Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nos dias atuais é cada vez mais comum a utilização, por parte do professor, de materiais complementares para elaboração de suas aulas – fotografias, vídeos, música etc. Cenário muito diferente daquele vivido em décadas passadas, na qual utilizava-se apenas os ditos livros didáticos. Nos dias atuais, os livros didáticos deixam de assumir uma posição central na relação de ensino-aprendizagem, mas sem perder a sua relevância, pois continuam a auxiliar o professor na sua tarefa diária como uma espécie de instrumento auxiliar. Diante desse texto e de seus conhecimentos, é possível afirmar que:

Não são poucos os autores engajados em denunciar o abismo que vigora nas escolas entre a cultura preconizada em sala de aula e a cultura de referência dos alunos, sobretudo quando estes pertencem a grupos sociais, étnicos e culturais marginalizados. Há, dessa forma, uma distinção entre a alta cultura, aquela propagada pela escola, e baixa cultura, aquela que os alunos possuem acesso. Esse embate, pode-se afirmar:

Um dos conceitos mais importantes para a música surgiu na Grécia Antiga, estando presente no pensamento de Pitágoras, Heráclito, Nicômaco e Platão, dentre outros. Tal conceito dizia respeito, para os gregos, qualidade cósmica que daria ordem e sentido ao jogo entre o caos - as dissonâncias, e a ordem - as consonâncias, vencendo sempre e afirmando-se necessariamente, a ordem ou consonância. O conceito em questão é:

O Cavalo-Marinho é um folguedo muito popular. Sua apresentação ocorre ao som da orquestra conhecida como banco, composta de rabeca, ganzá, pandeiro, bage de taboca e zabumbas. O folguedo possui 76 personagens (figuras), sendo divididas em Três categorias humanas, fantásticas e animais. Entre as humanas estão o Capitão, Mateus, Bastião, Mestre Ambrosio, Soldado da Guarita, Mané do baile, Valentão, Pisa Pilão, Barre Rua. Nas fantásticas estão Caboclo de Urubá, Parece, mas não é, Morte, Diabo, Babau, Jaraguá. E os animais são Boi, Ema, Cavalo, Onça e Burra. Uma apresentação com todas as figuras pode ter duração de oito horas seguidas. Acontecem entre julho e janeiro, com destaque para os dias de natal, ano-novo e dia de reis. No decorrer da apresentação, os brincantes - tradicionalmente todos homens - assumem diferentes papéis, mediante a troca de roupa ou de máscara, com exceção dos negros Bastião e Mateus, que permanecem os mesmos durante todo o espetáculo. O auto reúne encenações, coreografias, improvisos e toadas, além de uma série de danças tradicionais, tais como o coco, o mergulhão e a dança de São Gonçalo. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a região característica do Cavalo-Marinho:

Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.

A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.

Na obra de Paul Klee, as curvas das pétalas desapareceram; ficaram as linhas retas, realçando a forma sem a preocupação em dar noção de perspectiva ou profundidade.

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos.

A palavra em cena remete estritamente ao significado literal do texto teatral.

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e

o livro estão novamente em questão. O modo de percepção

desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a

linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais

superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção

centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do

texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Praticamente não há mudanças na percepção da plateia se uma mesma proposta dramatúrgica for apresentada em um palco frontal ou em uma perspectiva multifocal, ou seja, com as cenas e a plateia dispersas em variadas direções pelo espaço cênico.

A respeito da diversidade musical brasileira, julgue os itens seguintes.

O hip hop é um movimento cultural iniciado nos EUA na década de 1970 que, a partir da década de 1980, chegou ao Brasil, conquistando uma parcela considerável do público jovem. Sua prática musical é caracterizada pelo rap e pelos DJs que, no início, controlavam duas pickups de discos de vinil mediadas por um equipamento de mixagem, utilizando técnicas como o scratch, a repetição de passagens instrumentais (conhecidas como breaks) e a sobreposição de gravações diferentes. Atualmente, nas festas de hip hop, é possível encontrar tanto os tradicionais equipamentos analógicos de reprodução em vinil e mixagem ao vivo, quanto montagens e mixagens elaboradas previamente em um computador em casa e executadas por meio de um computador ou CD player.

Durante muitos anos, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. "As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito", afirma Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, e co-autora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre a disciplina. Porém nas últimas duas décadas, essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Em uma abordagem metodológica, os PCNs aborda que as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens. As quatro grandes linguagens artísticas são:

Assinale o que for CORRETO a respeito da história da Arte no Brasil:

Depois de obter formação artística no exterior - mais especificamente na Alemanha e nos Estados Unidos, entre 1910 e 1915 - _____________ (1889-1964) chocou São Paulo em 1917 ao realizar uma exposição com obras de marcada influência das vanguardas europeias. A reação mais dura partiu de Monteiro Lobato. No artigo "Paranoia ou Mistificação?", o crítico e escritor foi tão contundente que acabou reunindo ao redor da artista intelectuais como Oswald e Mário de Andrade.

Observe a obra “O Farol" deste/desta artista e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do texto:

A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estrutura a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor, assim podemos dizer que as artes visuais representam um conjunto de manifestações artísticas, por exemplo, a pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, design, arte urbana, dentre outros. Nas últimas décadas, as artes visuais passarem a ser importantes ferramentas de aprendizagem desde a infância, posto que ela desperta a sensibilidade estética e estimula a criatividade e a reflexão dos estudantes, a partir de outro tipo de linguagem “a linguagem visual”, a qual agrega valor à linguagem escrita, mais recorrente no âmbito escolar.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de Arte Sacra:

"O Grito" é uma das obras mais importantes

do movimento artístico:



Assinale a alternativa que identifica esse

movimento:

“O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a cada momento, ser flexível. Isso significa que __________ e ___________ são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, a aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço e que permite tornar-se contemporâneo de si mesmo. No convívio com o universo da arte, os alunos podem, enfim, conhecer, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282