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Na história do Ballet foi registrado pela primeira vez uma apresentação grandiosa em 1489, em qual ocasião houve essa apresentação?

Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística". Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.

( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.

( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.

( ) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Atente às seguintes afirmações a respeito da arte africana ou afro-brasileira.

I. As primeiras manifestações da arte africana chegaram ao Brasil com os povos escravizados pelos portugueses durante o período colonial e imperial.

II. O conjunto de tradições culturais dos africanos que aqui aportaram no período colonial e imperial, tais como festas, danças e ritmos formaram um tipo de arte que recebe o nome de afro-brasileira.

III. A música é uma das expressões artísticas que não recebeu contribuição da arte africana, porque os negros que aqui desembarcaram, não conseguiram introduzir na cultura afro-brasileira o uso dos instrumentos musicais que são peculiares à sua música como por exemplo o berimbau, o afoxé e o agogô.

IV. O Maracatu é uma manifestação artística que se formou a partir de elementos exclusivos da arte africana.

Está correto o que se afirma em

O autor de “Mazurca", para violoncelo e piano; “Prece", para orquestra; e “Dança de Negros", para piano, é um compositor cearense, conhecido por ser um dos primeiros a empregar ritmos, gêneros e temas brasileiros no cenário da música erudita.

Estamos nos referindo a

Pessoal do Ceará é um movimento cultural, surgido no final da década de 1960, integrado por importantes nomes da música cearense, que buscavam divulgação para seu trabalho em nível nacional. O marco emblemático do movimento foi o lançamento do disco “Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem" em 1972. Dentre os cantores que integraram esse disco destacam-se

Atente para a seguinte descrição: Autor de O Casamento da Peraldiana, foi responsável pela fundação do Grêmio Dramático Familiar em 1918 e produziu as peças mais populares nos teatros de Fortaleza no começo do século XX. Foi homenageado pela Universidade Federal do Ceará, que deu seu nome a um espaço de formação e apresentações.

Essa descrição corresponde a

Dentre as principais propostas de reivindicação dos professores, encontra-se como fundamental a necessidade de uma definição de políticas de formação em arte em várias instâncias. Dentre as propostas apresentadas a seguir, assinale a que NÃO corresponde a uma das reivindicações dos professores.

O ensino das artes na educação básica tem provocado discussões e reflexões nas mais diversas instâncias – políticas, educacionais e administrativas – impulsionadas pelas mudanças nas legislações que regem o sistema educacional brasileiro. Atente ao que se diz a seguir sobre arte e seu ensino, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As definições de arte são inúmeras, em diversificados momentos e conforme estejam ligadas a concepções artísticas, estéticas e/ou educacionais, gerando outras problemáticas e estados de complexidades.

( ) A arte, na contemporaneidade, deve estar ancorada muito mais em dúvidas do que em certezas: desafia, levanta hipóteses e antíteses em vez de confirmar teses.

( ) A educação, por sua vez, está ancorada nas diferenças e nas diversidades “que somos e quem somos.

( ) Os tempos atuais exigem investimentos e diversificações, coerências e competências sociais e epistemológicas para que cada um seja construcional de sua pessoalidade coletivada e que se conheça para que possa, nos Outros e nas Coisas, se reconhecer, quer nas similitudes, quer nas diferenças e/ou nas divergências.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

No documento PCN-Artes, foram elaborados os moldes que o ensino de Artes deveria seguir. Os parâmetros curriculares, para todos os ciclos do ensino fundamental, são bastante abrangentes. Foram propostas, como guias, quatro modalidades artísticas, quais sejam:

A defesa pelo conhecimento histórico da Arte denota preocupação constante nas proposições da arte-educadora Ana Mae Barbosa, de promover o sentido de pertencimento a uma história, a uma cultura, a uma comunidade, possibilitando a significação e a reflexão. Para o arte-educador não importa não só o “fazer artístico", mas também dar informações para torná-lo apto a uma crítica individual e cultural. Pertence a essa discussão teórica a ideia de

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordo-fones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones. Os instrumentos, também chamados autor-ressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. Exemplos: castanholas, pratos, triângulo, xilofone, etc. Considerando esta última premissa, está-se falando de:

O artista contemporâneo Ron Mueck é um escultor australiano que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos de barro. Em suas obras, o artista utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone, argila. O processo de suas esculturas passa pelo seguinte: primeiro, são moldadas em argila; depois, fundidas em silicone; a partir de um molde; por último, têm cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. As suas esculturas reproduzem fielmente detalhes do corpo humano, mas brinca com a escala, por vezes muito grande, para criar uma observação desconcertante no público. Como, por exemplo, a escultura Boy (1999) que possui cinco metros de altura e foi exposta na Bienal de Veneza.


O movimento artístico ao qual pertence o artista Ron Mueck é conhecido por:

A imagem da obra é de um artista catarinense, nascido na cidade de Pouso Redondo, mas que efetivou sua carreira artística em Blumenau, a partir da década de 70. Além de artista plástico, trabalhou como arte finalista e ilustrador. Autor de algumas pinturas murais, talvez “As costureiras" seja a mais conhecida, por estar num local público, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O artista mencionado é:

A dança sempre fez parte da cultura dos seres humanos, fazendo parte de cerimônias místicas e religiosas, rituais, lazer e até mesmo como forma de trabalho. Dentro da escola através da atividade da dança o aluno pode desenvolver:

Fatos marcantes para a história do Brasil aconteceram no início do século XX. Em um contexto de grandes mudanças sociais, um novo movimento vinha sendo desenvolvido, com a proposta da construção de uma nova arte, verdadeiramente brasileira. Participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 uma diversidade de artistas, entre pintores, escultores, escritores e músicos, dentre eles:

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