Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Ficção que apresenta uma coisa para dar ideia de uma outra. Pintura ou escultura que representa ideias ou qualidades abstratas (por exemplo, a Fortaleza) por meio de um objeto ou figura, ou por um agrupamento de figuras. Desempenhou grande papel na arte clássica e neoclássica. No Renascimento eram associadas à mitologia e literatura greco-romanas"
No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas contadas e registradas no território brasileiro. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “espaços dedicados às artes” com alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
No Renascimento, enquanto movimento artístico, a razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passa a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo. Este movimento artístico teve como principal expoente:
A linguagem visual transmite ideias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador do que a linguagem conceitual em alguns momentos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual. Em relação ao elemento básico, o ponto, não é correto afirmar que:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram, ao invés de pedras preciosas como queriam, figuras aparentemente incompreensíveis gravadas nas pedras. No Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, encontra-se a maior concentração de arte rupestre do mundo. Analise as afirmativas abaixo em relação a arte rupestre.
I. Os temas estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho.
II. Desenvolve-se igualmente o senso de proporções e ornamentação.
III. Produz obras de grande qualidade estética, estruturada em segmentos geométricos.
IV. As pinturas são realizadas com os dedos ou com a ajuda de utensílios.
V. As substâncias líquidas, água, clara de ovo e sangue são empregadas nas pinturas.
Estão corretas apenas:
A Arte Contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial e se prolonga até os dias atuais. Em relação a arte contemporânea, não é correto afirmar que:
Pensando na contribuição da escola como o meio que contribui para apreensão de valores sociais, críticos e culturais de modo construtivo, inventivo e adequado a sociedade, é importante considerar que a escola seja:
Considerando a educação no Brasil na primeira metade do século passado, é possível afirmar que a disciplina de Desenho figurava no programa escolar nos níveis primários e secundários, porém é correto afirmar que havia aspectos contrários às práticas atuais, pois:
Acerca das considerações sobre as formas e tipos de danças folclóricas brasileiras, é correto afirmar que:
O Renascimento ganhou esse nome devido a restauração dos grandes ideais desenvolvidos na antiguidade clássica; sendo então o pensamento e espírito encontrado no medieval substituído por valores:
Arte cuja origem se situa em Roma (Itália) no século XVII considerada no início um estilo exagerado e sem lógica, instintivo. Recebeu uma denominação pejorativa, como algo que é irregular e bizarro. Também pode ser considerado uma tendência artística com exuberância, extravagância e até mesmo com exagero. Trata-se:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, responda as próximas quatro perguntas.
Julgue as seguintes afirmativas:
I. O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.
II. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação.
III. Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, um produto cultural de uma determinada época e uma criação singular da imaginação humana, cujo valor é universal.
IV. As obras de arte mais modernas são mais avançadas, mais evoluídas, e mais corretas do que as de épocas mais antigas.
São corretas:
Leia a sentença a abaixo e complete a lacuna :
O _____________ é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras. Tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política. A gradiente de cores é consideravelmente reduzida nestas obras, mas o papel das cores é extremamente importante nelas, pois eram responsáveis pela noção de limites, volume, relevo e perspectiva.
Acerca das linhas, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza.
( ) A linha ondulada Indica repouso. Também pode expressar quietude.
( ) Linha vertical Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.
( ) Linha quebrada indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
Assinale alternativa CORRETA.