para a valorização da arte na ‘escola nova’ no Brasil foram principalmente inspirados em John Dewey e defendidos por seu ex-aluno Anísio Teixeira e incorporados às Reformas Educacionais do Distrito Federal de Fernando Azevedo e pelas Reformas de Atílio Vivacqua no Espírito Santo, de Carneiro Leão em Pernambuco e Francisco Campos em Minas Gerais. As interpretações diversificadas das ideias de John Dewey conduziram a caminhos distintos o ensino da arte no Brasil: à observação naturalista; à arte como expressão de aula; como introjeção da apreciação dos elementos do desenho (deturpada na prática do desenho pedagógico). Os primeiro escritos de Dewey sobre arte e ensino da arte foram exatamente escritos que maior influência exerceu sobre a arte na educação no Brasil.
E podem ser classificados como:

Artes plásticas que utilizam os elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo surgem na década de 50. No Reino Unido ganha força, e nos EUA usa a linguagem da publicidade e da televisão, os ídolos populares são a base da criação e o principal nome do movimento é Anoy Warhol.
Assinale a alternativa CORRETA:

Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.

A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.

Nessa obra de Georges Seraut, as figuras em segundo plano apresentam mais detalhes perceptíveis, o que corresponde a uma das características gerais do Impressionismo, isto é, contornos nítidos dos objetos.

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos.

A iluminação cênica integra o conjunto dos elementos de encenação.

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas. Boal, 1996. No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser

experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

Quando tratamos da psicologia das cores, bastante aplicada em design e publicidade, há cores que são consideradas quentes e com grande capacidade de expansão das formas, devido à força visual. Estamos falando das cores:

Quanto ao ensino e aprendizagem de Arte, avalie as afirmativas abaixo:
I- Para aprender arte, deve-se desenvolver um percurso de criação pessoal cultivado, interagindo com o ambiente sociocultural e natural.
II- Deve-se não apenas fazer arte, mas também refletir sobre o trabalho artístico realizado, assim como se pensar nos contextos históricos em que se deram as realizações de obras consagradas.
III- Os conteúdos podem ser ensinados nos três eixos da experiência de aprendizagem significativa, ou seja: o fazer, o apreciar e o contextualizar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Observe a imagem a seguir


A obra Shadow Line, da artista contemporânea

brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova

York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre

a obra:

I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação

com o espaço da galeria, criando um site-specific,

ou seja, a obra somente pode existir naquele

espaço.

II- A composição da obra foi realizada em um

único plano linear, com uma linha contínua e

espiralada, que cria a sensação de perspectiva da

obra.

III- A ausência de um suporte formal, o

aproveitamento do espaço arquitetônico e o

caráter impermanente da obra podem ser

consideradas características da arte

contemporânea.

Está CORRETO somente o que se afirma em:

Sobre a teoria das cores, leia as afirmativas abaixo e assinale (V ) para Verdadeiro e (F ) para Falso:
( ) Pela síntese aditiva, utilizada, por exemplo, para fotografia, e que considera a cor luz, as cores primárias seriam verde, vermelho e azul.
( ) Pela síntese subtrativa, utilizada, por exemplo, para pintura, e que considera a cor pigmento, as cores primárias seriam vermelho, amarelo e azul.
( ) Na síntese subtrativa, a mistura das cores primárias resulta nas cores secundárias.
( ) Na síntese subtrativa, a cor complementar de uma cor primária resulta da mistura de três cores secundárias.

A técnica de animação que utiliza o quadro a quadro e pode ser realizada com uma máquina de filmar, uma câmera fotográfica, ou até mesmo um computador, é chamada de:

Julgue as afirmativas: I- Nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental a organização do trabalho de professores e alunos com a arte implica necessariamente a explicação, do que se entende por arte e por sua importância no cotidiano escolar.
II- Com relação à arte, existem teorias que podem contribuir para o desenvolvimento estético e crítico dos alunos, principalmente no que se refere aos processos de apreciação artística. São teorias que incorporam o relacionamento com as práticas e o acesso ao conhecimento da arte, mas sem a pretensão de atingir uma verdade única.
III- A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a linguagem.
IV- Aprender arte envolve, unicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282