Considerando o Realismo um movimento artístico-literário incluído em uma condição histórica e social específica, assinale corretamente:
Através de um crivo crítico quanto aos aspectos negativos em relação ao que poderá ser utilizado como material de estudo sobre cultura e diversidade, o professor deve reconhecer esses aspectos em circunstâncias que:
Considere as primeiras representações artísticas ao longo das décadas iniciais da colonização do Brasil e assinale a alternativa que melhor represente isso:
Os pressupostos teóricos para a valorização
da arte na ‘escola nova’ no Brasil foram
principalmente inspirados em John Dewey e
defendidos por seu ex-aluno Anísio Teixeira e
incorporados às Reformas Educacionais do
Distrito Federal de Fernando Azevedo e pelas
Reformas de Atílio Vivacqua no Espírito Santo, de
Carneiro Leão em Pernambuco e Francisco
Campos em Minas Gerais. As interpretações
diversificadas das ideias de John Dewey
conduziram a caminhos distintos o ensino da arte
no Brasil: à observação naturalista; à arte como
expressão de aula; como introjeção da apreciação
dos elementos do desenho (deturpada na prática
do desenho pedagógico). Os primeiro escritos de
Dewey sobre arte e ensino da arte foram
exatamente escritos que maior influência exerceu
sobre a arte na educação no Brasil.
E podem ser classificados como:
Artes plásticas que utilizam os elementos da
cultura de massa e da sociedade de consumo
surgem na década de 50. No Reino Unido ganha
força, e nos EUA usa a linguagem da publicidade
e da televisão, os ídolos populares são a base da
criação e o principal nome do movimento é Anoy
Warhol.
Assinale a alternativa CORRETA:
Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.
A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.
Nessa obra de Georges Seraut, as figuras em segundo plano apresentam mais detalhes perceptíveis, o que corresponde a uma das características gerais do Impressionismo, isto é, contornos nítidos dos objetos.
No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos.
A iluminação cênica integra o conjunto dos elementos de encenação.
Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas. Boal, 1996. No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.
A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.
A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.
A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser
experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.
Quando tratamos da psicologia das cores, bastante aplicada em design e publicidade, há cores que são consideradas quentes e com grande capacidade de expansão das formas, devido à força visual. Estamos falando das cores:
Quanto ao ensino e aprendizagem de Arte,
avalie as afirmativas abaixo:
I- Para aprender arte, deve-se desenvolver um
percurso de criação pessoal cultivado, interagindo
com o ambiente sociocultural e natural.
II- Deve-se não apenas fazer arte, mas também
refletir sobre o trabalho artístico realizado, assim
como se pensar nos contextos históricos em que
se deram as realizações de obras consagradas.
III- Os conteúdos podem ser ensinados nos três
eixos da experiência de aprendizagem
significativa, ou seja: o fazer, o apreciar e o
contextualizar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Observe a imagem a seguir
A obra Shadow Line, da artista contemporânea
brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova
York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre
a obra:
I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação
com o espaço da galeria, criando um site-specific,
ou seja, a obra somente pode existir naquele
espaço.
II- A composição da obra foi realizada em um
único plano linear, com uma linha contínua e
espiralada, que cria a sensação de perspectiva da
obra.
III- A ausência de um suporte formal, o
aproveitamento do espaço arquitetônico e o
caráter impermanente da obra podem ser
consideradas características da arte
contemporânea.
Está CORRETO somente o que se afirma em:
Sobre a teoria das cores, leia as afirmativas
abaixo e assinale (V ) para Verdadeiro e (F ) para
Falso:
( ) Pela síntese aditiva, utilizada, por exemplo,
para fotografia, e que considera a cor luz, as cores
primárias seriam verde, vermelho e azul.
( ) Pela síntese subtrativa, utilizada, por exemplo,
para pintura, e que considera a cor pigmento, as
cores primárias seriam vermelho, amarelo e azul.
( ) Na síntese subtrativa, a mistura das cores
primárias resulta nas cores secundárias.
( ) Na síntese subtrativa, a cor complementar de
uma cor primária resulta da mistura de três cores
secundárias.
A técnica de animação que utiliza o quadro a quadro e pode ser realizada com uma máquina de filmar, uma câmera fotográfica, ou até mesmo um computador, é chamada de:
Julgue as afirmativas:
I- Nas escolas de Educação Infantil e de Ensino
Fundamental a organização do trabalho de
professores e alunos com a arte implica
necessariamente a explicação, do que se entende
por arte e por sua importância no cotidiano
escolar.
II- Com relação à arte, existem teorias que podem
contribuir para o desenvolvimento estético e crítico
dos alunos, principalmente no que se refere aos
processos de apreciação artística. São teorias que
incorporam o relacionamento com as práticas e o
acesso ao conhecimento da arte, mas sem a
pretensão de atingir uma verdade única.
III- A educação em arte propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico, que
caracteriza um modo particular de dar sentido às
experiências das pessoas: por meio dele, o aluno
amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a
linguagem.
IV- Aprender arte envolve, unicamente, fazer
trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Assinale a alternativa CORRETA: