O professor precisa orientar tarefas em que os alunos percebam as qualidades da percepção das formas estéticas. Seu papel é o de proporcionar a flexibilidade da percepção com perguntas que favoreçam diferentes ângulos de aproximação das formas artísticas: aguçar a percepção, incentivando a curiosidade, desafiando o conhecimento prévio, aceitando a aprendizagem informal que os alunos trazem para a escola, como o único elemento capaz de proporcionar o desenvolvimento da percepção de qualidade estética.
Considerando como referência os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte", qual das alternativas abaixo está CORRETA?
Ligia Clark, Ligia pape, Amilcar de Castro e Franz Weissmann, são expoentes de que movimento artístico brasileiro?
Considerando o assunto do texto precedente, julgue os item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.
A proposta triangular designa como fundamentos pedagógicos e metodológicos para o ensino de arte quatro ações: a percepção visual, a leitura do mundo, os estilos artísticos e o desenho técnico.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Filosofia do belo na arte é a designação aplicada, a partir do século XVIII, à ciência filosófica que compreende o estudo das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade sensorial classificável em termos de belo ou feio, bom ou ruim.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
Quando inserido na comunidade, o grafite, forma espontânea de arte de rua, pode agir como um estímulo visual que promova a identidade, o bem-estar e a reflexão.
Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XV.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
O dodecafonismo foi o principal sistema de organização de alturas musicais adotado no período colonial.
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Os instrumentos mais utilizados no coco são os da classe dos cordofones.
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Um acontecimento efetivado pela Semana de Arte Moderna foi o deslocamento da capital cultural brasileira da cidade do Rio de Janeiro para a cidade de São Paulo.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
O Manifesto Neoconcreto propunha a criação de uma arte figurativa em oposição ao caráter não figurativo do grupo concreto.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
A peça Vestido de noiva revolucionou os padrões estéticos vigentes na época em que foi encenada, sobretudo no que diz respeito a dramaturgia, cenografia, direção e interpretação.
A linguagem da performance requer fundamentalmente a realização de algo em que os artistas que estão se expressando possam utilizar diversos recursos e materiais. Como toda ação é efêmera, a única maneira de mostrar a obra em outros momentos e lugares, além de representá-la, é fazer um registro do evento, que pode ser por meio fotográfico ou uma filmagem.
Identifique a imagem da obra que condiz com a informação sobre performance.

Na série “Esculturas de Um Minuto", o público é convidado a seguir instruções para que se torne uma escultura do artista durante 60 segundos. A princípio, é possível definirmos essa ação como um happening, mas, como no próprio título do trabalho, isso é uma escultura, pois
Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.
Uma obra abstrata tem como principal característica a