Na arte, a estética preocupa-se principalmente com:
A dimensão simbólica representa a possibilidade de construção de imagens e a busca de sentidos e significados no mundo natural e sócio - cultural. Desse modo, é primordial para que a criança consiga representar o que percebe e atribua um significado similar ou distinto, portanto um instrumento que a auxilia a alcançar aprendizagens mais complexas. Assim, essa dimensão simbólica aparece de modo privilegiado, (SARMENTO,2004)
Atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.
( ) Na fantasia do real, que representa uma forma particular de compreensão do mundo.
( ) Na interatividade da forma da criança se relacionar com outras crianças.
( ) No processo de reiteração, o uso de tempo recursivo.
( ) Na fantasia do real, uma forma da criança transpor o mundo real, construindo - o de forma imaginativa.
( ) Como ludicidade, pura imaginação.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:
Analise e julgue os aspectos diretamente ligados à narração de histórias para a aprendizagem:
I. cognitivos.
II. psicológicos.
III. morais.
IV. sociais.
V. digitais.
VI. urbanos.
VII.motricidade.
VIII.fortalecimento da auto-estima.
IX. função lúdica.
Estão corretas as afirmativas:
Quanto à definição de modernismo [...]. Atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) nas afirmativas a seguir:
( ) Trata-se de um período da história da arte , está inserido no contexto vitoriano do século XVII.
( ) Influência da arte moderna europeia que aparece em obras de arte, no Brasil por exemplo, no começo do século XX.
( ) Termo ligado a arte moderna , a novas formas de representação.
( ) Se refere a diversos movimentos (Cubismo,Expressionismo,Abstracionismo,...).
( ) No modernismo brasileiro, artistas buscavam produzir conteúdo nacional em contato com as idéias de vanguardas europeias.
Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:
[...] A obra de arte não se constitui em cópia fel da realidade objetiva, mas em algo novo, fruto de ação criativa que se transforma em produto cultural. Entendida assim, a arte pode aparecer mediada nas relações com o espectador por:
I. Críticos de arte, artistas e pedagogos.
II. Professores, Psicólogos e Críticos de arte.
III. Professores, artistas e Psicólogos.
IV. Críticos de arte, pedagogos e psicólogos.
Assinale a alternativa correta:
Considere a tabela a seguir para relacionar as técnicas e respectivas ações de vanguarda de arte contemporânea.

Assinale a alternativa correta.
Como um legado, lembremo-nos das performances de Joseph Beuys, da música-conceito de Jonh Cage, da arte que por vezes se realiza apenas como projeto, caso da Land Art, para compreender as mídias contemporâneas.
Atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.
( ) Que fazem o registro da comunicação envolvida para depois transforma-lo em obra de arte pronta para exibição em mostras itinerantes.
( ) Que apesar de efêmeras, são documentadas e atingem status de arte.
( ) Que estão agora na contracultura do mercado de arte
( ) Produzidas como módulos, para caracterizar depois um conjunto do coletivo de arte.
( ) Em uma relação entre técnica, local e o discurso como paradigma criativo contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
“Quer seja voluntária ou imposta, a submissão às pressões globais, e a conseqüente abertura de seu território à livre circulação de capitais e mercadorias, colocou em risco a maior parte das empresas familiares e comunais que antes tinham a capacidade e a disposição de absorver, empregar e apoiar todos os seres humanos que nasciam e, na maioria das vezes, garantiam sua sobrevivência.” Assinale a alternativa que apresenta em que contexto contemporâneo Zygmund Bauman (em Tempos Líquidos) está retratando riscos de problemas antingirem valores de diversidade cultural.
Leia acerca das danças folclóricas:
I – As danças folclóricas, não como regras, mas como um aspecto comum entre a maioria, são executadas em grupo ou solo e possuem elementos da tradição dos antepassados de seus criadores, assim como da cultura da região em que surgiram.
II – A quadrilha é uma dança regional, típica do centro-oeste do país, tem origens holandesas que remontam o século XVII no período do Brasil colonial.
III – O Frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano e surgiu no século XIX. Suas melodias possuem como principal característica a falta de letras.
IV – Bumba Meu Boi, ou Boi-Bumbá, é um grande exemplo de expressão cultural folclórica típica que reúne dança, festa e tradição, possuindo uma das origens mais antigas das danças típicas regionais brasileiras.
Assinale a alternativa correta:
Para justificar sua criação e origem, a Academia Imperial de Belas-Artes, tinha por objetivo central:
Entre os anos 20 e 70, as escolas brasileiras viveram outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base na tendência escolanovista. O ensino de Arte volta-se para o desenvolvimento natural da criança, centrado no respeito às suas necessidades e aspirações, valorizando suas formas de expressão e de compreensão do mundo. Julgue as assertivas: I)As práticas pedagógicas, que eram diretivas, com ênfase na repetição de modelos e no professor, são redimensionadas, deslocando-se a ênfase para os processos de desenvolvimento do aluno e sua criação. II)As aulas de Desenho e Artes Plásticas assumem concepções de caráter mais expressivo, buscando a espontaneidade e valorizando o crescimento ativo e progressivo do aluno. As atividades de artes plásticas mostram-se como espaço de invenção, autonomia e descobertas, baseando-se principalmente na auto expressão dos alunos. III)Os professores da época estudam as novas teorias sobre o ensino de Arte divulgado no Brasil e no exterior, as quais favorecem o rompimento com a rigidez estética, marcadamente reprodutivista da escola tradicional. IV)Esse período foi marcante para a caracterização de um pensamento modernista a “Semana de Arte Moderna de São Paulo”, em 1922, na qual estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança, etc. Assinale a alternativa CORRETA:
Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações
e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o
artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte
pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um
estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para
compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como
a transformá-la.
Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,
Editora Zahar, 1983 (com adaptações).
À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino
da arte como maneira de ampliar o horizonte de
possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade
de expressão e de interpretação da realidade, julgue os
seguintes itens.
A construção de práticas pedagógicas por meio da criação de formas artísticas nos espaços bi e tridimensional desenvolve um percurso de criação, individual ou coletivo, capaz de articular percepção, imaginação e ideias dos alunos.
Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.
A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.
Na Figura 2, foram utilizadas linhas geométricas suaves, fluidas e sem muita rigidez para definir as formas das rosas.
A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da
Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro
de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes
Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas
convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos
espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na
área externa do Complexo Cultural Funarte.
Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os
itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e
sociedade.
A arte contemporânea tem como característica ser direcionada a público mais específico, ou seja, outros artistas e uma classe que possua conhecimento acerca dos objetos artísticos.
Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e
o livro estão novamente em questão. O modo de percepção
desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a
linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais
superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção
centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do
texto literário.
H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).
Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que
passou a considerar a sua autonomia na produção de
sentidos.