Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“Ficção que apresenta uma coisa para dar ideia de uma outra. Pintura ou escultura que representa ideias ou qualidades abstratas (por exemplo, a Fortaleza) por meio de um objeto ou figura, ou por um agrupamento de figuras. Desempenhou grande papel na arte clássica e neoclássica. No Renascimento eram associadas à mitologia e literatura greco-romanas"

No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas contadas e registradas no território brasileiro. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “espaços dedicados às artes” com alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

No Renascimento, enquanto movimento artístico, a razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passa a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo. Este movimento artístico teve como principal expoente:

A linguagem visual transmite ideias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador do que a linguagem conceitual em alguns momentos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual. Em relação ao elemento básico, o ponto, não é correto afirmar que:

Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram, ao invés de pedras preciosas como queriam, figuras aparentemente incompreensíveis gravadas nas pedras. No Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, encontra-se a maior concentração de arte rupestre do mundo. Analise as afirmativas abaixo em relação a arte rupestre.

I. Os temas estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho.

II. Desenvolve-se igualmente o senso de proporções e ornamentação.

III. Produz obras de grande qualidade estética, estruturada em segmentos geométricos.

IV. As pinturas são realizadas com os dedos ou com a ajuda de utensílios.

V. As substâncias líquidas, água, clara de ovo e sangue são empregadas nas pinturas.

Estão corretas apenas:

A Arte Contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial e se prolonga até os dias atuais. Em relação a arte contemporânea, não é correto afirmar que:

Pensando na contribuição da escola como o meio que contribui para apreensão de valores sociais, críticos e culturais de modo construtivo, inventivo e adequado a sociedade, é importante considerar que a escola seja:

Considerando a educação no Brasil na primeira metade do século passado, é possível afirmar que a disciplina de Desenho figurava no programa escolar nos níveis primários e secundários, porém é correto afirmar que havia aspectos contrários às práticas atuais, pois:

Acerca das considerações sobre as formas e tipos de danças folclóricas brasileiras, é correto afirmar que:

O Renascimento ganhou esse nome devido a restauração dos grandes ideais desenvolvidos na antiguidade clássica; sendo então o pensamento e espírito encontrado no medieval substituído por valores:

Arte cuja origem se situa em Roma (Itália) no século XVII considerada no início um estilo exagerado e sem lógica, instintivo. Recebeu uma denominação pejorativa, como algo que é irregular e bizarro. Também pode ser considerado uma tendência artística com exuberância, extravagância e até mesmo com exagero. Trata-se:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, responda as próximas quatro perguntas.

Julgue as seguintes afirmativas:

I. O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.

II. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação.

III. Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, um produto cultural de uma determinada época e uma criação singular da imaginação humana, cujo valor é universal.

IV. As obras de arte mais modernas são mais avançadas, mais evoluídas, e mais corretas do que as de épocas mais antigas.

São corretas:

Leia a sentença a abaixo e complete a lacuna :

O _____________ é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras. Tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política. A gradiente de cores é consideravelmente reduzida nestas obras, mas o papel das cores é extremamente importante nelas, pois eram responsáveis pela noção de limites, volume, relevo e perspectiva.

Acerca das linhas, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza.

( ) A linha ondulada Indica repouso. Também pode expressar quietude.

( ) Linha vertical Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.

( ) Linha quebrada indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.

Assinale alternativa CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282