Os patrimônios culturais podem ser materiais e imateriais, consistindo o primeiro na reunião de coisas tangíveis de uma sociedade, como construções arquitetônicas, parques, praças, artefatos, objetos de arte, entre outros. Já as produções culturais imateriais são
Na BNCC, as linguagens artísticas das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro, consideradas em suas especificidades, e as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma compartimentada ou estanque. Assim, é importante que o componente curricular Arte leve em conta
A pintura, o desenho, a gravura, a escultura, o teatro, a música e a dança são manifestações artísticas desde tempos atrás. A fotografia e o cinema são mais recentes. Depois dessas, vieram a performance, a instalação, a videoarte, a web art, entre outras manifestações como o grafite, que é uma nova forma de se fazer pintura. São muitas as formas de produção artística e muitos artistas as misturam, chegando a um resultado que às vezes não é possível classificar.
De acordo com a informação no texto, identifique a obra que exemplifica essa mistura de linguagens.
Sobre o objetivo da Semana de Arte Moderna que ocorreu no teatro municipal de São Paulo em 11 de Fevereiro de 1922, assinale a alternativa CORRETA:
A Body Art , é uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. A respeito das principais características assinale a alternativa INCORRETA:
“Pode ser considerado pintura formada de um conjunto de pequenos retângulos incrustáveis, de pedra ou de pasta de vidro, compostos de acordo com um desenho e fixados na parede por meio de um estuque firme". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, p. 54).
A qual técnica o autor se refere?
“Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a independência do Brasil. Atrás deles estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil".
O excerto acima é de autoria de Graça Proença (História da Arte), que trata da obra “O Grito do Ipiranga", de Pedro Américo. De acordo com a autora, a obra em comento pertence ao estilo:
Como se sabe, o negro, o índio, o branco e os demais habitantes do Brasil-Colônia influenciaram na formação da música brasileira. Nesse contexto, pode-se afirmar o seguinte:
Qual o nome do importante artista nordestino que criou personagens de barro representando pessoas e fatos da realidade sertaneja pernambucana, e que é considerado um dos principais artistas dedicados à escultura?
Com o devido propósito pedagógico o Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a seguinte obra de arte:
Uma vez observada a obra de arte apresentada, o Professor poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “culturas do Brasil” com alunos do Ensino Fundamental, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza os “aspectos da História da Arte” como eixo norteador do ensino de Arte, propicia de forma especifica que o aluno seja capaz de:
O gestualismo surgiu na cidade de Nova Iorque (EU) durante os anos 1940, suas influências foram diversas, com destaque para os processos de pintura automática, utilizados pelos artistas surrealistas. O gestualismo é também chamado de “action painting”. Entre os artistas proeminentes desse movimento artístico, podemos corretamente apontar como seu principal expoente:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Diz-se do colorido em que predominam tons dourados e avermelhados, bem como daquelas cores que se matizam com ditos tons."
No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:
Em uma aula sobre pintores brasileiros, o Professor de Artes pode apresentar aos seus alunos a seguinte imagem:

Com a imagem apresentada, o Professor de Artes poderá destacar aos seus alunos que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas do seguinte artista brasileiro: