Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
A missão artística francesa que chegou ao Brasil em 1816 para impulsionar as artes e a ciência organizou a Imperial Academia e Escola de Belas Artes.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Os vídeos, CD-ROMs e DVDs produzidos a respeito de artistas, exposições e coleções democratizam o acesso às obras de artes.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
A música brasileira do período colonial tinha como principal propósito a integração e a socialização entre colonizadores e escravos.
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
As palmas que marcam o ritmo e o sapateado forte em filas ou rodas são a base dessa dança.
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Nas obras de Tarsila do Amaral, o nativismo e o regionalismo são marcados pela redução cromática e pela influência do expressionismo alemão.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
Embora fossem defensores de um experimentalismo subjetivo, os artistas neoconcretos realizaram obras de arte geométricas.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
A montagem da peça Vestido de noiva estreada em 1943, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é considerada um divisor de águas no teatro brasileiro.
A respeito dos principais movimentos artísticos do século XX. Relacione as colunas abaixo.
1) Futurismo
2) Abstracionismo
3) Dadaísmos
( ) Esse movimento abrange sua criação em expressar o real, assinalando a velocidade exposta pelas figuras em movimento no espaço. Foi um movimento que desenvolveu-se em todas as artes e exerceu influência sobre vários artistas que, posteriormente, criaram outros movimentos de arte moderna. Repercutiu principalmente na França e na Itália.
( ) é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. A pintura abstrata é uma manifestação artística que despreza completamente a simples cópia das formas naturais.
( ) é um movimento que abrange a arte em todos os seus campos, pois não foi apenas uma corrente artística, mas sim, um verdadeiro movimento literário, musical, filosófico e até mesmo político. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê).
Assinale a alternativa CORRETA.
Todas as cores apresentam três importantes características, com base nessa informação relacione as colunas a seguir:
1) Matiz:
2) Tom:
3) Intensidade:
( ) Determina a presença de brilho na cor e podem ser consideradas fracas (baixa) ou fortes (alta), por exemplo, a cor amarela possui uma tonalidade forte ou alta em comparação com a cor marrom, mais opaca, e, portanto, de fraca intensidade.
( ) corresponde à quantidade de luz presente na cor, classificadas em tonalidades claras e escuras. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e do contrário, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou a matiz rosa.
( ) é o que define as tonalidades das cores, por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo Dessa forma, conclui-se que todas as cores possuem essa característica, sejam primárias, secundárias ou terciárias.
Relacione as colunas dos nomes com os movimentos dos passos de ballet clássico.
(1) Tendu.
(2) Rond de jambe.
(3) Jeté.
( ) significa rodar a perna, que pode ser feito à terre ou en l'air, no chão ou no ar. Se for feita no chão, a perna tem de desenhar no chão um semi-círculo ou a letra D. Pode ser feito de trás para frente ou ao contrário. Se for feito no ar, a perna sai para for e faz um círculo, em que a coxa aparentemente não se mexe.
( ) O nome deste passo significa atirado, lançado. Nesse passo o bailarino atira a perna com energia, sempre esticada. Existem vários tipos de saltos, grandes ou pequenos.
( ) Neste movimento uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo. Afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respetivo pé. Levanta-se primeiro o calcanhar e, de seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão.
Assinale a alternativa CORRETA.
É um artista que se notabilizou no abstracionismo:
Compasso ou ritmo de dois tempos, sendo forte o primeiro tempo e fraco o segundo. Os compassos simples são constituídos por tempos divisíveis por dois.
A descrição acima é de:
O Renascimento, O Barroco, O Rococó são movimentos característicos da idade:
......................... conjunto das representações gráficas (desenhos e pinturas, principalmente) feitas pelos seres humanos pré-históricos nas rochas. Aponte a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A música é uma sequência de sons e silêncio organizados harmoniosamente e é uma prática cultural presente nos grupos humanos. E uma linguagem que pode ser definida e interpretada de várias maneiras, em sintonia com: